15 março 2007

Padre dehoniano recebe prêmio do Conselho da Europa


O Padre Francisco Van Der Hoff scj, (dehoniano holandês) foi um dos vencedores do Prêmio Norte-Sul do Conselho da Europa em 2006, por decisão do Júri do Conselho da Europa do Prémio Norte-Sul.Vai receber esse prémio no dia 19 de março.

Juntamente com ele, receberá o mesmo prémio a Senhora Mukhtaran Bibi (Paquistão), conhecida pela sua determinação em lutar contra o princípio de justiça tribal e a promoção dos direitos humanos.

O pe. José Ornelas Carvalho, superior geral da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus, convidado para o evento, estará representado pelo Vice-Superior Provincial de Portugal, padre José Agostinho de Figueiredo Sousa.


O Padre VAN DER HOFF é o fundador da Associação Max Havelaar, responsável pela criação da marca do comércio justo. Tem 67 anos de idade e vive há mais de trinta anos no México, entre os pequenos produtores de café da região de Istmo.

Doutor em teologia e em economia política, está na origem da iniciativa ambiciosa que é a Associação Max Havelaar: abrir as portas dos circuitos de distribuição clássica a um comércio respeitador dos direitos sociais dos produtores mais humildes e do seu ambiente.

A associação e a respectiva marca do comércio justo nasceram na Holanda em 1988. No seu livro “Nous ferons un monde équitable” (Flammarion 2005), o padre Francisco baseia-se na sua experiência de terreno para descrever os grandes princípios do comércio justo.

Além deste importante prêmio, o padre Francisco já recebeu um doutoramento “honoris causa” da Universidade Católica de Lovaina e foi promovido pelo presidente francês Jacques Chirac ao grau de Cavaleiro da Legião de Honra, em cerimónia que decorreu em Paris a 14 de junho de 2005, nas celebrações do Dia Nacional da França.

Uma rápida pesquisa na Internet fornece-nos uma boa quantidade de informação sobre este padre dehoniano e a fecunda ação social que exerce (por exemplo: www.maxhavelaarfrance.org ).


Padre Manuel Joaquim Gomes Barbosa, scj

Superior Provincial de Portugal

Fonte: dehon.it

Nenhum comentário: