09 março 2007

Jornada de Oração pelos missionários mártires


Em 24 de março, aniversário do assassinato de Dom Oscar A. Romero, Arcebispo de San Salvador (1980), há 15 anos se recordam também todos os missionários que morreram no mundo a serviço do Evangelho e do anúncio de Cristo. A iniciativa, nascida em 1993 por obra do Movimento Juvenil Missionário das Pontifícias Obras Missionárias italianas, estendeu-se a diversos outros países.

São muitas as dioceses e os institutos religiosos que dedicam um momento do ano para recordar os próprios missionários mártires e com eles todos aqueles que derramaram seu sangue pela causa do Evangelho. O tema escolhido para esta XV Jornada é: “Os missionários assassinados: esperança para o mundo”.

O convite a celebrar essa Jornada é dirigido às comunidades paroquiais, às comunidades de vida consagrada, aos seminários, aos grupos e às associações, aos movimentos e ao mundo missionário em geral. As ofertas equivalentes a uma refeição que não se consumiu neste dia de jejum serão destinadas a um projeto de solidariedade de amparo às comunidades cristãs no Líbano. Também deste modo, o sangue dos mártires servirá para fazer renascer a esperança em um dos locais do mundo mais marcados pelo ódio e pela violência.

Nenhum comentário: