Em 24 de março, aniversário do assassinato de Dom Oscar A. Romero, Arcebispo de San Salvador (1980), há 15 anos se recordam também todos os missionários que morreram no mundo a serviço do Evangelho e do anúncio de Cristo. A iniciativa, nascida em 1993 por obra do Movimento Juvenil Missionário das Pontifícias Obras Missionárias italianas, estendeu-se a diversos outros países.
São muitas as dioceses e os institutos religiosos que dedicam um momento do ano para recordar os próprios missionários mártires e com eles todos aqueles que derramaram seu sangue pela causa do Evangelho. O tema escolhido para esta XV Jornada é: “Os missionários assassinados: esperança para o mundo”.
O convite a celebrar essa Jornada é dirigido às comunidades paroquiais, às comunidades de vida consagrada, aos seminários, aos grupos e às associações, aos movimentos e ao mundo missionário em geral. As ofertas equivalentes a uma refeição que não se consumiu neste dia de jejum serão destinadas a um projeto de solidariedade de amparo às comunidades cristãs no Líbano. Também deste modo, o sangue dos mártires servirá para fazer renascer a esperança em um dos locais do mundo mais marcados pelo ódio e pela violência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário