19 novembro 2008

Dia Nacional da Consciência Negra


O 20 de novembro trata da data do assassinato de Zumbi, em 1665, o mais importante líder dos quilombos de Palmares, que representou a maior e mais importante comunidade de escravos fugidos nas Américas, com uma população estimada de mais 30 mil. Em várias sociedades escravistas nas Américas existiram fugas de escravos e formação de comunidades como os quilombos.

Na Venezuela, foram chamados de cumbes, na Colômbia de palanques e de marrons nos EUA e Caribe.

Palmares durou cerca de 140 anos: as primeiras evidências de Palmares são de 1585 e há informações de escravos fugidos na Serra da Barriga até 1740, ou seja bem depois do assassinato de Zumbi. Embora tenham existido tentativas de tratados de paz os acordos fracassaram e prevaleceu o furor destruidor do poder colonial contra Palmares.

20/11/2008 - Zenit.org - A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) recordou esta quinta-feira os afro-brasileiros e pediu esforços mais efetivos para erradicar a discriminação racial no país.
"O reconhecimento oficial desta comemoração é uma vitória da luta dos afro-brasileiros e de todos os que se dedicam às causas da liberdade, do respeito aos direitos humanos e do fim da discriminação racial", afirma a CNBB em nota.
Segundo o organismo episcopal, o Dia da Consciência Negra remete, por um lado, a um passado que "envergonha", pois "traz à memória toda a atrocidade que significou a escravidão em nosso país e o fim trágico de muitos que a ela se opunham, como o líder Zumbi".
"Por outro lado, 20 de novembro é a prova concreta de que a vitória se faz com perseverança e tenacidade."
Urge, contudo –prossegue a nota–, "intensificar o trabalho de erradicação da discriminação e do preconceito ainda presentes, aberta ou veladamente, nas estruturas de nossa sociedade e no coração das pessoas".
A CNBB cita a Conferência de Aparecida, para recordar que "a história dos afro-americanos tem sido atravessada por uma exclusão social, econômica, política e, sobretudo, racial, onde a identidade étnica é fator de subordinação social"
"Descolonizar as mentes, o conhecimento, recuperar a memória histórica, fortalecer os espaços e relacionamentos inter-culturais são condições para a afirmação da plena cidadania desses povos", afirma o Documento de Aparecida, no número 96.
Os bispos do Brasil desejam que o Dia da Consciência Negra seja oportunidade para as "autoridades competentes reafirmarem seu compromisso na implementação de políticas afirmativas que tornem realidade a plena participação cidadã da população negra em nossa sociedade".
"Celebrado também na fé, esse dia se torne momento rico de nossa Igreja louvar e bendizer a Deus pela religiosidade que marca nossos irmãos e irmãs afro-brasileiros."
"O Deus de todas as etnias abençoe nossos irmãos afro-brasileiros", encerra o texto, assinado pelo secretário-geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, e pelo bispo responsável pela Pastoral Afro-Brasileira, Dom Frei João Alves dos Santos.

Nenhum comentário: