11 novembro 2008

Encontro entre judeus e católicos

Qual é o papel da religião na sociedade atual? Sobre este tema reflete o XX Encontro da International Jewish-Catholic Liaison Committee (Ilc), durante os dias 9 a 12 de novembro, em Budapeste.
A delegação católica que participa do encontro está encabeçada pelo cardeal Walter Kasper, presidente da Comissão da Santa Sé para as Relações Religiosas com o Judaísmo, e dela fazem parte o cardeal Theodore McCarrick, arcebispo emérito de Washington, e o salesiano Norbert Hoffmann, secretário desta comissão.
Pela parte judaica, participam os membros do Rabinato de Israel para as relações com a Igreja Católica.
O encontro foi inaugurado pelo cardeal Kasper. A primeira sessão se dedicou mais concretamente às relações entre os cristãos e os judeus nos países do leste europeu.
Segundo Hoffman, nestas questões tem grande importância a colaboração da Igreja Ortodoxa. "Haverá um observador do Patriarcado ecumênico neste encontro", explicou. Também se concederá grande importância ao papel dos jovens no diálogo inter-religioso.
Trata-se, afirma, de refletir sobre como o judaísmo e o catolicismo podem incidir no tecido social em que vivem.
Os participantes mostram sua preocupação pelo "atual contexto de renascimento dos nacionalismos, com freqüência portadores de xenofobia e anti-semitismo", especialmente na Europa do Leste.
A respeito disso, o Pe. Hoffman declarou ontem à Rádio Vaticano que "os hebreus têm em nós, cristãos, um aliado para combater o anti-semitismo. Nossos irmãos mais velhos, os judeus, podem contar conosco, porque o anti-semitismo não é conciliável com a ética cristã".
De fato, esta preocupação levou à escolha da data e do lugar do encontro: 9 de novembro, no 70º aniversário da "Noite dos cristais", que deu começo ao Holocausto; e em Budapeste, uma das cidades mais castigadas pela fúria anti-semita, que acabou com a vida da metade de sua população judaica.
Os participantes do encontro atual foram recebidos em 30 de outubro passado pelo Papa Bento XVI, que reafirmava "o compromisso da Igreja de levar a cabo os princípios presentes na histórica Declaração Nostra Aetate, do Concílio Vaticano II", a qual "condenava firmemente toda forma de anti-semitismo e representava um marco na longa história das relações entre judeus e católicos".

Texto: Zenit.org

Nenhum comentário: