29 março 2007

Reunião da comissão de preparação para o 2º Encontro Internacional de Educadores Dehonianos

Nos dias 26 a 28 de março aconteceu em Madrid a reunião da comissão de preparação para o 2º Encontro Internacional de Educadores Dehonianos, que será em Salamanca, de 14 a 23 de julho de 2008.

Sob a coodenação do conselheiro geral P. Cláudio Dalla Zuanna, estiveram presentes os padres Jesús Valdezate, Luis Chocarro e Manuel Briñón, da província espanhola; P. David Quintal Vieira, da província portuguesa; Heiner Wilmer, da província alemã e P. João Carlos Almeida da província brasileira central.

O tema do encontro será: Adveniat Regnum Tuum - Um coração aberto para educar. Foram definidos os detalhes de horário e conferencistas, além da estratégia de divulgação.

Em breve todas as províncias receberão correspondência com maiores detalhes. Neste site aparecerão informações detalhadas sobre este encontro.(P. João Carlos)


Fonte: dehon.it

27 março 2007

Curso "Dehonianos em Paróquias"


Acontece de 02 a 22 de julho de 2007 o curso "Dehonianos em Paróquias", em Buenos Aires, na Argentina. Com o objetivo de "refletir sobre a animação da vida consagrada no serviço da pastoral paroquial", o curso pretende estudar o perfil dehonianos nas paróquias, oferecendo um intercâmbio de experiências de Vida Comunitária e de Ação Pastoral, segundo um estilo dehoniano, entre as diferentes realidades culturais e eclesiais em que atuamos. O lema do curso é "Pastores segundo seu Coração".

Podem participar religiosos encarregados de "provocar" esta reflexão em suas próprias entidades, párocos, vigários e religiosos que trabalham em paróquias e coordenadores das comissões provinciais de pastoral paroquial.

O curso será ministrado nos idiomas português e espanhol e terá a duração de 3 semanas. Acontece na Casa Provincial, em Buenos Aires. Para contato direto, o telefone é: 0054 (11) 4631-0419

O responsável pelo curso é o pe. Quinto Regazzoni (e-mail: dehonenparroquia@yahoo.com.ar ) e as inscrições podem ser feitas até dia 30 de maio.

Para quem participar, pede-se que preparem uma breve apresentação em PowerPoint sobre as atividades exercidas em sua paróquia.

26 março 2007

Notícias de pe. Osnildo do Congo


Prezados amigos e amigas, meus confrades, alguns estão preocupados com os distúrbios políticos ocorridos, semana passada na capital do Congo. Felizmente nada aconteceu aqui, em Kisangani. Estamos em paz.
Dia 22 p.p. tive meu batismo congolês: peguei uma forte malária. Até hoje ainda estou fraco. Mas estou melhorando com os medicamentos que estou tomando.

Uma festa singular
À tarde de sabado, senti-me um pouco melhor e fui com o P.Pontien à rdenação
diaconal de um candidato da Congregação Montfortiana. As cerimônias começaram às 16 horas, na catedral, com igreja quase vazia. No final da missa estava cheia.
Tudo em swahili. A celebração terminou às 19horas. Das três horas de celebração uma hora ao menos, foi tomada pelos cânticos. Cantam muito durante as missas.
Depois da missa, houve uma festa, no prédio da pastoral da juventude. Prédio grande.

(...) Estou contente por estar aqui (...). Um abraço a todos vocês.

P. Osnildo (por e-mail)

Visita do superior geral à BC - São Paulo

Padre José Ornelas, superior geral, e pe. Cláudio Weber, conselheiro geral, iniciaram hoje, dia 26, a visita ao Setor 1 da Província BC.

Pela manhã reuniram-se com todos os membros do setor nas dependências do Santuário São Judas Tadeu. Padre Ornelas brincou que esse setor "tem mais membros que muitas províncias inteiras".


À tarde visitou o Instituto São Judas Tadeu e a Revista IR ao POVO. A visita segue até quinta-feira ainda pelas paróquias da Vila Maria, Americanópolis e São Judas.


Texto: dehonianos.org.br

22 março 2007

Encenação da Paixão em Guabiruba SC


O município de Guabiruba, localizado no Médio Vale do Itajaí, à 120 Km de Florianópolis, Santa Catarina, será palco da 18ª edição da encenação da “PAIXÃO E MORTE DE UM HOMEM LIVRE”, um espetáculo emocionante e imperdível, que será apresentado no dia 06 de abril, Sexta-feira Santa, às 19h30, no pátio da Capela São Cristóvão, bairro Aimoré. A expectativa é de que um público estimado de dez mil pessoas assista ao espetáculo.
Considerado o maior do gênero no Estado, será apresentado de forma emocionante por mais de 330 atores em diversos palcos, numa apresentação que contará com efeitos de som e luz, dando vida e realismo ao cenário, despertando a emoção e proporcionando momentos de profunda reflexão. Apresentando novos figurinos, cenários ampliados, novo projeto de luz, novo roteiro cênico, com efeitos especiais, além de trilhas sonoras épicas, o espetáculo conta com o trabalho voluntário da equipe de produção, atores e figurantes, sendo todos amadores do município de Guabiruba e região. A peça é dirigida por Marcelo Carminati.
A estrutura da cidade cenográfica, após dois meses de trabalho, já está montada em uma área que totaliza 7.000 m², e onde desde fevereiro estão acontecendo os ensaios. E, devido a grandiosidade da cidade cenográfica, neste ano três atores estarão interpretando Jesus Cristo, para dinamizar as cenas.
Outra inovação será a interpretação de uma passagem bíblica de extraordinário realismo e beleza, que acontecerá no meio do público, fazendo com que cada espectador se transforme em um figurante.
Tudo isso faz da “PAIXÃO E MORTE DE UM HOMEM LIVRE”, uma oportunidade única de vivenciar a mais emocionante história da humanidade, contada com talento e sensibilidade.

Haverá espaço destinado para quem trouxer cadeiras. Os organizadores do evento lembram que o local para cadeiras será limitado e por isso pedem que as pessoas que quiserem assistir neste local cheguem com bastante antecedência. O ingresso será colaboração espontânea e os portões estarão abertos à partir das 17 h. O acesso será facilitado desde o centro da cidade até o local do evento, por placas indicativas. Informações através do site http://www.aacsp.com.br/ ou fones (47) 9137-7730 / (47) 9112-3586.

Dia Mundial da Água


Aquecimento global, escassez e falta de saneamento, são algumas das principais preocupações que serão levantadas em todo o mundo no Dia Mundial da Água, celebrado dia 22 de março. Este ano, a Organização das Nações Unidas chama para "afrontar" a escassez que, atualmente, atinge a 1 bilhão e 200 milhões de pessoas em todo o mundo. Os últimos dados também não são alentadores, pois em 20 anos, se não houver uma ação mais incisiva, o problema atingirá dois terços da população mundial.
No Brasil, a organização reúne autoridades e integrantes da sociedade civil num grande ato em Foz do Iguaçu. O momento servirá para a assinatura de um pacto nacional pela conservação das águas no Brasil, além de debates e apresentações de experiência bem sucedidas para o combate à escassez da água. Também está programado um show com a cantora baiana Maria Bethânia.
Já em Belo Horizonte, Minas Gerais, onde acontece até o dia 23 o 6º Fórum das Águas para o Desenvolvimento Sustentável, o tema central não poderia deixar de ser outro: a transposição ou a revitalização do Rio São Francisco. O professor Apolo Heringer Lisboa, que coordena o projeto Manuelzão, afirmou que a transposição é um grande equívoco, pronto para beneficiar a indústria da seca e favorecer os grandes empresários.
Uma romaria levou, no dia 17, centenas de pessoas na Serra do Teixeira, na Paraíba, numa via sacra que serviu para ressaltar a realidade da Amazônia e como os problemas da região também estão no contexto nordestino como a poluição e o uso de agrotóxicos. Também foram repassadas para as comunidades as iniciativas que estão sendo feitas para combater a escassez da água.

21 março 2007

Visita do superior geral à BC - Mato Grosso

O superior geral, pe. Ornelas, chegou em Cuibá no dia 12 de março pela manhã. Visitou a paróquia de São José, que é atendida por uma comunidade scj de 4 religiosos, para atender uma população de 40.000 habitantes.

À tarde viajou para Lucas do Rio Verde. Durante todo o dia 13 esteve num encontro com os religiosos do Vale do Rio Verde (Lucas do Rio Verde, Tapurah, e São José do Rio Claro).

Nossos padres trabalham nas paróquias de N Sra. de Fátima, N Sra dos Navegantes e São José. No total são 7 religiosos que atendem 50.000 habitantes espalhados por uma grande extensão de terra.

No dia 14 viajou para Novo Horizonte do Norte e Brasnorte para poder reunir-se no dia 15, em Cachoeira, com os religiosos do Vale dos Arinos (Juara, Porto dos Gaúchos, Tabaporã, Novo Horizonte do Norte e Brasnorte). Também aqui são 7 religiosos dehonianos que atendem diversas paróquias e comunidades de difícil acesso.

O pe. Ornelas, junto com o pe. Weber, foram para Cuibá no dia 17, para seguir à São Paulo no dia 18.

O encontro com a realidade “missionária” do Mato Grosso foi muito estimulante para nosso superior geral, que viu o trabalho duro, sério e comprometido de nossos irmãos naquela área tão difícil e sua visita serviu para animar aos religiosos daquela “zona” para que sigam com renovado esforço e dedicação, proclamando a Boa Nova de Jesus no meio do povo.


(Padre G. Arnaiz - dehon.it)

20 março 2007

60 anos de vida religiosa de ir. Afonso Pedrini


Aconteceu no dia 19 de março, no Seminário de Rio Negrinho SC, a celebração dos 60 anos de vida religiosa do irmão Afonso Pedrini, scj. A missa foi celebrada às 10h, seguida de um almoço com a presença de religiosos e amigos do ir. Afonso.

Ir. Afonso nasceu no dia 18 de junho de 1928. Professou seu votos no ano de 1947, em Castro PR.

Já trabalhou em Lavras MG, Corupá SC, no Santuário São Judas Tadeu SP e em Taubaté.

Desde o ano de 1971 reside no Seminário de São José.

Ato público em defesa da vida dia 24 de março em São Paulo


Cerca de 15 mil pessoas são esperadas no próximo sábado, dia 24 de março, às 10h30, na Praça da Sé, centro de São Paulo, para o Movimento Nacional em Defesa da Vida.

O ato público contará com a presença de autoridades da Igreja, com representantes do judiciário e do meio artístico.Segundo informam os organizadores, participam do evento o cardeal Cláudio Hummes, prefeito da Congregação para o Clero; o padre Marcelo Rossi, da arquidiocese de São Paulo; Cícero Harada, presidente da Comissão em Defesa da República e Democracia da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Paulo; Dr. Ives Gandra, jurista, entre outros.


O objetivo do evento é sensibilizar a população brasileira, os governantes e o Congresso Nacional para uma rejeição efetiva ao Projeto de Lei nº 1135/91, em trâmite na Câmara dos Deputados, que determina que a vida possa ser eliminada até o nono mês de gravidez, procedimento este que poderá ser aplicado sem qualquer restrição.

«Devemos alertar e mobilizar a sociedade quanto ao Projeto de Lei que ainda é desconhecido por grande parte da população. Por isso, queremos colocar publicamente a discussão que defende o valor da vida, desde o momento da concepção até o 9º mês de gravidez», afirma a advogada Dra. Marília de Castro e coordenadora do Comitê Estadual da Campanha Nacional em Defesa da Vida.

«A vida humana é um direito natural anterior ao Estado, que o mesmo deve reconhecer como direito fundamental. Por isso, sua garantia é a consagração da própria democracia. Não se trata de direito constituído pelo Estado e, portanto, nenhum grupo social poderá decidir quando outros devem morrer. É ainda um direito inquestionável conforme preceitua o art. 5º da Constituição Federal e o art. 2º do Código Civil Brasileiro», enfatiza advogada
Fonte: zenit.org

19 março 2007

Pe. Joãozinho e pe. Gilberto Heleno em Roma

"O rio Rubicão de Roma era emblemático. Nenhum general romano poderia atravessá-lo com seus soldados, sob pena de tornar-se inimigo de Roma. Júlio César o atravessa e faz Pompeu, o então cônsul geral, fugir para a Grécia. Não somos Júlio César e náo temos nenhum inimigo, quanto mais chamado Pompeu.

Chegamos em Roma não pelo Rubicão, mas por avião. E não queremos conquistá-la, pois ela já nos conquistou. Rezem por nós, pois aqui, onde bate forte o coração da congregação, estaremos rezando por vocês! Vivat Cor Jesu."

por e-mail: pe. Gilberto Heleno

17 março 2007

CF na Paróquia N S Perpétuo Socorro - Ceará

A Igreja no Brasil vive como momento de oração e solidariedade quaresmal a chamada Campanha da Fraternidade. A cada quaresma um tema é apresentado para a reflexão de todos os cristãos suscitando gestos concretos de fraternidade e solidariedade. Os temas estão relacionados à vida da Igreja, das famílias, dos jovens e crianças ou da sociedade brasileira. Sempre se apresentam temas que anunciam as dádivas de vida e de graça que Deus nos concede mas que também realidades marcadas por situações de morte, injustiça e opressão.
Neste ano de 2007 a Igreja no Brasil apresenta o tema da Campanha da Fraternidade enfocando a Amazônia ("Fraternidade e Amazônia") com o lema "Vida e missão neste chão".

Em comunhão com toda a Igreja no Brasil aconteceu no dia 11 de março, das 8:30h às 12:00h, uma manhã de formação para todos os paroquianos da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que fica no bairro do Carlito Pamplona na cidade de Fortaleza, estado do Ceará, no Brasil. A paróquia é assistida pastoralmente pelo Pe. Miguel Batista,scj e pelo Fr.Gimesson Eduardo,scj.

O momento de estudo e reflexão sobre a CF 2007 contou com a participação de muitos paroquianos. A Equipe de Formação Paroquial foi responsável pela divulgação, articulação e desenvolvimento do evento. A dinâmica do ver, julgar e agir orientou a abordagem da temática da Amazônia. Todos consideraram a manhã muito rica e proveitosa porque além de se conhecer a riqueza e as problemáticas da Amazônia também se refletiu concretamente sobre as problemáticas ambientais do mundo e do próprio bairro.

16 março 2007

Itinerário da visita do papa ao Brasil


Em sua viagem ao Brasil, de 9 a 14 de maio, Bento XVI inaugurará a V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, em Aparecida, e visitará uma das maiores cidades do mundo, São Paulo. Assim revelou nesta sexta-feira a Sala de Imprensa da Santa Sé, ao confirmar oficialmente as datas da viagem.

Em um aviso aos jornalistas, o Vaticano ofereceu detalhes sobre o itinerário dessa sexta viagem apostólica internacional do Papa. O avião do Santo Padre decolará em 9 de maio de Roma e aterrissará nesse mesmo dia em São Paulo. Nessa cidade, ele se hospedará no mosteiro beneditino da Abadia Nossa Senhora da Assunção (Mosteiro de São Bento).

O bispo de Roma passará o dia 10 de maio em São Paulo, e no dia seguinte irá para Aparecida, sede da Conferência, a aproximadamente 170 quilômetros ao norte de São Paulo. Em 12 de maio, visitará a «Fazenda da Esperança», perto de Guaratinguetá, centro de acolhida para dependentes químicos. Em 13 de maio, domingo, o Papa inaugurará solenemente a Conferência, e posteriormente regressará a São Paulo.

O regresso a Roma está previsto para a segunda-feira, 14 de maio.

15 março 2007

Padre dehoniano recebe prêmio do Conselho da Europa


O Padre Francisco Van Der Hoff scj, (dehoniano holandês) foi um dos vencedores do Prêmio Norte-Sul do Conselho da Europa em 2006, por decisão do Júri do Conselho da Europa do Prémio Norte-Sul.Vai receber esse prémio no dia 19 de março.

Juntamente com ele, receberá o mesmo prémio a Senhora Mukhtaran Bibi (Paquistão), conhecida pela sua determinação em lutar contra o princípio de justiça tribal e a promoção dos direitos humanos.

O pe. José Ornelas Carvalho, superior geral da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus, convidado para o evento, estará representado pelo Vice-Superior Provincial de Portugal, padre José Agostinho de Figueiredo Sousa.


O Padre VAN DER HOFF é o fundador da Associação Max Havelaar, responsável pela criação da marca do comércio justo. Tem 67 anos de idade e vive há mais de trinta anos no México, entre os pequenos produtores de café da região de Istmo.

Doutor em teologia e em economia política, está na origem da iniciativa ambiciosa que é a Associação Max Havelaar: abrir as portas dos circuitos de distribuição clássica a um comércio respeitador dos direitos sociais dos produtores mais humildes e do seu ambiente.

A associação e a respectiva marca do comércio justo nasceram na Holanda em 1988. No seu livro “Nous ferons un monde équitable” (Flammarion 2005), o padre Francisco baseia-se na sua experiência de terreno para descrever os grandes princípios do comércio justo.

Além deste importante prêmio, o padre Francisco já recebeu um doutoramento “honoris causa” da Universidade Católica de Lovaina e foi promovido pelo presidente francês Jacques Chirac ao grau de Cavaleiro da Legião de Honra, em cerimónia que decorreu em Paris a 14 de junho de 2005, nas celebrações do Dia Nacional da França.

Uma rápida pesquisa na Internet fornece-nos uma boa quantidade de informação sobre este padre dehoniano e a fecunda ação social que exerce (por exemplo: www.maxhavelaarfrance.org ).


Padre Manuel Joaquim Gomes Barbosa, scj

Superior Provincial de Portugal

Fonte: dehon.it

Anunciado processo de beatificação do pai da genética moderna


A Santa Sé divulgou no início da causa de beatificação de Jérôme Lejeune, pai da genética moderna e descobridor da causa da síndrome de Down.
O anúncio foi divulgado pelo Arcebispo de Paris, Dom André Vingt-Trois, quem previa a autorização do Vaticano, nomeou o Padre Jean Charles Naud, prior da Abadia do St. Wandrille, postulador da causa de beatificação do também primeiro Presidente da Pontifícia Academia para a Vida.
O Dr. Jérôme Lejeune publicou seu descobrimento sobre a causa da síndrome de Down e do cromossomo 21 em 1959, quando tinha 33 anos. Três anos depois, em 1962, foi designado perito em genética humana na Organização Mundial da Saúde e em 1964, diretor do Centro Nacional de Investigações Científicas da França.
Posteriormente se criou para ele, na Faculdade de Medicina de Sorbona, a primeira cadeira de Genética fundamental, ação que o localizou como candidato principal em seu ramo ao Prêmio Nobel. Distinção que nunca se deu por ser acusado de ser fundamentalista e de impor sua fé católica no âmbito da ciência por opor-se tenazmente ao crime do aborto e a conceitos ideológicos como o de pré-embrião.
O pai da genética moderna morreu em 3 de abril de 1994. Nesse momento João Paulo II destacou que "em sua condição de cientista e biólogo, Lejeune era uma apaixonado da vida porque chegou a ser o maior defensor da vida, especialmente da vida dos não nascidos, tão ameaçada na sociedade contemporânea".

Senado e a lei sobre homossexualismo

O projeto de lei (PLC 122/06), iniciado na Câmara com o número PL 5003-B, de 2001, que pretende punir como crime qualquer tipo de reprovação ao homossexualismo no Brasil, foi retirado, hoje, dia 15 de março, da pauta de votação do Senado Federal na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).
A relatora do projeto, senadora Fátima Cleide (PT), recomendou a aprovação da matéria no último dia 7, mas alegou hoje a necessidade de "aprofundar a discussão do tema". É o que informa a Agência Senado.

Os senadores debateram a possibilidade de constituírem um grupo de trabalho para aprofundar o tema e de promover audiências públicas para ouvir especialistas no assunto.

Segundo o projeto, além dos direitos previstos na Constituição para todas as pessoas, o homossexual, pelo simples fato de ser homossexual, ganharia privilégios. O homossexualismo deixaria de ser um vício para ser um mérito. Caso o projeto seja aprovado, quem ousar criticar tal conduta, será tratado como criminoso. Os primeiros a sofrerem perseguição seriam os cristãos.

Vejamos alguns exemplos:

- A proposta pretende punir com 2 a 5 anos de reclusão aquele que ousar proibir ou impedir a prática pública de um ato obsceno ("manifestação de afetividade") por homossexuais (art. 7°).

- Na mesma pena incorrerá a dona-de-casa que dispensar a babá que cuida de suas crianças após descobrir que ela é lésbica (art. 4°).

- A conduta de um sacerdote que, em uma homilia, condenar o homossexualismo poderá ser enquadrada no artigo 8°, ("ação [...] constrangedora [...] de ordem moral, ética, filosófica ou psicológica").

- A punição para o reitor de um seminário que não admitir o ingresso de um aluno homossexual está prevista para 3 a 5 anos de reclusão (art. 5°)

Lamentavelmente, os brasileiros, incluindo as autoridades, não despertaram para a gravidade da situação.

Qualquer cidadão pode se manifestar sobre o assunto com os senadores de seu Estado, clicando em: www.senado.gov.br/sf/senadores/senadores_atual.asp?o=1

O texto do projeto pode ser visto em
http://www.senado.gov.br/sf/atividade/Materia/detalhes.asp?p_cod_mate=79604

Padre Luiz Carlos Lodi da Cruz
Presidente do Pró-Vida de Anápolis (GO)

A Biblia condena a prática homossexual; não a tendência:

Lv 18,22: “Não te deitarás com um homem como te deitas com uma mulher. É uma abominação”.

Lv 20,13: “O homem que se deita com outro homem como se fosse uma mulher, ambos cometem uma abominação, deverão morrer, e o sangue cairá sobre eles”.

Rm 1,26s: “Deus os (pagãos) entregou-se a paixões aviltantes: suas mulheres mudaram as relações naturais por relações contra a natureza; igualmente os homens, deixando a relação natural com a mulher, arderam em desejo uns para com os outros, praticando torpezas homens com homens e recebendo em si mesmos a paga da sua aberração”.

1Cor 6,9s: “Não sabeis que os injustos não herdarão o Reino de Deus? Não vos iludais! Nem os impudicos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os depravados, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os injuriosos herdarão o Reino de Deus”.

Fonte: cancaonova.com

13 março 2007

Projeto da Gruta N. S. Lourdes na Casa Dehon

A Casa Padre Dehon apresentou aos amigos e benfeitores no dia 12 de março, durante a celebração da Missa, o projeto para a construção da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. A gruta será construída nos fundos da Casa Dehon e será um centro de devoção mariana.
No formato de uma cruz dehoniana, no interior, além da imagem de Nossa Senhora, painéis apresentarão alguns pensamentos de Padre Dehon, além de um pequeno chafariz no centro.
Veja a apresentação em vídeo do projeto, que mostra a parte externa da gruta, numa visão panorâmica.

Local da Missa de abertura da 5ª Conferência - CELAM

Na cidade de Aparecida, no Brasil, já estão trabalhando intensamente nos preparativos para a V Conferência do Episcopado Latino-americano e do Caribe.
Pode ser visto aqui um video do lugar no Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida onde o Papa Bento XVI inaugurará no dia 13 de maio este importante encontro. Nos dias 07 ao 09 de março foram realizadas uma série de reuniões para a verificação dos avanços na preparação da visita do Papa Bento XVI, visita cujo principal objetivo é a abertura dos trabalhos da V Conferência.Nesses três dias foram revisadas as obras que estão sendo realizadas no Santuário. A Missa será ao ar livre, no grande estacionamento do Santuário.


Visita do superior geral à BC - Rio de Janeiro

Nos dias 9 e 10 de março, o superior geral, pe. Ornelas, e o pe. Claudio Weber realizaram a visita às comunidades do Meier e da Penha, ambas no Rio de Janeiro.

A comunidade do Meier, a paróquia Sagrado Coração de Jesus, foi fundada em 1945 e atualmente é composta pelos padres Aloísio Wilibaldo, Sílvio Salgando, Renato Cadore e Marcelo Batalioto.

A comunidade de Penha, a Paróquia Bom Jesus da Penha, foi fundada em 1938 e está composta pelos padres Alceu Luiz Weber, Alir Sangiotto, Alceu Kuhnen, Renivaldo Rodrigues e Ronaldo da Silva Alves.

Na mesma ocasião, durante a visita ao Rio de Janeiro, pe. Ornelas e pe. Weber também visitaram D. Wilson, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, cujo arcebispo é o também dehoniano Cardeal Eusebio Scheid.

12 março 2007

Nota da Comissão Vida e Família sobre preservativo

A Igreja no Brasil, mediante uma nota difundida pela "Comissão Episcopal Vida e Família" em 10 de março passado, criticou duramente o presidente Lula por defender o uso dos preservativos e por ter insinuado que a Igreja e a família são hipócritas a esse respeito.
Segue a nota:
"A Igreja não concorda com a forma em que o Sr. Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva abordou, no Rio de Janeiro, o problema do uso dos preservativos.
A posição da Igreja é clara. Sempre o fui. Não mudou, nem mudará.
Não repetiremos continuamente nosso parecer a esse respeito.
O modo de educar nossos adolescentes e jovens não pode ser feito com base no permissivismo, incitando-os a um comportamento desregrado. Precisamos educá-los baseados em bons princípios consistentes.
Esta orientação cabe em primeiro lugar aos pais. O filho encontra na família a primeira e mais importante fonte de formação desses princípios e valores humanos. Quando os pais atuam assim, não estão sendo hipócritas. E a Igreja defende os direitos originários dos pais.
Não somos hipócritas. Nem o fomos. Nem o seremos. Somos coerentes."

No dia 7 de março, Lula chamou a Igreja de hipócrita em temas de sexo e uso do preservativo, sugerindo que não tem muito sentido impedir que os jovens tenham relações sexuais, porque «o sexo é uma coisa que quase todo mundo gosta e é uma necessidade». «Digo hipocrisia porque muitas vezes deixamos de debater os temas como deve ser por puro preconceito, porque a minha mãe não gosta, o pai não gosta, a Igreja não gosta», afirmou Lula.

O Brasil tem uma ativa política contra a AIDS e de prevenção da gravidez entre jovens, que se traduz em uma massiva e gratuita distribuição de preservativos, além de facilitar outros métodos anticoncepcionais.

Pe. Joãozinho Almeida defendeu tese de doutorado

L. Dehon: educação integral, ideario pedagógico e missão institucional

No dia 8 de março de 2007, pe. João Carlos Almeida, scj, diretor da Faculdade Dehoniana de Taubaté, defendeu a tese de doutorado "Léon Dehon: educação integral, ideário pedagógico e missão institucional", na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Brasil. A defesa ocorreu das 14 às 17h30, diante da Comissão Julgadora, integrada por cinco catedráticos. Houve um comparecimento excepcional de pessoas.
P. João Carlos foi brilhante. Eis o parecer da Comissão Julgadora: "A banca considera que a tese discute com segurança e profundidade a relevante e original questão que a motivou: o ideário pedagógico e a missão institucional de Léon Dehon. A pesquisa e metodologia desenvolvidas foram plenamente adequadas. O candidato respondeu às diversas arguições da banca de modo claro e rigoroso. Por se tratar de notável trabalho sobre tema inédito e relevante, a banca recomenda publicação".

É a primeira tese sobre Padre Dehon, apresentada na Universidade de São Paulo.
Parabéns ao P. João Carlos Almeida, agora Doutor em Educação!

P. Darci Dutra, scj - secretrário prov. BC

09 março 2007

Pesquisa sobre missão continental para o CELAM


Dois meses antes do início da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, o Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) lançou uma pesquisa on-line para que todos os fiéis do continente possam oferecer idéias para a grande missão continental que seguirá ao encontro episcopal.

Toda informação proveniente da pesquisa que se realizará até em 18 deste mês será entregue ao grupo de missionólogos, que entre 19 e 23 de março se reunirão em Bogotá para preparar o documento sobre missões que será visto em maio no Brasil pelos bispos participantes da V Conferência Geral.

Para participar da pesquisa, pode-se acessar: http://br.celam.info/encuestas/index.php?sid=1&newtest=Y

Jornada de Oração pelos missionários mártires


Em 24 de março, aniversário do assassinato de Dom Oscar A. Romero, Arcebispo de San Salvador (1980), há 15 anos se recordam também todos os missionários que morreram no mundo a serviço do Evangelho e do anúncio de Cristo. A iniciativa, nascida em 1993 por obra do Movimento Juvenil Missionário das Pontifícias Obras Missionárias italianas, estendeu-se a diversos outros países.

São muitas as dioceses e os institutos religiosos que dedicam um momento do ano para recordar os próprios missionários mártires e com eles todos aqueles que derramaram seu sangue pela causa do Evangelho. O tema escolhido para esta XV Jornada é: “Os missionários assassinados: esperança para o mundo”.

O convite a celebrar essa Jornada é dirigido às comunidades paroquiais, às comunidades de vida consagrada, aos seminários, aos grupos e às associações, aos movimentos e ao mundo missionário em geral. As ofertas equivalentes a uma refeição que não se consumiu neste dia de jejum serão destinadas a um projeto de solidariedade de amparo às comunidades cristãs no Líbano. Também deste modo, o sangue dos mártires servirá para fazer renascer a esperança em um dos locais do mundo mais marcados pelo ódio e pela violência.

08 março 2007

Dia Internacional da Mulher


O papel das mulheres na história da Igreja foi o tema escolhido por Bento XVI para a catequese da audiência geral das quartas-feiras, no dia 23 de fevereiro deste ano, celebrada na Aula Paulo VI. Vinte mil pessoas estiveram presentes.

“Jesus escolheu 12 homens como pais do novo Israel para que estivessem com ele e para mandá-los pregar — disse o papa —, mas (…) entre os discípulos muitas mulheres também foram escolhidas (…), e desempenharam um papel ativo no âmbito da missão de Jesus. Em primeiro lugar, a Virgem Maria, que, com sua fé e com sua obra maternal, colaborou de forma singular na nossa redenção. Discípula de seu Filho, seguiu-o até a Cruz, onde recebeu uma missão maternal para todos os discípulos no tempo”.

Após citar as protagonistas de numerosas passagens evangélicas, como Marta, Maria — as irmãs de Lázaro — e Susana, o papa sublinhou que “as mulheres, diversamente dos apóstolos, não abandonaram Jesus na hora da Paixão. Dentre elas, sobressai Maria Madalena, que (…) foi a primeira testemunha da ressurreição e quem a anunciou”.

Bento XVI recordou que Santo Tomás de Aquino se referia a Maria Madalena como “a apóstola dos apóstolos”.Depois, falando das primeiras comunidades cristãs, Bento XVI afirmou que “a presença feminina no âmbito da Igreja primitiva não é, em absoluto, secundária” e que São Paulo “parte do princípio fundamental de que entre os batizados ‘já não há diferença entre judeu e grego (…) nem tampouco entre homem e mulher’”. Além disso, “o apóstolo admite como normal que na comunidade cristã a mulher possa profetizar, ou seja, pronunciar-se abertamente, sob o influxo do Espírito Santo, para a edificação da comunidade”.
“Portanto, a sua sucessiva afirmação de que ‘as mulheres calem nas assembléias’” dever-se-ia “relativizar” — disse o Santo Padre —, explicando que “o problema (…) da relação entre ambas as indicações, aparentemente contraditórias, convém deixá-lo aos exegetas”.“A história do cristianismo — constatou o Papa — teria sido muito diferente sem a colaboração generosa das mulheres”. E recordou João Paulo II, quando falava que “a Igreja rende homenagem a todas as manifestações do ‘gênio’ feminino”.
“Também nós nos unimos a esse apreço, dando graças ao Senhor, porque guia a sua Igreja, de geração em geração, servindo-se indistintamente de homens e de mulheres que fazem frutificar a sua fé (…) para o bem de todo o corpo eclesial”.

Pe. Osnildo chega para a missão no Congo


"Queridos confrades

Com grande alegria acolhemos em nosso Seminário Pe. Dehon, em Kisangani - Congo, ao pe. Osnildo Klan, novo missionário na República do Congo. Estavam presentes todos os dehonianos da região (Casa Sagrado Coraçãon, San Gabriel, Maele e Dom Wittebols) demonstrando nosso agradecimiento por sua disponibilidade.

Na sua chegada, manifestou sua alegria em estar finalmente em missão.

Desejamos ao pe. Osnildo muito ânimo, uma boa adaptação e uma sincera colaboração. Para festejar o momento brindamos com uma cerveja, um pastel e um churrasco. Depois do encontro fraterno e caloroso partimos para nossas casas."


Fonte / texto: dehon.it (do original em espanhol)

06 março 2007

Padre Joãozinho defenderá tese sobre padre Dehon


Na próxima quinta-feira, 8 de março, pe. Joãozinho Almeida defenderá sua tese de Doutorado em Educação na Universidade de São Paulo, USP.

O tema é "Leon Dehon e a Educação Integral".

O objetivo da pesquisa foi identificar o modo como a perspectiva de uma Educação Integral orientou as ideías pedagógicas de Léon Dehon e como seria possível traduzir e atualizar esta visão sob a forma de missão que expresse a identidade de uma instituição de Educação Superior inspirada no ideário pedagógico dehoniano.

O orientador da tese é o prof. dr. Luiz Jean Lauand. A defesa acontece na Faculdade de Educação da USP, sala 116, bloco b, a partir das 14h.

05 março 2007

CD com músicas para a visita do Papa ao Brasil


A Igreja Católica está lançando o CD oficial da visita do Papa Bento XVI ao Brasil, a partir do dia 9 de maio próximo, uma produção que contou com a aprovação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), numa parceria entre o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida e a gravadora católica CODIMUC. O CD levou o título de "Bendito o que vem em nome do Senhor", e traz duas versões do Hino Oficial, "Bento, bendito que vem em nome do Senhor", composto pelo Frei Luiz Turra. A primeira, interpretada pela dupla Gian e Giovanni, a outra, pelos Cantores e Organistas do Santuário de Nossa Senhora Aparecida.

O CD traz ainda três regravações de músicas tradicionais do cancioneiro popular religioso: Viva a Mãe de Deus e nossa, interpretada por Elba Ramalho, Virgem Mãe Aparecida, na voz da cantora Joanna, e Dai-nos a Bênção, gravada pela banda católica Anjos de Resgate, considerada um dos maiores fenômenos de público da música católica nos últimos anos.


Fonte: cancaonova.com

Final da visita do superior geral à BM


Ao término da visita do Superior geral à BM, houve reunião dele com o Conselho provincial da BM, no seminário de Crissiumal, no dia 27 de fevereiro. Esteve também presente o P. Cláudio Weber. Na reunião o Superior geral fez um resumo de suas impressões sobre a província e seus membros. Este texto será re-elaborado por ele e enviado à província em forma de carta conclusiva. Isto, provavelmente, só será possível de ser feito em maio próximo.
Em continuação, o Superior geral prosseguiu ao norte do Paraná, onde começou a visita à BC.

Transferências BM - Rio Negrinho

Em virtude do falecimento do P. Francisco Hellmann que estava destinado a trabalhar em Rio Negrinho, o superior provincial efetuou as seguintes transferências: P. Gabriel Hellmann irá a Rio Negrinho, como vigário paroquial da paróquia Santo Antônio, embora residindo no Seminário; P. Osvaldo Rech, vigário paroquial da paróquia São Sebastião, de Vidal Ramos.

14 março - dia das Vocações Dehonianas


São Paulo, 4 de março de 2007
Prot. N. 75/2007

Dia das Vocações Dehonianas
Mensagem por ocasião do dia 14 de março, nascimento de P. Leão Dehon

“Se o grão de trigo que cai na terra não morre, fica só.
Mas, se morre, produz muito fruto” (Jo 12,24)

Pode parecer estranho introduzir com esta citação do evangelista João a saudação para a Congregação na data de nascimento de P. Dehon, mas, se fazemos ainda a memória de 14 de março de 1843, é porque P. Dehon não foi apenas uma semente de boa qualidade, mas sobretudo porque aceitou cair em terra e “morrer”.
Ele demonstrou sua boa qualidade pela capacidade intelectual que, junto com seu preparo acadêmico e teológico, fizeram dele um conferencista de renome, “a pena de um escritor veloz” (Sl 45,2) nos jornais e publicações; sua boa qualidade se evidenciou também nas suas atitudes gentis e respeitosas que lhe valeram o nome de “Três Bon Père”. Revelou ainda seu valor ao unir a sua oblação com a de Cristo, ao pronunciar amiúde o seu “Ecce Venio” e a vivê-lo cada dia, e na aceitação, com humildade e coração aberto, os momentos que o uniam intimamente à doação que Jesus fez sobre a cruz, unindo-se às suas palavras “está consumado” “consummatum est” (Jo 19,30).
Uma boa semente que se tornou patrimônio espiritual, além de ser um compromisso eclesial, social e missionário. Dessa boa semente nós nascemos, e é bom fazermos memória disso.
A gratidão desponta espontânea no coração e que neste dia deve encontrar um espaço também em nossas celebrações e em nossas comunidades; ela nos incentiva a participar na obra iniciada por P. Dehon como testemunho claro e irrefutável da vitalidade dessa semente, que aceitou consumar-se para dar fruto.
Uma vitalidade que, durante os trabalhos da última Conferência Geral, despertou a consciência de nosso chamado a participar na missão da Igreja, fazendo de Cristo vivente o coração de nossa vida e de nosso anúncio. Uma vitalidade que encontra válida expressão no importante texto “Orientações da VII Conferência Geral”, mas, ainda mais na disponibilidade de muitos de anuir ao convite para a missão.
Foram muitos aqueles que responderam à carta pessoal enviada a 3 de dezembro p.p., na festa de São Francisco Xavier, padroeiro das missões e da Congregação. Muitos oferecem suas orações e a sua vida, já marcada pelos anos e limitações físicas; isto é, sem dúvida, “um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus” (Rm 12,1), e para nós um tesouro de incomensurável valor. Outros, no entusiasmo de sua juventude, dizem estar vivendo o tempo da formação inicial como preparação ao anúncio, cultivando a disponibilidade para deixar o seu país a fim de que “Deus seja tudo em todos” (1Cor 15,28). Outros, enfim, que após um serviço generoso à própria província, ou depois de anos de empenho longe da província de origem, declararam a sua disponibilidade para retomar o caminho, aprendendo, se necessário, uma outra língua e dispostos a iniciar laços de comunhão com novas pessoas, para que a semente possa continuar a dar frutos abundantes. Dentre estes confrades, alguns já foram contatados, bem como seus respectivos superiores, em vista duma respostas às necessidades urgentes da Congregação. Nos próximos meses, três ou quatro deles partirão para a Índia em apoio àquela jovem presença dehoniana neste momento importante e delicado de crescimento. Certamente, ainda outros responderão positivamente ao apelo lançado, de modo a poder dar uma resposta também a outras necessidades urgentes como a Angola, ou consolidar algumas presenças na América Latina, mas também revigorar o anúncio em terras de longa tradição cristã.
A gratidão pelo dom feito à Igreja e a nós na pessoa de P. Dehon, nos leva a convidar outros a associar-se a nós, a partilhar conosco o caminho. Peçamos ao Senhor da messe a fim de que, como a sua palavra, assim também o exemplo luminoso de P. Dehon, seja para todos nós “semente para quem planta e alimento para quem come” (Is. 55,10). O Seu Espírito nos torne fervorosos na oração e testemunhas fidedignas na vida, para que a audácia da fé inspire as novas gerações a dedicar toda a sua vida à causa do Reino.
P. Dehon, cujo nascimento festejamos, interceda por nós para que, como ramo unido à videira, a Congregação por ele fundada possa produzir frutos abundantes.

No Coração de Cristo,
P. José Ornelas Carvalho, scj

Superior geral

04 março 2007

Retiro dos Leigos Dehonianos de SC

Aconteceu nestes dias 03 e 04 de março o Retiro dos Leigos Dehonianos de Santa Catarina, na Casa Padre Dehon, em Brusque.

O encontro teve como tema "Leigos dehonianos: discípulos e missionários de Jesus Cristo" e assessoria da coordenação dos leigos, o pe. Silvano da Costa e pe. Claudio Piontkewicz.


No domingo, durante a celebração da Missa, que foi presidida pelo superior provincial , pe. Léo Heck, houve a renovação do compromissos dos leigos que já estão mais de um ano participando e o primeiro compromisso do grupo que iniciou este ano. Cerca de 40 pessoas participaram do encontro.



Veja fotos do encontro na página www.casadehon.org/leigos