30 abril 2007

45ª AG: Rumo à Aparecida

"Rumo à Aparecida" é o tema central da 45ª Assembléia Geral da CNBB, em Itaici, bairro de Indaiatuba (SP), que reunirá cerca de 350 bispos e administradores diocesanos a partir de 1º de maio.
Os bispos do Brasil dicustem sobre o tema e se preparam para a V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, que será realizada em Aparecida (SP), a partir do próximo dia 13.
"Nós, não vamos aprovar as diretrizes gerais para a ação evangelizadora da Igreja do Brasil, como acontece a cada quatro anos na assembléia geral, justamente aguardando as conclusões da V Conferência", declarou o arcebispo anfitrião do evento latino-americano, Dom Raymundo Damasceno Assis. O principal objetivo da visita do Papa Bento XVI ao Brasil é a abertura da V Conferência, que deve ser um acontecimento histórico, um marco para a Igreja. Escolhido por Bento XVI, o tema da V Conferência é: "Discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que, n'Ele, nossos povos tenham vida. 'Eu sou o caminho, a verdade e a vida' (Jo 14,6)".
Segundo o arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, esse tema é carregado de conseqüências para a presença dos cristãos no mundo latino-americano, com suas contradições e esperanças. "De Aparecida devem sair diretrizes para a ação da Igreja nos próximos anos em nosso continente", afirmou. "Eu acredito que não seja momento de fazer muitos documentos, mas que seja realmente de despertar esse entusiasmo e ardor missionário para que o mundo acredite que Jesus é o nosso salvador, é o nosso libertador. Eu tenho muita esperança na Conferência de Aparecida. Vou lá com muito otimismo e tenho certeza que essas esperanças vão ser plenamente realizadas", testemunhou o arcebispo de Manaus e novo vice-presidente da CNBB, Dom Luiz Soares Vieira.
A Assembléia da CNBB vai até dia 9 de maio, data em que o Papa Bento XVI chega ao Brasil.

27 abril 2007

Ação entre amigos - resultado


Nesta sexta-feira, dia 27 de abril, durante a realização da Noite da Lasanha, na Casa Padre Dehon em Brusque, realizou-se o sorteio da Ação entre amigos em prol dos seminaristas da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus das províncias BM e BC.

Desde já agradecemos a todos que contribuíram adquirindo bilhetes, confiando ao Coração de Jesus suas famílias e realizações.

O resultado foi:

4º prêmio - 1 cafeteira - 39320 - Angelina Caon Pohl

3º prêmio - 1 ventilador - 39190 - Comercial Agrícola Manjabosco Ltda

2º prêmio - 1 micro system - 00544 - Marlene Monteiro

1º prêmio - 1 DVD player - 42759 - Antonio P. Machado

26 abril 2007

Rádio DEHON Brasil no ar


Mais uma novidade no Portal DEHON Brasil - para divulgar músicas dehonianas originais e que são divulgadas pelo site, foi criada a Rádio DEHON Brasil on line. Inicialmente, para poder ouvir a rádio, é necessário possuir o Real Player (se você não tem, baixe gratuitamente no site ).

Entre as músicas disponíveis estão "Mãe do Perpétuo Socorro", do fr. Simão Pedro, "Tempo ao tempo", do seminarista José Ronaldo, e o Hino da MDJ, na versão remixada.

Ouça a rádio online, enquanto navega pela internet.

Documento Síntese da Conferência de Aparecida

Está disponível em inglês e espanhol, a síntese das contribuições enviadas pelas dioceses de toda a América Latina e Caribe para a 5ª Conferência Geral. Seguem alguns "extratos" deste texto:

Identidade Latino-americana
"Sem a Igreja na América Latina e no Caribe, a identidade e o itinerário histórico dos nosso povos seriam inexplicáveis. A sua relação cordial com Deus e a sua sede de céu têm a sua raiz mais profunda no mistério da Igreja. A sua busca de paz e reconciliação, a su valorização da família e a solidariedade heróica nas horas de desgraça têm a sua primeira fonte na comunhão trinitária." (Síntese , 1)

"Para a Igreja é urgente oferecer a vida nova em Cristo e colaborar na gestação de novos caminhos que façam renascer e crescer a esperança e a vida nas pessoas e nos povos. "(Síntese , 4)

"América Latina foi reconhecida repetidamente como o “Continente da Esperança ”, um nome que deriva não só das riquezas que a Providência de Deus deu às suas terras e aos seus povos, mas sobretudo do dom da fé católica, na que reside a maior riqueza e a fonte inagotável de esperança dos povos latino-americanos." ( Síntesis , 5)

"Existe uma assombrosa riqueza de vida em muitos lugares na convivência. Existem incessantes esforços por construir a paz e buscar saídas democráticas aos múltiplos e variados problemas que afetam a nossa realidade. Além disso os nossos povos não perdem a sua fé em Deus e seu amor pela vida, a sua sede de transcendência, a sua capacidade de acolhida, serviço e ajuda fraterna”. (Síntese, 8)

"A fé que professamos manifesta a nossa identidade diante do mundo. O Espírito nos impulsa a vivê-la na comunhão da Igreja universal e nos alenta a expressá-la com as nossas próprias características específicas. Na Igreja da América Latina e do Caribe nos consideramos especialmente enriquecidos pelo patrimônio da catolicidade da fé que se exprime em variadas formas.” (Síntese, 16)

"O tema fundamental que unifica todas as Conferências Gerais é a Evangelização. Porém, é possível sintetizar muito esquematicamente, dizendo que a principal preocupação da Conferência no Rio foram os evangelizadores, em Medellín a pessoa humana e a sociedade latino-americana; em Puebla a Igreja e em Santo Domingo Jesus Cristo." ( Síntese , 24)

24 abril 2007

Casa Pe. Dehon promove "Noite da Lasanha"


A Casa Padre Dehon, em Brusque, comemora este ano seus 25 anos de fundação. Abrindo aprogramação do jubileu, promoverá nesta sexta-feira, dia 27 de abril, a Noite da Lasanha. Os convites foram vendidos em toda a comunidade nas últimas semanas, e o valor arrecadado será revertido em um coquetel servido no dia 02 de agosto para toda a comunidade, após a celebração eucarística do jubileu de 25 anos, presidida por Dom Murilo Krueger, arcebispo de Florianópolis.
Mais informações no especial dos 25 anos da Casa Dehon: www.casadehon.org/casadehon/25anos.htm

21 abril 2007

Proposto criação do distrito de Mato Grosso


Durante a última visita do superior geral, pe. Ornelas e pe. Claudio Weber, concretizou-se a proposta de, no próximo capítulo geral em 2009, criar-se um novo distrito, na área do Mato Grosso. O processo já iniciou-se na próvíncia BC.

Atualmente trabalham na região 14 padres e 9 fratres que fazem seu período de tirocínio. São 8 paróquias, um seminário de filosofia, hoje com 9 estudantes, e um propedêutico. Pertence a quatro dioceses: Cuibá, Sinop, Diamantino e Juína. A Congregação se faz presente na região desde 1983.

O postulantado, noviciado e teologia são concluídos na província BC.
Fonte: dehon.it

16 abril 2007

Pe. Osnildo escreve sobre o Congo


"Sei que vocês gostam de conhecer um pouco a nossa vida aqui. Gostam de ouvir falar das coisas da África, especialmente de Kisangani, onde me encontro atualmente. Aproveito um momento de folga para lhes transmitir algumas notícias. Não se trata evidentemente de fazer juízo crítico sobre nossa realidade. Apenas registro como se vive aqui, de maneira diferente da nossa, mas não quer dizer que somos melhores ou piores. Não existe termo de comparação, penso, porque nossas culturas e nossas raízes são bem diferentes. Não será um artigo bem articulado. Será uma colcha de retalhos com informações de natureza diversa. Devo aproveitar agora esses momentos de folga, porque aos poucos, estou mergulhando mais nas atividades daqui e assumindo responsabilidades no Centro de Formação Dom Grison. Já tenho muitas conferêncis a fazer. E isso exige de mim muito tempo, pois é em língua estrangeira( francês), o que rouba mais tempo na preparação."

Pe. Osnildo Carlos Klann, do Congo


15 abril 2007

Abril Indígena quer refletir sobre os índios no país


As diversas regiões do país estão mobilizadas com o Abril Indígena, eventos que acontecem durante todo o mês de abril para marcar o dia do índio, comemorado em 19 de abril. As atividades são muitas e os motivos para protestar também.

A programação termina com a vinda de ônibus para o acampamento Terra Livre, em Brasília, que tem a política indigenista como pauta principal e pretende reunir cerca de mil pessoas de 16 a 19 de abril na capital federal.
Fonte: Cimi

13 abril 2007

IX Encontro de Formadores da América Latina


O IX Encontro de Formadores da América Latina é uma tradição de longo caminho percorrido.

Fazemos um breve histórico dos oito encontro que já aconteceram em anos anteriores:
1983 Várzea (BS) Intercambio de experiências
1986 Malloco (CH) Programas de formação
1989 Los Teques (VEN) Formação afetiva
1992 San Miguel (BS.As. - AU) Formação para os valores dehonianos
1995 Rio Negrinho (BM) Acompanhamento personalizado
1998 Várzea (BS) Perfil dehoniano na formação
2001 Santiago (CH) Formaçõ integral e integradora dos jovens religiosos
2004 Los Teques (VEN) Revitalizar, desde as etapas formativas, nossa vida religiosa

O lema proposta para o encontro deste ano, que acontece de 23 a 27 de abril, em Montevidéo no Uruguai, em continuidade com as reflexões anteriores é: “A formação dehoniana... em um mundo que muda”.

Local do Encontro: Casa de Retiros “Manresa” (tel 3360836 - manresa@ucu.edu.uy )
Os idiomas oficiais durante o encontro serão indistintamente o espanhol e o português, porém sem tradução simultânea.

11 abril 2007

Saúde de pe. Valdir Vicentini

P. Valdir foi operado na coluna vertebral na manhã de 10 de abril. A operação durou três horas e foi bem sucedida. Ele deverá permanecer internado até o fim desta semana.

10 abril 2007

Saúde de padre Valdir Vicentini


Padre Valdir Vicentini, atualmente residindo em Brusque, na Casa Padre Dehon, sofrerá intervenção cirúrgica nesta manhã de terça, dia 10 de abril, no Hospital em Batel - Curitiba. A cirurgia será na região lombar da coluna vertebal. Pe. Valdir tem sentido muitas dores e dificuldade de locomover-se e, depois de algumas consultas médicas, optou-se pela cirurgia. Estaremos informando o estado de saúde e o resultado da cirurgia. Nossas preces e orações pela bom êxito.

Mobilização contra a redução da maioridade penal

Dia 10 de abril foi escolhido como o Dia Nacional da Mobilização Contra a Redução da Maioridade Penal. A data, que coincide com a votação dos projetos que tratam do assunto na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, e foi definida em articulação envolvendo diversas entidades da sociedade civil, atendendo à convocação feita pelo Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Para marcar a data, várias atividades estão acontecendo em todo o país contra as ameaças de redução da maioridade penal e aumento do tempo de internação de adolescentes que cometem ato infracional. Audiências públicas, debates, passeatas e outras manifestações estão programadas até esta terça-feira, 10 de abril, em vários estados brasileiros.
Nesta data, às 14h, na sala 2 da Ala Nilo Coelho, no Senado, será realizado um debate contra o rebaixamento da idade e o aumento do tempo de internação. O debate será realizado pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Congresso Nacional, Fórum Nacional DCA, Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e contará com a participação de representantes do movimento social.

Fonte: Adital

09 abril 2007

Semana da Cidadania 2007

A Semana da Cidadania traz ao círculo da juventude a proposta de continuidade da temática já iniciada com a Campanha da Fraternidade (CF). A Semana da Cidadania quer ampliar a discussão com os jovens, trazendo para o centro da discussão a cidadania e o meio ambiente, numa relação homem e mulher e natureza. O desejo é de provocar uma leitura da natureza a partir da criação, relatada no livro do Gênesis, capítulo 1, como espaço de vida e para que se possa fazer perguntas num tempo que julgamos, ser de direitos. Direitos individuais, sociais, ambientais, humanos.

Alguns temas são propostos para discussão nos grupos de jovens:
- biodiversidade brasileira no palco da história e da realidade;

- agronegócio, sojicultura, grandes plantações de eucalipto;

- conflitos agrários (trabalhadores rurais, povos indívegnas comunidades quilombolas);

- grilagem de terras, extração predatória de madeira, expansão da fronteira agrícola;

- as siderúrgicas e produção do carvão;

- as concessões de terras públicas a empresas mineradoras;

- lançamento da Base de Alcântara;

- impactos das grandes obras: rodovias, barragens, gasodutos, oleodutos, bases militares, campos de prova das forças armadas, entre outros.

A Semana da Cidadania inaugura, neste ano, um processo temático que liga todas as atividades permanentes das Pastorais da Juventude (PJs) ao longo do ano. Com o tema já iniciado na CF, seu aprofundamento continua em perspectivas diferentes na Semana do Estudante, no mês de agosto, e no Dia Nacional da Juventude (DNJ), em outubro.


A Semana quer ser um exercício prático de cidadania. É uma proposta de co-responsabilidade com o Reinado de Deus a partir da ação em prol de outro mundo possível, conforme o sonho da juventude. Com seriedade e profundidade, reflitamos sobre o meio ambiente e a missão da juventude diante dos gritos da realidade. Espaço e Tempo para nossa qualidade de Vida e conquista de Direitos!

Semana da Cidadania: 14 a 21 de abril de 2007.
Tema: Cidadania e Meio Ambiente.
Lema: Espaço de Vida, tempo de Direitos!


Fonte: CNBB

08 abril 2007

Mensagem de Páscoa do Papa


Irmãos e Irmãs do mundo inteiro, homens e mulheres de boa vontade!


Cristo ressuscitou! A paz esteja convosco!

Hoje se celebra o grande mistério, fundamento da fé e da esperança cristã: Jesus de Nazaré, o Crucificado, ressuscitou dos mortos ao terceiro dia, conforme as Escrituras. O anúncio feito aos anjos, naquela aurora do primeiro dia depois do sábado, a Maria Madalena e às mulheres que foram ao sepulcro, o ouvimos hoje com renovada emoção: “Por que buscais entre os mortos aquele que está vivo? Não está aqui, mas ressuscitou!” (Lc 24,5-6).

Não é difícil imaginar quais seriam, naquele momento, os sentimentos destas mulheres: sentimentos de tristeza e desconcerto pela morte do seu Senhor, sentimentos de incredulidade e surpresa diante de um fato surpreendente demais para ser verdadeiro. O túmulo, porém, estava aberto e vazio: o corpo já não estava mais. Pedro e João, avisados pelas mulheres, correram ao sepulcro e verificaram que elas tinham razão. A fé dos Apóstolos em Jesus, o Messias esperado, tinha sido posta a uma prova duríssima pelo escândalo da cruz. Durante a sua prisão, condenação e morte os tinham dispersado, mas agora se acham novamente juntos, perplexos e desorientados. Mas o mesmo Ressuscitado faz-se presente diante da sua incrédula sede de certezas. Aquele encontro não foi um sonho, nem uma ilusão ou imaginação subjetiva; foi uma experiência verdadeira, apesar de inesperada e, precisamente por isto, particularmente comovedora. “Jesus veio e pôs-se no meio deles. Disse-lhes ele: ‘A paz esteja convosco! ’ ”(Jo 20,19).

Diante daquelas palavras, a fé quase apagada nos seus corações reacende-se. Os Apóstolos referiram a Tomé, ausente naquele primeiro encontro extraordinário: Sim, o Senhor cumpriu aquilo que tinha anunciado; ressuscitou realmente e nós o vimos e o tocamos! Tomé, porém, permaneceu duvidoso e perplexo. Quando, oito dias depois, Jesus veio pela segunda vez no Cenáculo, lhe disse: “Introduz aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos. Põe a tua mão no meu lado. Não sejas incrédulo, mas homem de fé”. A resposta do Apóstolo é uma profissão de fé comovedora: “Meu Senhor, e meu Deus!” (Jo 20, 27-28).“Meu Senhor, e meu Deus”! Renovemos também nós a profissão de fé de Tomé. Como felicitação pascoal, este ano, quis escolher precisamente estas suas palavras, porque a humanidade de hoje espera dos cristãos um testemunho renovado da ressurreição de Cristo; necessita encontrá-Lo e poder conhecê-Lo como verdadeiro Deus e verdadeiro Homem. Se neste Apóstolo podemos entrever as dúvidas e as incertezas de tantos cristãos de hoje, os medos e as desilusões de numerosos nossos contemporâneos, com ele podemos também redescobrir, com renovada convicção, a fé em Cristo morto e ressuscitado por nós. Esta fé, transmitida ao longo dos séculos pelos sucessores dos Apóstolos, continua, porque o Senhor ressuscitado já não morre mais. Ele vive na Igreja e a guia firmemente ao cumprimento do seu eterno desígnio de salvação.

Cada um de nós pode ser tentado pela incredulidade de Tomé. A dor, o mal, as injustiças, a morte, especialmente quando afetam os inocentes - por exemplo, as crianças vítimas das guerras e do terrorismo, das doenças e da fome - por acaso não submetem nossa fé à dura prova? No entanto, precisamente nestes casos, a incredulidade de Tomé nos é paradoxalmente útil e preciosa, porque nos ajuda a purificar toda falsa concepção de Deus e nos leva a descobrir seu rosto autentico: o rosto de um Deus que, em Cristo, carregou sobre si as chagas da humanidade ferida. Tomé recebeu do Senhor e, por sua vez, transmitiu à Igreja o dom da fé experimentada pela paixão e morte de Jesus e confirmada pelo encontro com Ele ressuscitado. Uma fé que estava quase morta e renasceu graças ao contato com as chagas de Cristo, com as feridas que o Ressuscitado não escondeu, mas mostrou e continua indicando-nos nas penas e nos sofrimentos de cada ser humano.

“Pelas suas chagas fostes curados” (1Ped 2,24), este é anúncio que Pedro dirigiu aos primeiros convertidos. Aquelas chagas, que inicialmente foram para Tomé um obstáculo para a fé, porque eram sinais do aparente fracasso de Jesus; aquelas mesmas chagas tornaram-se, no encontro com o Ressuscitado, provas de um amor vitorioso. Estas chagas que Cristo assumiu por nosso amor, nos ajudam a entender quem é Deus e a repetir também: “Meu Senhor, e meu Deus”. Somente um Deus que nos ama a ponto de carregar sobre si com as nossas feridas e nossa dor, sobretudo a dor inocente, é digno de fé.

Quantas feridas, quantas dores no mundo! Não faltam calamidades naturais e tragédias humanas que provocam numerosas vítimas e ingentes danos materiais. Penso no que aconteceu recentemente em Madagascar, nas Ilhas Salomão, na América Latina e em outras Regiões do mundo. Penso no flagelo da fome, nas doenças incuráveis, no terrorismo e nos seqüestros de pessoas, nos mil rostos da violência - às vezes justificada em nome da religião -, no desprezo da vida e na violação dos direitos humanos, na exploração da pessoa. Vejo com apreensão as condições em que se encontram tantas regiões da África: no Darfur e nos Países vizinhos persiste uma situação humanitária catastrófica e infelizmente menosprezada; em Kinshasa, na República Democrática do Congo, os choques e os saqueios das semanas passadas fazem temer pelo futuro do processo democrático congolês e pela reconstrução do País; na Somália a retomada dos combates afasta a perspectiva da paz e agrava a crise regional, especialmente no que se refere aos deslocamentos da população e ao tráfego de armas; uma grave crise aflige o Zimbábue, para a qual os Bispos do País, num recente documento, indicaram como única via de superação a oração e o compromisso compartilhado pelo bem comum.

De reconciliação e de paz necessita a população de Timor Leste, que se prepara a viver importantes convocatórias eleitorais. De paz necessitam também o Sri Lanka, onde só uma solução negociada porá ponto final ao drama do conflito que o ensangüenta, e o Afeganistão, marcado por uma crescente inquietação e instabilidade. No Oriente Médio, junto com sinais de esperança no diálogo entre Israel e a Autoridade palestinense, nada de positivo, infelizmente, vem do Iraque, ensangüentado por contínuas matanças, enquanto fogem as populações civis; no Líbano a paralise das instituições políticas põe em perigo o papel que o País está chamado a desempenhar na área do Oriente Médio e hipoteca gravemente seu futuro. Não posso esquecer, enfim, as dificuldades que as comunidades cristãs enfrentam quotidianamente e o êxodo dos cristãos daquela Terra bendita que é o berço da nossa fé. Àquelas populações renovo com afeto minha proximidade espiritual.

Queridos irmãos e irmãs: através das chagas de Cristo ressuscitado podemos ver com olhos de esperança estes males que afligem a humanidade. Com efeito, ressuscitando, o Senhor não tirou o sofrimento e o mal que aflige a humanidade, mas venceu-os pela raiz com a superabundância da sua Graça. À prepotência do mal opôs a onipotência do seu Amor. Como via para a paz e a alegria deixou-nos o Amor que não teme a morte. “Como eu vos tenho amado - disse aos Apóstolos antes de morrer - assim também vós deveis amar-vos uns aos outros” (Jo 13,34).

Irmãos e irmãs na fé, que me escutais de todas as partes da terra! Cristo ressuscitado está vivo entre nós, Ele é a esperança de um futuro melhor. Enquanto dizemos com Tomé: “Meu Senhor, e meu Deus”!, ressoe em nosso coração a palavra doce mas comprometedora do Senhor: “Se alguém me quer servir, siga-me; e onde eu estiver, estará ali também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará” (Jo 12,26). E também nós, unidos a Ele, dispostos a dar a vida pelos nossos irmãos (cf. 1Jo 3,16), nos convertemos em apóstolos da paz, mensageiros de uma alegria que não teme a dor, a alegria da Ressurreição. Que Maria, Mãe de Cristo ressuscitado nos obtenha este dom pascoal.

Feliz Páscoa a todos!


Tradução do original italiano distribuída pela Santa Sé
© Copyright 2007 - Libreria Editrice Vaticana
Foto: AFP / Globo

04 abril 2007

Trabalho "escravo" no Maranhão


Os 59 trabalhadores libertados nesta terça-feira (03/04) atuavam em fazendas de gado no Maranhão, na região nordeste do país, e não recebiam salário desde dezembro. No grupo tinham menores de idade e mulher grávida. As indenizações chegam a R$ 144 mil.
O grupo de auditores do Ministério do Trabalho estava desde o dia 20 de março na região, onde foi investigar denúncia de trabalho análogo à escravidão - feita no Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia - contra o fazendeiro Almerindo Nolasco das Neves, dono da fazenda Uberlândia, em Açailândia. No local, foram encontrados 27 trabalhadores instalados em condições precárias.
Os fiscais encontraram nove espingardas na propriedade o que demonstra indícios de cerceamento de liberdade. Em depoimento à Polícia Federal, os trabalhadores disseram que eram ameaçados por um segurança, caso tentassem fugir.
O fazendeiro Neves pagou R$ 66 mil de indenização aos empregados, que saíram de outros estados do Nordeste e do próprio Maranhão, e estavam na fazenda desde janeiro, chamados pelo fazendeiro, e não tinham recebido salário desde então.
O acesso à propriedade, localizada a 55 quilômetros do centro de Açailândia, é feito por estrada de terra em más condições, o que dificultava a ida e vinda dos trabalhadores, segundo o coordenador do Grupo Móvel, Gilberto Ponte Braga.
Outros 32 empregados estavam em situação irregular em duas propriedades localizadas em Buriticupu (Maranhão), pertencentes ao fazendeiro José Escócio. Entre eles havia seis mulheres, sendo uma grávida, além de cinco menores de 16 e 17 anos. O fazendeiro teve que pagar aos empregados R$ 78 mil em indenização.
Segundo Gilberto Braga, do Ministério do Trabalho, parte dos trabalhadores das fazendas de José Escócio estava alojada nos depósitos de sacos de sal e dormia em redes por cima das cargas. Não dispunham de instalação sanitária nem de água tratada. Eles bebiam água de um córrego próximo. "Em um dos alojamentos, os trabalhadores guardavam água da chuva numa calha; ali, eles colocaram peixes para exterminar as larvas de mosquito e poder beber", conta o auditor.
Depois de ter a carteira de trabalho assinada, os trabalhadores foram legalmente demitidos e terão direito a três parcelas do seguro-desemprego, no valor de um salário mínimo, que corresponde a 360 reais, conforme previsto na Lei 5.864/2002. Foi aberto um processo administrativo e o nome dos fazendeiros será incluído no Cadastro de Empregadores, conhecido como lista "suja", caso seja comprovado que os trabalhadores eram mantidos em condição análoga à escravidão. Esse cadastro já tem 166 nomes.
Uma guerra contra o trabalho escravo no país
Nos três primeiros meses do ano, em apenas 17 operações de fiscalização, foram lavrados 483 autos de infração e libertados 583 trabalhadores que viviam em condições desumanas.

02 abril 2007

Mensagem do superior provincial - BC


TEMPO DE ESPERANÇA POR MAIS VIDA!


A cada ano somos brindados por este tempo de quaresma e páscoa com provocações por mais vida, mais alegria em viver, mais sentido em viver, mais compromisso com a coerência e o testemunho de vida.Os temas da liturgia da quaresma colocam-nos na estrada da revisão e da conversão. Conversão pessoal, de nossa vida fraterna em comunidade, da nossa maneira de atuar no apostolado.O tempo pascal, como para os catecúmenos, proporciona-nos o júbilo da vida em Cristo e nos re-propõe o caminho pedagógico da comunidade reunida em torno do Cristo ressuscitado, selada com o dom do Espírito Santo e enviada em missão como protagonista de um testemunho qualificado da obra do próprio Senhor.É nesta linha de reflexão que gostaria de retomar e propor para a Província o que nos marcou nestas últimas semanas.


1. A visita do Superior geral à Província: é um tempo de graça especial. Proporciona-nos alegria, nos estimula, encoraja, corrige e confirma na missão. Sua passagem entre nós faz-nos perceber melhor nossa pertença à Congregação e nossa missão comum. Suas palavras e exortações firmes e fortes questionam a cada um, cada comunidade e o caminho que estamos fazendo como Província. Embora não tenhamos recebido as orientações conclusivas de sua visita porque ainda está acontecendo, o que vimos e ouvimos, o que já recebemos seja objeto de reflexão e partilha entre nós para o crescimento de nossas vidas e a renovação do compromisso com a missão que a celebração da páscoa possibilita:

· Renascer (páscoa) para uma vida religiosa baseada na espiritualidade dehoniana (oblação reparadora, vida eucarística, vida fraterna em comunidade ...).

· Revitalizar (páscoa) nosso zelo apostólico, sobretudo o que é especificamente dehoniano (concretização do plano trienal, encarnação do PAP para este triênio).

· Ampliar nossa presença na missão da Congregação (páscoa), disponibilidade para os projetos da Congregação segundo consta na carta pessoal que recebemos do superior geral.


2. Vida e Missão neste Chão (Fraternidade e Amazônia): diante deste desafio tão vasto, complexo e urgente pode parecer que somos capazes de fazer pouco. Nossos confrades do Distrito MAR e do Mato Grosso (setor 6) trabalham diretamente com este desafio (estão na Amazônia legal). Faço um apelo a cada membro e comunidade da Província para que continuemos os estudos, reflexões e iniciativas sugeridas pela Campanha da Fraternidade. Os desafios da Amazônia são desafios para todos, segundo a CNBB, e nossa Regra de Vida nos diz: “A exemplo do Fundador, em sintonia com os sinais dos tempos e em comunhão com a vida da Igreja, queremos contribuir para instaurar o reino da justiça e da caridade cristã no mundo” (Cst. 32).


Como é urgente uma mudança (páscoa) no modo de ver e atuar em relação às populações, à preservação da natureza, ao tipo de desenvolvimento, aos desafios sociais e à evangelização! Onde quer que estejamos atuando podemos fazer muito para tornar conhecida a realidade da Amazônia, fazer nascer uma nova mentalidade, apoiar iniciativas que darão mais vida e esperança.


3. Sacramentum Caritatis: acolhemos com alegria e gratidão mais esta Exortação Apostólica Pós-Sinodal de fundamental importância para a Igreja. Para nós dehonianos, sua mensagem tem sabor especial. Como para P. Dehon, também para nós, na Eucaristia “acolhemos Aquele que é a razão de nossa vida em comum, Aquele que nos consagra a Deus, e nos envia sem cessar pelas estradas do mundo, a serviço do Evangelho” (cf. Cst. 82). Quanto o Padre Dehon insiste sobre a vida de amor! E a Exortação afirma: “No Sacramento da Eucaristia, Jesus mostra-nos de modo particular a verdade do amor, que é a própria essência de Deus. Esta é a verdade evangélica que interessa a todo o homem e ao homem todo” (Sacr. Caritatis, n. 2). A intenção específica e original e a índole própria da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus é a união explícita de nossa vida religiosa e apostólica à oblação reparadora de Cristo ao Pai pelos homens (cf. Cst. 6).


Não é isto vida eucarística na sua mais completa compreensão? Vejamos o que diz o Papa na Exortação: “Assim Jesus deixou-nos a missão de entrar na sua “hora”: a Eucaristia arrasta-nos no ato oblativo de Jesus. Não é só de modo estático que recebemos o Logos encarnado, mas ficamos envolvidos na dinâmica da sua oblação”. Ele “arrasta-nos para dentro de Si” (Sacr.Caritatis, 11).
Peço a Deus que a celebração das festas pascais possibilite esperança e mais vida para todos.


FELIZ PÁSCOA!
P. Paulo Hülse scj – superior prov.

Mensagem do superior provincial - BM


Curitiba, 02 de abril de 2007

Caro confrade,

É com viva esperança no Cristo ressuscitado, presente no meio de nós de tantos modos, mas de maneira privilegiada na Eucaristia, que me dirijo a todos vocês.
Como já o fiz na carta aos superiores e párocos, desejo, primeiramente, agradecer de coração toda a solicitude no cumprimento da missão confiada a cada um.


Ainda estão muito vivas, no coração de cada um de nós, a pessoa, o carinho e as palavras de nosso Superior Geral, durante a sua recente visita à nossa Província. Ele manifestou toda a sua gratidão e seu reconhecimento pela boa acolhida em sua passagem pelo Sul do Brasil. Foi realmente um momento de graça e uma oportunidade de crescimento em nossa consagração e missão. Em seu relatório final, disse que gostou muito do que viu, mas também mostrou preocupação com alguns aspectos da nossa vida e missão, por ele já bem enfatizados, que representam um desafio para todos nós.


Quero lembrar a todos os confrades que, em virtude da necessidade de aprofundarmos a reflexão sobre a partilha e solidariedade, o caixa comum e o guia vocacional dehoniano, realizaremos, neste ano, uma assembléia provincial extraordinária. A data será nos dias 23 a 26 de julho, na Casa Dehon.
São-nos oferecidos, também, neste ano, dois momentos para retiros na linha dehoniana, ainda que os pregadores não sejam dehonianos. É importante que cada religioso participe de um ou de outro retiro. O retiro é sempre um momento oportuno para um encontro mais profundo e verdadeiro com Jesus Cristo vivo. Exorto a todos a que não percam esta oportunidade. O primeiro retiro acontece de 23 a 27 de abril, no Noviciado N. Sra. de Fátima, em Jaraguá do Sul.


Em sintonia com toda a Igreja, aguardamos com vivo interesse a visita do Papa Bento XVI para a canonização de Frei Galvão, também como a sua exortação por ocasião da abertura da V Conferência do Celam. O tema que é muito sugestivo – discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que o povo tenha vida, quer delinear as linhas de ação para uma Igreja realmente compromentida com a evangelização kerigmática, ou seja, do anúncio de Jesus Cristo vivo.
A recente Exortação Pós-Sinodal do Papa Bento VXI, Sacramentum Caritatis, nos convida, uma vez mais, a mergulhar no mistério profundo e inexaurível da Eucaristia. A Exortação é um convite para viver a Eucaristia e repropor a sua centralidade em nossa vida e na vida do nosso povo. Pois é na ‘Eucaristia que Jesus nos mostra toda a verdade do amor, que é a própria essência de Deus. Esta é a verdade evangélica que interessa a todo o homem e ao homem todo’. É da Eucaristia que haurimos forças para a nossa consagração e missão. Para P. Dehon é na Eucaristia que ‘acolhemos Aquele que é a razão de nossa vida em comum, Aquele que nos consagra a Deus, e nos envia, sem cessar, pelas estradas do mundo, a serviço do Evangelho’.
Durante a Quaresma, a proposta da Campanha da Fraternidade, vida e missão neste chão, nos ajudou na conversão para uma vida mais saudável e em sintonia com a natureza exuberante que nos rodeia. Que a sensibilidade para com cada criatura, de maneira especial para com quem está do nosso lado, nos ajude a viver a nossa vida com gratuidade e espírito de serviço. Quando isto acontecer, morrendo para nosso egoísmo, brotará a vida nova e será ressurreição, que renovamos a cada ano na liturgia.


Que a Semana Maior, apenas iniciada, nos leve a um maior aprofundamento da nossa consagração e missão. Que o encontro com Jesus Cristo vivo e ressuscitado traga mais ânimo e alegria para todos.

Uma feliz e santa Páscoa.
In Corde Jesu!
Pe. Léo Heck, scj - Superior Provincial