28 junho 2008

130 anos da Congregação SCJ


No dia 28 de junho de 1878, p. Leão Dehon, no Colégio São João, na França, emite o seu primeiro voto religioso, diante do bispo de São Quintino, Dom Thibaudier.

Naquele ano, comemorava-se neste dia a festa do Coração de Jesus, e com a profissão religiosa de padre Dehon, nascia a Congregação.

Depois de 130 anos, a congregação está presente em quase 40 nações e soma mais de 2.200 religiosos, que continuam desenvolvendo a semente que foi plantada na Igreja para o serviço do mundo.

Comunicado "Revista Ir ao Povo"

Comunicado importante

É sobre IRaoPOVO, revista editada e mantida pela Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus há quase 13 anos. Os frutos desse trabalho de evangelização através da mídia impressa são imensos. Você sabe disso e, muitas vezes, manifestou-se agradecendo esse bem. Obviamente, sentimo-nos felizes e agradecemos a Deus, que deu-nos força nesse trabalho evangelizador.
Manter essa obra de evangelização, porém, sempre teve um alto custo. Assim mesmo, procuramos levá-la adiante. No final de 2007, a direção da Província Brasil Central dos padres dehonianos refletiu sobre a situação enfrentada pela revista: altos custos de edição/expedição e uma baixa nas assinaturas, pela dificuldade de conseguir novos assinantes e promover a renovação das assinaturas já conseguidas; isso, apesar das campanhas de divulgação realizadas pelo seu diretor e outros colaboradores empenhados nesta causa. Essa ampla reflexão foi realizada com a ajuda de pessoas qualificadas, entre as quais ex-diretores e colaboradores. Diante da situação exposta e das ponderações ouvidas, decidimos pelo término da revista impressa em dezembro próximo.

A assinatura semestral possibilitou fazer renovações até junho. Manteremos o compromisso com esses assinantes até dezembro. Novas assinaturas ou sua renovação não são mais possíveis. Números avulsos da revista podem ser adquiridos na loja do Santuário São Judas Tadeu, em São Paulo, até acabar o estoque (tel: 11 – 2275-0724) ou lojascj@terra.com.br.

Revistas são como pessoas amigas, com quem temos um encontro marcado e de quem aguardamos a chegada. Suas informações, o diálogo e o testemunho nos deixam mais esclarecidos e encorajados diante dos desafios da vida. Sabemos que você sentirá a ausência de IRaoPOVO; para tantas pessoas a revista tem sido companheira e pedagoga no caminho da fé. Infelizmente, não é mais possível mantê-la.Pelo bem realizado e pela missão cumprida até aqui nos sentimos agradecidos. E a exemplo de Padre Dehon, nosso fundador, mantemos o compromisso de levar nosso carisma às pessoas e à sociedade e promover a evangelização através dos meios de comunicação social, de alguma outra maneira.

Nossa missão como Dehonianos continua nas paróquias que atendemos, nas nossas obras educacionais, sociais e formativas, nos livros, retiros, programas de rádio, televisão e outras atividades de nossos religiosos.

Caro assinante, leitora e leitor, cumprimos nossa missão com a revista pelo tempo que foi possível. Seu incentivo, sua divulgação, amizade e perseverança foram muito importantes.
Muito obrigado! Que o Coração de Jesus esteja sempre presente em sua vida e o abençoe!

27 junho 2008

Dia Mundial de Combate às Drogas

Hoje o mundo em que vivemos tem a oportunidade de refletir so­bre o flagelo das drogas. Um tema polêmico e muitas vezes evitado, principalmente no ambiente familiar. A presença destas substâncias nas casas, seja na sua forma mais simples que é o álcool tornou-se trivial. Está historicamente enraizado na cultura, por isso há resistência em falar sobre o assunto. Outros até se iludem achando que todo tipo de droga deveria ser legalizado, refletindo a normalidade aparente do tema.
Por outro lado, os problemas rela­cionados ao uso e abuso de drogas estão se tornando mais freqüentes no nosso dia-a-dia, como assaltos, acidentes de trânsito, crianças e adolescentes fazendo uso de bebi­das alcoólicas em praças públicas, evasão escolar, abandono de em­prego etc. Nestes casos, podemos observar famílias que sofrem em segredo, por medo ou insegurança de partilhar seu problema.
A linha entre o encanto da novida­de proporcionada pelo uso e a de­pendência é muito tênue, ou seja, é muito rápido o usuário passar de iniciante para dependente, significando, assim, sua escravidão e fraqueza perante a droga. É preci­so entender que o dependente quí­mico precisa de ajuda para ser li­bertado.
O combate das drogas contempla além de ações contra criminalida­de, denúncias contra o tráfico, políticas públicas, formação e in­formação familiar no que diz res­peito a limites, educação, diálogo e relacionamentos respeitosos entre os entes. Como os reflexos da droga atin­gem toda a comunidade, a socie­dade deveria comprometer-se na busca de soluções integradas. As­sim nascem as iniciativas particu­lares ou comunitárias que visam a auxiliar na prevenção e atenção de usuários de substâncias psico­ativas como os grupos de apoio e comunidades terapêuticas que mantêm atividades freqüentes e contam com a ajuda de todos pa­ra continuar os trabalhos.
Quanto antes procurar ajuda, maiores as possibilidades de uma vida saudável na sobriedade.

ONDE ENCONTRAR AJUDA:
Pastoral da Sobriedade
Grupo de Apoio Mãos Amigas
Alcoólicos Anônimos A.A.
Narcóticos Anônimos N.A.
Grupo de Jovens
Casa de Apoio Pe. Aloísio Boeing (47-9992-8237)
Clínica Encontro com a Vida (8808-9169)
Associação Beneficente Novo Amanhã (3371-3842)

Fonte: iraopovo.com.br

24 junho 2008

Ano Paulino inicia dia 28 de junho

O Papa convocou de 28 de junho de 2008 a 29 de junho de 2009 o Ano Paulino e que terá como sede a Basílica de São Paulo Fora dos Muros, em Roma (Itália). A comemoração recorda os dois mil anos de nascimento do apóstolo Paulo.
O Ano Paulino brindará a ocasião para redescobrir a figura do apóstolo, reler suas numerosas cartas dirigidas às primeiras comunidades cristãs, reviver os primeiros tempos da Igreja, aprofundar em seus ricos ensinamentos aos gentios, meditando em sua vigorosa espiritualidade de fé, esperança e caridade, peregrinar pelos numerosos lugares que visitou, fundando as primeiras comunidades eclesiais, revitalizar a fé e o papel da Igreja de hoje à luz de seus ensinamentos, rezar e trabalhar pela unidade de todos os cristãos em uma Igreja unida.

23 junho 2008

Diocese de Joinville se consagra ao Coração de Jesus

No dia 22 de junho, o Apostolado da Oração da diocese de Joinville (SC) realizou seu encontro diocesano, com a participação de aproximadamente 6 mil pessoas.
O evento teve início com a celebração da Missa, presidida por pe. Léo Heck, superior provincial BM, que conduziu também a consagração da diocese ao Coração de Jesus.

Após a celebração, aconteceu o show com pe. Zezinho scj, que cantou suas mais conhecidas canções.
Foto: Pascom/Joinville

21 junho 2008

Filho em gestação deve ser indenizado por morte de pai

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) garantiu a um nascituro - leia mais sobre o assunto - direito à indenização por danos morais em razão da morte do pai em acidente de trabalho. A empresa em que uma vítima de acidente de trabalho trabalhava foi condenada ao pagamento de pensão mensal à família por danos materiais e morais no valor de R$ 39 mil à viúva e R$ 26 mil para cada um dos três filhos, embora quando começou o processo um deles ainda não tivesse nascido.
O caso chegou ao STJ em recurso especial contra decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS). A empresa contestava a fixação de indenização em valor igual para os filhos nascidos e para o que ainda estava por nascer quando o trabalhador morreu sob o argumento de que "a dor sofrida pelos menores que conheceram o pai é maior". A relatora, ministra Nancy Andrighi, negou o recurso da empresa, justificando que não se pode medir a dor moral para afirmar se ela seria maior ou menor para o nascituro.

Fonte: Agência Estado / Yahoo

15 junho 2008

Escolhido o logotipo do XXII Capítulo Geral

Seguindo o resultado da votação, o Conselho Geral selecionou o logotipo para o XXII Capítulo Geral. A escolha foi pela proposta "9". Para se chegar ao resultado, ressalta-se dois aspectos interessantes, segundo notícia publicada na página do capítulo.
O primeiro foi a participação de vários confrades dehonianos, que, animados, se comprometeram em expressar através de uma imagem nosso próximo capítulo geral. "Manifestamos nossa gratidão a todos que espontaneamente apresentaram suas idéias", diz o comunicado.
O segundo aspecto foi a participação: 1321 votos foram registrados e nem todos são de confrades religiosos.


O logotipo escolhido tem como elemento central a chama com o coração. Como São Paulo diz: "o amor de Deus nos impulsiona" (2Cor 5,14), e é por essa razão que o sinal do amor de Cristo aparece no centro das atenções, abrindo o seu coração trespassado, a partir do qual também é nascido o homem amor, representado pela chama.
Esta chama, é parte fogo, parte água: a intenção é a de colocar em perspectiva também a dimensão missionária do amor de Cristo em nós, que é luz para os homens e ao mesmo tempo, a água que corre como vida eterna.
A chama nos fala da vivacidade e dinamismo da nossa vida preconizado pelo amor. Na parte inferior do logotipo exprime a idéia da unidade e da fraternidade, com a inclusão do "SCJ", que parece ser empurrado pelo amor e pela cruz. A unidade da cruz e as chamas sugere a idéia de uma lâmpada de referência e, portanto, mais uma vez, a Palavra de Deus, expressa pelo salmista: "Tua Palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho" (Salmo 119, 105)
O responsável pelo desenho é o religioso espanhol Alindado Hernández Ángel SCJ.

14 junho 2008

CNBB prepara projeto para barrar candidatos condenados

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) começou a coletar assinaturas para um projeto de lei de iniciativa popular que proíbe o registro de candidaturas de pessoas que tenham sido condenadas por crimes graves em primeira instância. Ou, no caso de parlamentares e outros com foro privilegiado, que já tenham sido denunciados ao Supremo Tribunal Federal (STF). A proposta precisa da assinatura de, no mínimo, um por cento do eleitorado nacional, distribuído por pelo menos cinco Estados, para ser apresentada ao Congresso e ser transformada em lei.

"Algumas comunidades já iniciaram a coleta de assinatura, mas estamos pensando em uma data simbólica para uma grande coleta, talvez marcando o início da campanha eleitoral", disse o presidente da CNBB, d. Geraldo Lyrio Rocha. A proposta vem depois da derrota no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da tese de proibição de registro de candidatura de pessoas com a ficha suja. A liberação dos candidatos que estão sendo processados venceu por três votos a quatro. A alegação dos ministros é que não existe nada na lei que permita o bloqueio das candidaturas.
"Há uma lacuna na lei, por isso a nossa iniciativa de projeto de lei popular. Hoje o candidato a um concurso público precisa ter a ficha limpa, mas o candidato a uma eleição, não", disse o secretário-geral da CNBB, d. Dimas Lara Barbosa. "Se conseguirmos 1,5 milhão de assinaturas temos chance de dar a nossa contribuição para levar a uma reforma política." Na segunda-feira, d. Dimas e outros integrantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral - da qual a CNBB faz parte - vão entregar o projeto ao presidente do TSE. Também há planos de uma audiência com o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT), para apresentar o projeto.


Eleições municipais

A CNBB se prepara também internamente para as eleições municipais. Na reunião do Conselho Permanente, essa semana, foi discutida também a participação de padres na política. Mais uma vez, a CNBB reiterou a norma da igreja católica que proíbe os padres de se candidatarem a cargos eletivos. "A isenção é que dá autoridade à igreja para denunciar com clareza o que se opõe ao projeto de Deus", justificou d. Geraldo. No entanto, um padre candidato não será excluído da igreja, ele apenas terá que deixar suas funções paroquiais.

Fonte: Agência Estado

13 junho 2008

CNBB preocupada com Reforma Tributária

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) expressou esta sexta-feira, dia 13, sua preocupação com a garantia dos direitos sociais na Reforma Tributária que se discute no país.
Em nota, o organismo recorda que a iniciativa de Reforma Tributária "objetiva uma reestruturação econômica explícita do sistema tributário: simplificação, desoneração, maior eficiência e combate à chamada guerra fiscal".
Contudo - afirma a CNBB -, "ao fazê-lo, realiza certa desconstrução das finanças sociais, erigidas a partir da Constituição de 1988, cuja instituição síntese é o Orçamento da Seguridade Social".
A preocupação do órgão episcopal com a Reforma é o "destino incerto e a conseqüente insegurança que se confere aos direitos sociais": Sistema Único de Saúde (SUS), Previdência Social, Assistência Social e Seguro Desemprego.
De acordo com os bispos, "numa sociedade desigual como a nossa, é preciso pensar Reformas Constitucionais promotoras do bem comum e da eqüidade, no esforço para consolidar justiça social, distribuição da renda e universalização dos direitos. Nesse sentido, justifica-se uma reforma que concretize o dever cidadão do justo tributo".

Fonte: Zenit.org

12 junho 2008

Seminário de Corupá promove Café Vocacional


No próximo sábado, dia 14 de junho, o Seminário de Corupá (SC) promove seu 4º Café Vocacional.

O evento, realizado todos os anos no mês de junho, deve receber mais de 1.500 pessoas de toda a região.

O valor do convite é de R$ 12,00. O início está previsto para as 15h.

Conhecido pela qualidade de seus pratos e pela variedade disponível, o Café Vocacional de Corupá tem por objetivo auxiliar na manutenção da casa e no auxílio às vocações dehonianas.

Mais informações pelo fone (47) 3375 1194 ou pelo e-mail agendamento@seminariodecorupa.com.br

11 junho 2008

Escolhido o cartaz da Campanha da Fraternidade 2009


O Conselho Episcopal Pastoral da CNBB (Consep) aprovou na terça-feira, 10, na sede da CNBB, o cartaz da Campanha da Fraternidade do próximo ano que tem como o tema Fraternidade e Segurança Pública e como lema A paz é fruto da justiça. Concorreram 47 cartazes e o vencedor é um grupo da Agência Oficina Design & Comunicação de Campinas.
“O conceito principal da imagem é mostrar que a paz pode ser conseguida em qualquer nível cultural ou econômico e a cultura é uma forte ferramenta para conseguirmos a paz”, explicam os autores do cartaz vencedor Adauto Henrique Cavalcante e Luís Gustavo Cavalcante de Mogi Mirim (SP) e Nathália Bellan, Ana Paula Couto, Bianca Uehara Trava e Fernando Ribeiro Moretti, de Campinas (SP).
Com a participação dos responsáveis pela Campanha da Fraternidade nos 17 regionais da CNBB, o Consep, reunido nos dias 9 e 10, fez também um estudo do Texto-Base da CF-2009 que está em fase de redação final e apresentou emendas ao texto. Segundo o secretário executivo da CF, padre José Adalberto Vanzella, todos os subsídios da Campanha estarão disponíveis a partir da segunda quinzena de agosto e serão publicados pelas Edições CNBB.
Fonte: CNBB

Santa Sé nomeia bispo para Frederico Westphalen RS

A Santa Sé informou esta quarta-feira que Bento XVI nomeou o novo bispo da vacante diocese de Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul.
Trata-se do padre Antônio Carlos Rossi Keller, de 55 anos, do clero da arquidiocese de São Paulo.
Padre Antônio Carlos Keller é natural de São Paulo. Cursou filosofia no Seminário Santo Cura d’Ars e Teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Foi ordenado sacerdote em 1977.
Atuou como vigário paroquial no Santuário Nossa Senhora da Penha, em São Paulo; membro nomeado pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) para a Comissão bi lateral Anglicana-Católica Romana e professor no Instituto São Boaventura, na diocese de Santo Amaro.
Padre Antônio Carlos Keller é atualmente pároco de Santo Antônio do Limão, na Região Episcopal Santana, em São Paulo, e também diretor espiritual no Seminário Santo Cura d’Ars da Arquidiocese de São Paulo.
É ainda professor no Seminário Arquidiocesano Propedêutico e no Instituto Filosófico Aristotélico Tomista dos Arautos do Evangelho.

Nesta diocese, os padres dehonianos atendem em duas paróquias e um seminário: Crissiumal e Nova Candelária.

Miguel d’Escoto assumirá presidência da Assembléia da ONU

O sacerdote católico e ex-chanceler da Nicarágua, Miguel d’Escoto Brockmann, 75 anos, assumirá a presidência da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 16 de setembro. Ele substituirá o macedônio Srgjan Derim.
Ao aceitar o cargo, para o qual foi eleito no dia 4 de junho como candidato dos países latino-americanos e caribenhos, sem oposição, d’Escoto responsabilizou, sem mencionar nomes, a conduta de alguns Estados membros da ONU pela perda de credibilidade da ONU “como uma organização capaz de pôr fim à guerra e erradicar a pobreza extrema no nosso planeta”. Ele qualificou como “atos de agressão” as intervenções no Iraque e no Afeganistão.
“Espero que ninguém se ofenda se digo que o amor é o que mais se necessita neste mundo, e que o egoísmo é o que nos levou ao atoleiro em que o mundo se encontra, quase de forma irreversível, a menos que ocorra algo grande”, declarou d’Escoto em entrevista coletiva, admitindo que suas palavras podem soar como um sermão.
D’Escoto foi chanceler do governo sandinista da Nicarágua nos anos 80 do século passado. A presidência da Assembléia de 192 países segue um rodízio por regiões e dura um ano.

Fonte: ALC

Esquecimento demais pode ser estresse

Os esquecimentos constantes podem nos converter em pessoas irritáveis e com pouca confiança em nós mesmos. As "distrações" com o tempo minam nossa auto-estima e conduzem nosso comportamento em direção a um caminho sem retorno. Algumas vezes porque se assume esse ponto de nossa personalidade, outras porque pensamos que é o aviso de alguma doença. No entanto, os esquecimentos também são produto de muitas preocupações, muitas coisas na cabeça das quais precisamos dar conta e isso causa um lapso que torna o dia a dia ia mais pesado.


Relação entre memória e descanso

Um estudo realizado pelo Centro para a Pesquisa do Cérebro e do Comportamento da Universidade de Haifa, em Israel, demonstrou que uma sesta de 90 minutos reforça o processo da consolidação da memória no longo prazo.
A pesquisa, publicada na revista científica "Nature Neuroscience", revela que uma "cochilada" à tarde muda o curso da fixação da lembrança no cérebro.
"Continuamos sem conhecer o mecanismo exato do processo de memória durante o sono, mas os resultados deste estudo sugerem a possibilidade de que se pode acelerar a consolidação da memória e, no futuro, poderemos fazê-lo de forma artificial", diz o professor Avi Karni, da Universidade de Haifa.
Um experimento revelou que a consolidação da memória se acelera com o sono. "Esta parte do estudo mostrou, pela primeira vez, que o sono durante o dia pode reduzir o tempo no qual a memória se transforma em imune a interferências e esquecimentos. Em vez de 6 ou 8 horas, o cérebro consolida a memória durante 90 minutos de sesta", explica o pesquisador.

Fonte: Agência EFE / Yahoo

09 junho 2008

Cursos de Extensão Universitária em Brusque

A Faculdade São Luiz, em Brusque (SC), está com inscrições abertas para três cursos inéditos de extensão universitária. São eles:

. Psicologia da cor – percepção e expressão
O curso irá apresentar as relações entre a ciência das cores em suas diversas manifestações e os construtos da Psicologia da percepção. Terá início em 13 de junho.

. Arquivística – conservação e restauração de livros
O curso fornecerá embasamento teórico e prático sobre preservação e conservação de acervos bibliográficos, os procedimentos adotados bem como a importância de preservar. As inscrições estarão abertas até o dia 22 de junho.

. Iniciações museológicas – noções de Museologia
É destinado principalmente a pessoas que trabalham com documentos, livros, objetos em gerais em museus ou entidades públicas e privadas.

Mais informações: www.faculdadesaoluiz.edu.br ou (47) 3396-7919.
Fonte: IRaoPOVO.com.br

Centenário da Diocese de Taubaté

"Foi maravilhosa a festa do Centenário da Diocese de Taubaté. Vivi cada minuto com fé e devoção. Nosso bispo, Dom Carmo, foi muito feliz em sua homilia. Pe. Kleber foi iluminado na preparação da liturgia. Pe Geraldo acertou em tudo na organização geral, principalmente na queima de fogos, que durou cerca de 15 minutos. Os shows encerraram a festa. Até o Pe. Zezinho, que estava de aniversário ontem, deslocou-se da festa dos 100 anos da arquidiocese de São Paulo e veio festejar conosco. Estiveram presentes o Dunga e Banda Canção Nova, Sílvio Brito, Pe. Marlon e também Pe. Fábio de Melo, que encerrou a festa."

Texto: Pe. Joãozinho Almeida, scj
diretor da Faculdade Dehoniana, em Taubaté

Jovens religiosos de SC enviam carta a bispos do norte


Queridos DOM ERVIN, DOM FLÁVIO, DOM JOSÉ LUIZ

Perguntamos-nos: que tempo é este em que vivemos? É tempo de fazer ressoar a voz de Deus que lateja em nossas cordas vocais... Fazer soar alto nosso grito para que possamos denunciar as incoerências e quebrar as estruturas malignas, para então fazer acontecer o Projeto Salvador!
Para que sejamos líderes convictos e ousados, hoje e sempre, precisamos entregar nossa vida não só ao Projeto de Jesus, mas a tudo o que procede de seu seguimento como a calúnia, a perseguição, à oposição de valores e a dor se ver invadido no próprio espaço, encurralados entre nosso desejo de mudança e de concretização do Reino e as forças malignas que gritam e avançam sobre nós.
Nossa voz quer ser mais forte... Alguns líderes natos ungidos por Deus fazem isso, gritam e denunciam a presença do mal. E para nos jovens, esse é o testemunho que faz arregaçar as mangas tomar o arado e não olhar para trás. São estes os grandes líderes que abrem a boca para calar o mal... E são os mesmos que vêem sua vida ameaçada em nome de Jesus! Mas não queremos ficar apenas olhando e torcendo para dar tudo certo, queremos estar junto na luta! Dizer que também temos voz e vamos gritar!
Nos dias 22 a 25 de Maio, Feriado de Corpus Christi, estivemos reunidos em Jaraguá do Sul -SC, os/as religiosos e religiosas Jovens da CRB Regional de Florianópolis, para como objetivo aprofundar o tema: Vida Religiosa Consagrada: Espiritualidade, Missão e Gestão, com assessoria de Padre Inácio Neutzling, Jesuíta, éramos um grupo de 56 religiosos de 13 Congregações diferentes.
E neste encontro despertamos para mais uma face do seguimento, a perseguição em confronto do anúncio da vontade de Deus e entendemos que cada um, uma, de nós deve ser profeta, e não pode ficar escondido, assim como uma lâmpada não fica debaixo da cama.
Assim resolvemos escrever esta carta em forma de solidariedade a sua pessoa, sua missão e empreendimento. Queremos dizer que o Projeto de Jesus Salvador acontece hoje, por teu ser, agir, missão. Que testemunhamos tua presença profética e que apoiamos tua ação. Afirmamos ainda que nós religiosos e religiosas jovens temos imensa honra em saber de tua ação e ainda que junto de ti existem lideranças cristãs igualmente ameaçadas que contigo fazem acontecer o projeto de Deus. E por que temos a mesma causa é que queremos estar junto nessa empreitada, não como presença vazia, mas como uma presença repleta de sede de que o Projeto salvador aconteça entre as pessoas. Com desejo de que as forças malignas tremam ao ver quão grande é nosso Deus!
Rezamos por ti e por aqueles que caminham contigo, pedimos por suas vidas e pelo projeto, enviamos nossa força, nossa admiração, solidariedade e ternura. Estamos contigo, amigo, apoiamos tuas iniciativas. Receba nosso abraço solidário e alegre, com a certeza de que o Senhor triunfará, mesmo quando o mundo pensa o contrário!

Em nome de todos/todas os religiosos/religiosas Jovens de SC

Ir. Janice OLivete De Bona – Salvatoriana
Equipe de Coordenação do JUNINTER 2008
Campo Alegre, 28 de Maio de 2008.

JUNINTER 2008
Jaraguá do Sul – SC
22 a 25 de Maio de 2008
Vida Religiosa Consagrada: Espiritualidade, Missão e Gestão

Congregações participantes:
Dehonianos, Divina Providência, Irmãs de Santa Elizabete, Fraternidade Franciscana Santa Clara, Franciscanas de São José, Salvatoriana, Capuchinhos, Irmãos Maristas, Franciscana de Maria Auxiliadora, Fraternidade Esperança, Missionários do Sagrado Coração, Catequistas Franciscanas, Irmãzinhas de Imaculada Conceição

Arquidiocese de SP celebra centenário



Em comemoração ao centenário de criação da arquidiocese de São Paulo (1908 – 2008), festejado neste domingo, 8 de junho, milhares de fiéis se reuniram no Estádio do Pacaembu, na capital paulista.
As atividades iniciaram às 13h, com show de evangelização, e em seguida aconteceu uma Missa Solene, presidida pelo Núncio Apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri, e concelebrada pelo Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer e outros bispos e sacerdotes presentes.
Já no início da celebração solene, o bispo auxiliar de São Paulo, Dom Luiz Stringhini, leu a mensagem do Papa Bento XVI para a ocasião.
Em sua mensagem, o Papa expressou seu desejo de unir-se "ao jubiloso canto de Ação de Graças ao Senhor, pelos abundantes frutos de vida cristã com os quais quis abençoar esta querida Igreja local".
O Santo Padre destacou o momento de "verdadeira festa" em que se encontrou com a juventude latino-americana, em sua visita ao Brasil, em maio do ano passado, enfatizando a fé do povo que se permite conduzir por Jesus Cristo. E encerrou, falando de suas "fervorosas preces a Deus Todo Poderoso, a fim de que esta significativa celebração anime todas as forças vivas desta Igreja local a um marcado protagonismo evangelizador, na proclamação assídua da Palavra de Deus, através do impulso apostólico de todos, jovens ou menos jovens".
Em seguida, Dom Odilo acolheu a todos os bispos e autoridades presentes no estádio para a festividade. Manifestou seu agradecimento ao Papa e afirmou a unidade ao Sumo Pontífice e às suas intenções, recordando que as palavras ditas pelo Papa aos jovens "ainda ressoam neste estádio e nos nossos corações". Ressaltou tambem outras arquidioceses do estado e do Brasil que celebram seu jubileu este ano.
Na homilia Dom Lorenzo Baldisseri, falou da importância desta celebração, afirmando que "cem anos, não se constroem em um dia", mas que foi o trabalho de inúmeros arcebispos, religiosos e religiosas que construíram a sociedade com raízes cristãs.
Ressaltou que, mesmo com os enormes desafios sociais, que parecem maiores atualmente, temos "a perspectiva vibrante da esperança cristã de quem acredita em Cristo".
Dom Lorenzo apontou "o encontro com Cristo" como o "momento decisivo para o início da epopéia evangelizadora de Paulo", e disse que este encontro com Jesus se apresenta como uma resposta às profundas aspirações que o homem busca.
E com o convite a todos os fiéis para lerem os livros da Bíblia, escritos pelo apóstolo, o Núncio Apostólico concluiu dizendo que a partir de hoje São Paulo é o patrono de todos os paulistanos, "o modelo de santidade que leva em seu testemunho os cidadãos aos grandes valores humanos e cristãos que hoje, mais do que nunca são necessários à sociedade".
Após a Missa uma carreata saiu do estádio, levando a imagem de São Paulo Apóstolo, até a Catedral da Sé.

O Santuário São Judas Tadeu é a presença dehoniana na Arquidiocese.






Fonte: Região Episcopal Ipiranga SP

Jubileu de Ouro Sacerdotal - pe. Augusto Cesar Pereira scj


Convite de pe. Augusto Cesar Pereira à celebração de 50 anos de vida sacerdotal do pe. Augusto Cesar Pereira, que atualmente pertence à comunidade do Santuário São Judas Tadeu, de Sâo Paulo SP.



A paz e a bênção do Amor!
Comunico-me com vocês para encaminhar-lhes esta circular portadora de convite especial. Circular é semelhante ao sangue que circula em nossas veias e mantém a vida. Quero fazer circular esta mensagem entre vocês num abraço que envolva a todos e os faça unidos comigo no sentimento de ação de graças e de louvores a Deus pelos meus 50 anos sacerdotais como padre dehoniano a serviço da Igreja, do povo de Deus, e nos últimos anos desta comunidade. Quero prestar homenagem à participação de vocês em nossa comunidade como pessoas que testemunham a vida, as atividades, o serviço da caridade, o sustento e mantêm a integração do espírito fraterno entre nós. Em conjunto com os padres, vocês são a base e a força da ação pastoral do nosso Santuário.
Este convite não é uma simples formalidade. A presença de vocês no meu Jubileu de Ouro Sacerdotal irá testemunhar esse nosso espírito fraterno, no momento também marcante de nossa paróquia que há 68 anos é prestadora de serviço religioso ao povo de Deus.
Se acharem minhas razões válidas, convido-os com especial afeto para participarem da ação de graças ao Coração de Cristo, por intercessão do venerável Padre Dehon e do casal José e Maria e de São Judas Tadeu Apóstolo e Mártir.

Data – 15 de junho de 2008
Domingo – 15 horas
Local – Paróquia/Santuário São Judas Tadeu (igreja nova)

Recebam minha bênção jubilar que estendo para suas famílias!
Pe. Augusto César Pereira,scj
Paróquia/Santuário São Judas Tadeu
PS – Se alguém resolver me dar presente, troque por comida aos pobres.

07 junho 2008

Jornada Mundial da Juventude: contagem regressiva



A Jornada Mundial da Juventude acontece de 15 a 20 de julho de 2008, em Sydney, sudeste da Austrália


O tema, escolhido pelo papa Bento XVI, é: "Recebereis uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós; e sereis minhas testemunhas" (At 1, 8 )



A programação oficial da JMJ2008 prevê diversas atividades. Acontece desde julho do ano passado a Jornada da Cruz e do Ícone de Maria, por diversos locais. Já de 10 a 14 de julho de 2008, estão programados diversos eventos na nas Dioceses, um Festival Jovem com exibições e performances durante a Jornada Mundial, além de sessões de catequeses com bispos internacionais , a presença do papa Bento XVI, uma Via-Sacra pela cidade, uma Peregrinação na pista de corrida de Randwick e uma Vigília Noturna. O encontro internacional deve ser encerrado com uma Missa celebrada por Bento XVI, no dia 20 de julho.




Os peregrinos, que já somam mais de 200 mil jovens, serão acomodados em hotéis, campings, casas, escolas e salões paroquiais, segundo a organização.

O que é uma Jornada Mundial da Juventude?
A Jornada Mundial da Juventude é a semana de eventos da Igreja Católica para os jovens e com os jovens. Ela reúne milhares de jovens do mundo todo para celebrar e aprender sobre a fé católica e para construir pontes de amizade e esperança entre continentes, povos e culturas.
Inspirado por grandes encontros de jovens do mundo em eventos especiais ocorridos no Domingo de Ramos em Roma em 1983 e 1984, o Papa João Paulo II estabeleceu a Jornada Mundial da Juventude como um evento anual e um meio para alcançar a nova geração de católicos e propagar os ensinamentos da Igreja. Em intervalos de dois ou três anos, a jornada acontece em um determinado país, que recebe os peregrinos para atividades em comum. A Jornada da Juventude acontece todos os anos as diversas dioceses da Igreja pelo mundo.


Mais informações no site oficial: http://www.wyd2008.org/ ou pelo site brasileiro http://www.jmjbrasil.com.br/

Encontro Internacional de Educadores Dehonianos - Espanha


Acontecerá de 14 a 23 de julho próximos o 2º Encontro Internacional de Educadores Dehonianos, em Salamanca (Espanha).
O Encontro terá como objetivo refletir sobre o compromisso social inerente ao nosso apostolado educacional. Desde Salamanca – 2001 temos um Projeto Educativo Dehoniano (PED – cf. Studia Dehoniana nº 45). A terceira parte deste projeto será o tema específico deste novo encontro: Adveniat Regnum tuum . Um coração aberto para educar .

Este encontro está dirigido a leigos e religiosos envolvidos no mundo da educação como, por exemplo, pastoral educativa, professores, capelães em centros universitários e outras atividades educacionais típicas de vossa província.
Para maiores informações, acessar a página web: http://www.dehon.it/


"Aprendemos no Coração de Jesus as melhores lições sobre educação. Que Maria a educadora do Mestre nos inspire nestes trabalhos de preparação. Agradecemos vossa preciosa colaboração e prece", diz texto assinado por p. Cláudio Dalla Zuanna. conselheiro geral e um dos responsáveis pelo encontro.

05 junho 2008

Dia do Meio Ambiente


Depois de reduzir seu consumo, evitar embalagens desnecessárias e reutilizar o que for possível (ou encaminhar a quem reutilize), você ainda tem vários materiais para destacar, certo?


O descarte correto é responsabilidade de todos: indústrias, governo e consumidores. A nós consumidores cabe consumir com responsabilidade e entregar nos pontos corretos cada material que não desejamos mais.


O primeiro passo é separarmos o lixo orgânico (resto de frutas, verduras, comidas) do lixo não orgânico. O orgânico pode ser, em parte, compostado na própria residência (mesmo em apartamentos ).


Em seguida, podemos separar os itens recicláveis como plástico, vidro, papel e metais. Se sua rua ou seu condomínio não tém a coleta seletiva, contate uma cooperativa de catadores e entregue os materiais diretamente a eles.

A separação de materiais para reciclagem gera renda para muitas famílias atualmente.

As caixas de tetrapak devem ser separadas junto com papéis, pois a primeira etapa de sua reciclagem é a retirada da celulose.


O isopor junto com os plásticos, pois é uma resina plástica expandida. Há raras iniciativas de reciclagem de isopor no país. Como é um material muito leve, nem sempre os catadores ou cooperativas de reciclagem se interessam por retirá-lo. Informe-se em sua cidade sobre qual o melhor encaminhamento para este material.

Evite, contudo, colocar o isopor junto com o lixo comum. Ele se parte e esfarela com facilidade, espalhando suas bolinhas por grandes áreas, contaminando solo e rios.Restos de cerâmicas, louças e materiais de obra como madeira, tijolos e telhas quebradas devem ir para uma recicladora de entulho. Se não existir uma próxima, encontre pelo menos um aterro legalizado para depositá-los.

Outra solução é utilizá-los para pavimentação de trechos em terra, fragmentando-os manualmente ou com um trator.Pilhas, baterias e lixo eletrônico também precisam de uma destinação especial. No caso das pilhas e baterias os fabricantes são obrigados a recolhê-las. Isto ainda não acontece para aparelhos usados de TVs, vídeocassetes, computadores ou para os eletrodomésticos velhos.

O lixo eletrônico está se tornando um problema mundial pois é de difícil tratamento já que contém metais pesados e plásticos duros não reaproveitáveis.Lâmpadas também precisam de um descarte específico. Elas reúnem metal e vidro e as fluorescentes contêm mercúrio, altamente tóxico. Quando se quebram, o mercúrio se espalha pelo solo e pelo ar.

Em muitos casos, os consumidores não têm opções para correto encaminhamento. O que podemos fazer é tentar encontrar soluções individuais, pressionar os governos e as indústrias para que construam soluções adequadas e até mesmo boicotar a compra de itens enquanto um correto descarte não exista para eles no final de sua vida útil.


O maior poder está mesmo em nossas mãos: o de opção ou não de compra.

Vamos exercê-lo?


Fonte: Banco do Planeta

Ação entre amigos - resultado da rifa dos seminaristas

1) 36437 - Marcelo Chapieski - Convento SCJ - Brusque, SC
2) 03811 - Marlene Cavalli - Ponta Grossa, PR
3) 16409 - Empresa de Terraplanagem Zucco LTDA - Brusque, SC
4) 23250 - Família Mittelstaed - Crissiumal, RS
5) 00660 - Salete M. I. Foggiatto - Jaraguá do Sul, SC

04 junho 2008

Nota da CNBB sobre áreas flagradas com trabalho escravo

A CNBB acompanha com grande interesse os trabalhos do Congresso Nacional, sobretudo os que têm dimensão social. Desse modo, está atenta à votação, em segundo turno, da Proposta de Emenda Constitucional PEC – 438/2001, relativa às áreas flagradas com trabalho escravo.
A escravidão é uma prática abominável que a Igreja no Brasil, pela voz de alguns Bispos e, de modo sistemático e documentado, pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), vem denunciando desde a década de 1970.
O Estado Brasileiro reconheceu a gravidade da situação quando, em 1995, foi criado o Grupo Móvel do Ministério do Trabalho para fiscalizar e combater essa prática criminosa. O mesmo se diga da criação, em agosto de 2003, da Comissão Nacional Para a Erradicação do Trabalho Escravo - CONATRAE, órgão colegiado vinculado à Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República com a função primordial de monitorar a execução do Plano Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo.
No entanto, mesmo a criação de tais instrumentos não foi capaz de erradicar esta vergonha nacional. Somente no ano de 2007, foram registradas pela CPT 265 ocorrências de trabalho escravo em todo o Brasil, envolvendo 8.653 trabalhadores. Destes o Ministério do Trabalho resgatou, em suas ações de fiscalização, 5.974 trabalhadores. Desde o ano de 1995, quando foi instituído o Grupo Móvel, até o final de 2007, foram libertadas 26.951 pessoas. Nesse período, a Comissão Pastoral da Terra registrou denúncias envolvendo mais de 50 mil trabalhadores ‘aprisionados por promessas’, obrigados a trabalhar em fazendas, carvoarias e canaviais, tratados pior que animais e impedidos de romper a relação com o empregador.
No âmbito do Congresso Nacional, em 1/11/2001 foi apresentada Proposta de Emenda à Constituição pelo Senado estabelecendo a pena de perdimento da gleba onde for constada a exploração de trabalho escravo (PEC 438/01). Essa Proposta foi aprovada pelo Senado em 2003, e pela Câmara dos Deputados, em primeiro turno, no dia 11 de agosto de 2004, após a comoção nacional provocada pela chacina dos Auditores Fiscais do Ministério do Trabalho e de seu motorista, em Unaí, em 28 de janeiro de 2004. Incompreensivelmente, a partir daí não se deram outros passos significativos. Agora, depois de muitas manifestações da sociedade civil, a PEC 438/2001 volta à pauta para ser votada em segundo turno.
Se o desrespeito à função social da propriedade da terra já é, segundo a Constituição, motivo suficiente para sua possível desapropriação, o uso da propriedade como instrumento para escravizar o próximo é crime absolutamente intolerável contra a dignidade e contra a vida. Nada mais justo que os que praticam esse crime venham a perder sua propriedade, sem compensação, para que o Estado lhe dê destinação apropriada, especificamente, para a reforma agrária!
Desta forma, a aprovação da PEC 438/2001 é um imperativo ético e moral da consciência cidadã e, para os cristãos, uma exigência de coerência com os ensinamentos do Evangelho de Jesus. Assim, a CNBB soma-se ao clamor nacional para que se ponha um fim a tamanha agressão à pessoa humana.
São 120 anos da abolição da escravidão no Brasil, 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O tempo é propício para se decretar a segunda abolição da escravidão no campo brasileiro por meio da aprovação desta PEC.
Confiamos no espírito público do Congresso Nacional, no senso de justiça e de valorização da pessoa humana de nossos Parlamentares. A aprovação da PEC 438/2001 será uma excelente contribuição para que seja varrida de nosso horizonte uma vergonha que tanto desonra o Brasil. A Campanha da Fraternidade deste ano nos conclamou a escolher a vida. Escolhe, pois, a Vida! - é o que esperamos de cada membro da Câmara dos Deputados.

Brasília, 04 de junho de 2008

Dom Geraldo Lyrio Rocha
Arcebispo de Mariana
Presidente da CNBB


Dom Luiz Soares Vieira
Arcebispo de Manaus
Vice-Presidente da CNBB


Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário-Geral da CNBB

03 junho 2008

Filosofia e Sociologia são obrigatórias no Ensino Médio

O presidente da República, em exercício, José Alencar, sancionou nesta segunda-feira, 2/06, a lei que torna obrigatório o ensino das disciplinas de sociologia e filosofia nas escolas de ensino médio, públicas e privadas. A lei foi aprovada primeiro na Câmara dos Deputados, onde o projeto começou a tramitar em 2003, e no dia 8 de maio deste ano, no Senado.

A inclusão de sociologia e filosofia no currículo do ensino médio não é novidade para os sistemas estaduais. Em 21 de agosto de 2006, a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE) publicou uma resolução orientando as redes estaduais de educação, que são responsáveis pelo ensino médio, sobre a oferta das duas disciplinas. A Resolução nº 4/2006, da Câmara de Educação Básica/CNE, ofereceu aos sistemas duas alternativas de inclusão: nas escolas que adotam organização curricular flexível, não estruturada por disciplinas, os conteúdos devem ser tratados de forma interdisciplinar e contextualizada; já para as escolas que adotam currículo estruturado por disciplina, devem ser incluídas sociologia e filosofia. A resolução deu aos sistemas de ensino um ano de prazo para as providências necessárias.

Fonte: MEC

02 junho 2008

Centro da vida é sentir como Coração de Cristo palpita, assegura o Papa

Bento XVI convida a experimentar como o Coração de Cristo palpita de amor, pois esta experiência constitui o centro da vida e a força em meio às dificuldades.
Este é o conselho que ele deixou a todos os fiéis neste domingo, primeiro dia do mês de junho, tradicionalmente dedicado ao Coração de Jesus, em sua alocução dirigida a milhares de peregrinos congregados na Praça de São Pedro, no Vaticano.
O Coração de Cristo, esclareceu, é o "símbolo da fé cristã, particularmente amado, tanto pelo povo como pelos místicos e pelos teólogos, pois expressa de uma maneira simples e autêntica a ‘boa notícia’ do amor, resumindo em si o mistério da encarnação e da Redenção".
A devoção ao Sagrado Coração recebeu um impulso decisivo com as aparições de Cristo à religiosa francesa da Visitação, Santa Margarita Maria Alacoque (1647-1690).
Explicando o sentido dessa devoção, o bispo de Roma explicou que "desde o horizonte infinito do seu amor, de fato, Deus quis entrar nos limites da história e da condição humana, tomou um corpo e um coração, para que possamos contemplar e encontrar o infinito no finito, o Mistério invisível e inefável no Coração humano de Jesus, o Nazareno".
Esta mensagem, reconheceu, constitui o centro dos ensinamentos que ele está transmitindo com seu pontificado.
Sua primeira encíclica, Deus caritas est, tem como ponto de partida "o olhar dirigido ao lado transpassado de Cristo". "E este centro da fé é também a fonte da esperança pela qual fomos salvos", tema de sua segunda encíclica, Spe salvi.
Falando desde a janela dos seus aposentos, o pontífice reconheceu que "toda pessoa precisa de um ‘centro’ para sua própria vida, um manancial de verdade e de bondade ao qual recorrer frente à sucessão das diferentes situações e no cansaço da vida cotidiana".
"Cada um de nós, quando faz uma pausa em silêncio, precisa sentir não somente o palpitar do coração, mas, de maneira mais profunda, o palpitar de uma presença confiável, que pode ser percebida com os sentidos da fé e que, no entanto, é muito mais real: a presença de Cristo, coração do mundo".
Por este motivo, no mês de junho, ele convidou a renovar o amor ao Coração de Cristo, tendo presentes as intenções de oração que o próprio Bento XVI propôs a toda a Igreja.