25 novembro 2008

Congo: solidariedade intercongregacional urgente!

No dia 19 de novembro reuniu-se na UISG o Comitê intercongregacinal de emergência do Congo (Ciec). Partiu-se da ata do encontro de 12 de novembro para dar continuidade às sugestões apresentadas naquela primeira convocação. Da troca de idéias chegou-se à conclusão de que é necessário manter em atividade constante todos os meios de influência de que dispomos para que o conflito não entre numa fase interminável de semi-esquecimento, mas se oriente para uma solução e se use todos os meios e esforços possíveis para dar de novo segurança e estabilidade à esta área martirizada e para que as pessoas mais sofridas tenham pelo menos o indispensável.

Decidiu-se escrever uma mensagem de solidariedade à Conferência Episcopal do Congo e à Conferência dos Religiosos e Religiosas para mostrar-lhes nosso apoio e para que sintam a vizinhança (a proximidade) dos religiosos e religiosas neste momento difícil para todos os que trabalham nesta região. Estamos preparando também uma mensagem para enviar aos organismos internacionais. Pensamos principalmente na ONU e na UE, para que os responsáveis pelos governos levem a sério a difícil situação do Congo. Convidamos as comunidades cristãs e religiosas para que não esqueçam de elevar a Deus as suas preces.

No momento são muitas as iniciativas no sentido de encontrar uma solução. Para evitar que as iniciatias se pulverizem e se diluam, a Ciec pede que toda e qualquer iniciativa, seja de Congregações Religiosas ou outras entidades, seja feita sempre em nome e como expressão do Comitê internacional de emergência do Congo (Ciec)

Nenhum comentário: