21 novembro 2008

Orações para Belém no Advento e no Natal

Cristãos de todo o mundo que se preparam para celebrar o Advento e o Natal na segurança de seus lares e comunidades são convidados, mais uma vez, a orar pela justiça, a paz e a segurança na Palestina e em Israel, e a enviar uma oração ou uma mensagem de paz a Belém.
Pelo nono ano consecutivo, as celebrações natalinas ocorrerão em meio a um clima de tensão na Terra Santa, em Belém, o berço de Jesus Cristo. Belém é, contudo, para ser uma cidade de paz.
Nestes tempos de tantas provações, muitas pessoas e grupos se negam a renunciar à esperança, buscando alternativas não-violentas para proclamar seus direitos e alcançar um futuro pacífico e justo para palestinos e israelenses.
Desde dezembro de 2000, uma nova tradição natalina foi tomando forma: enviar mensagens de paz às pessoas de Belém. As mensagens são remetidas por correio eletrônico, com desejos e orações pela justiça e a paz. Este ano, o projeto conta com a colaboração do Fórum Ecumênico Palestina-Israel, do Conselho Mundial de Igrejas (CMI).
Os desejos e as orações são impressas em Belém e entregues às pessoas, divulgados nas escolas e nos grupos inter-religiosos nos locais de adoração. As mensagens também serão apresentadas na recém estabelecida casa de paz do Instituto Árabe Educativo (IAE), localizada em frente ao "muro de separação" israelense, na Tumba de Raquel, em Belém.
Enviar um desejo ou uma oração por correio eletrônico constitui uma maneira importante de comunicação com muitas pessoas que almejam escutar uma voz de esperança. A população de Belém gostará de receber, por ocasião do Natal, essas mensagens de oração e desejos de pessoas distantes, como gestos pessoais e espirituais de consolo e esperança. As mensagens representam uma maneira de romper com o isolamento ao qual estão submetidos.
As mensagens de Natal e as orações pela paz devem ser enviadas, para o endereço eletrônico aei@p-ol.com, do IAE, antes do dia 25 de dezembro de 2008 (Natal no calendário ocidental), ou 7 de janeiro de 2009 (Natal no calendário oriental). O inglês é o idioma preferível para o envio das mensagens, que também podem ser escritas em outras línguas.
As mensagens enviadas poderão ser lidas nos seguintes sites:
http://www.aeicenter.org
http://www.paxchristi.net
A iniciativa tem o apoio local do IAE, da Biblioteca Itinerante para a Não-Violência e a Paz, o Centro para a Resolução de Conflitos e a Reconciliação, a Comissão Justiça e Paz de Jerusalém e o Centro Wi’am.
Em âmbito internacional, a iniciativa está sendo apoiada pelo Fórum Ecumênico Palestina-Israel do CMI, Pax Christi Internacional, Fraternidade Internacional da Reconciliação, Igreja e Paz, presidência da Conferência Européia de Comissões de Justiça e Paz, além do Centro Asiático para o Progresso dos Povos.

Um comentário:

Anônimo disse...

DO BRASIL PARA O ORIENTE E PARA O MUNDO INTEIRO:

Com muito amor, o “Projeto Paz e Poesia”, do GPL– Grupo de Poetas Livres, de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, deseja profundamente que a singeleza de seus poemas levem à reflexão e à realização permanente da paz no Oriente e em todo o mundo:


VAMOS JUNTOS CONSTRUIR A PAZ?


SE A PAZ É A GENTE QUE FAZ

VAMOS JUNTOS CONSTRUIR A PAZ.

UNIDOS, TORNAREMOS REALIDADE

O MAIOR IDEAL DA HUMANIDADE!


PRIMEIRO LIMPEMOS O TERRENO.

DEIXANDO-O SEM QUALQUER VENENO.

FORA ÓDIOS, VINGANÇA, ATROCIDADES,

FORA INJUSTIÇAS, GANÂNCIA, MALDADES...


E, ESTANDO BEM LIMPO O TERRENO,

LIVRE DE TODO O VENENO,

PLANTEMOS COM GRANDE FERVOR

UM FORTE ALICERCE FEITO DE AMOR.


COM TIJOLOS DE PERDÃO E FRATERNIDADE,

DE AMOR, COMPREENSÃO E SOLIDARIEDADE,

LOGO TEREMOS CONSTRUÍDO A PAZ.

POIS A PAZ É MESMO A GENTE QUE FAZ!...

11/01/2009 Sueli Bittencourt
www.poetaslivres.com.br - projetopazepoesia@hotmail.com