Em comemoração ao centenário de criação da arquidiocese de São Paulo (1908 – 2008), festejado neste domingo, 8 de junho, milhares de fiéis se reuniram no Estádio do Pacaembu, na capital paulista.
As atividades iniciaram às 13h, com show de evangelização, e em seguida aconteceu uma Missa Solene, presidida pelo Núncio Apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri, e concelebrada pelo Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer e outros bispos e sacerdotes presentes.
Já no início da celebração solene, o bispo auxiliar de São Paulo, Dom Luiz Stringhini, leu a mensagem do Papa Bento XVI para a ocasião.
Em sua mensagem, o Papa expressou seu desejo de unir-se "ao jubiloso canto de Ação de Graças ao Senhor, pelos abundantes frutos de vida cristã com os quais quis abençoar esta querida Igreja local".
O Santo Padre destacou o momento de "verdadeira festa" em que se encontrou com a juventude latino-americana, em sua visita ao Brasil, em maio do ano passado, enfatizando a fé do povo que se permite conduzir por Jesus Cristo. E encerrou, falando de suas "fervorosas preces a Deus Todo Poderoso, a fim de que esta significativa celebração anime todas as forças vivas desta Igreja local a um marcado protagonismo evangelizador, na proclamação assídua da Palavra de Deus, através do impulso apostólico de todos, jovens ou menos jovens".
Em seguida, Dom Odilo acolheu a todos os bispos e autoridades presentes no estádio para a festividade. Manifestou seu agradecimento ao Papa e afirmou a unidade ao Sumo Pontífice e às suas intenções, recordando que as palavras ditas pelo Papa aos jovens "ainda ressoam neste estádio e nos nossos corações". Ressaltou tambem outras arquidioceses do estado e do Brasil que celebram seu jubileu este ano.
Na homilia Dom Lorenzo Baldisseri, falou da importância desta celebração, afirmando que "cem anos, não se constroem em um dia", mas que foi o trabalho de inúmeros arcebispos, religiosos e religiosas que construíram a sociedade com raízes cristãs.
Ressaltou que, mesmo com os enormes desafios sociais, que parecem maiores atualmente, temos "a perspectiva vibrante da esperança cristã de quem acredita em Cristo".
Dom Lorenzo apontou "o encontro com Cristo" como o "momento decisivo para o início da epopéia evangelizadora de Paulo", e disse que este encontro com Jesus se apresenta como uma resposta às profundas aspirações que o homem busca.
E com o convite a todos os fiéis para lerem os livros da Bíblia, escritos pelo apóstolo, o Núncio Apostólico concluiu dizendo que a partir de hoje São Paulo é o patrono de todos os paulistanos, "o modelo de santidade que leva em seu testemunho os cidadãos aos grandes valores humanos e cristãos que hoje, mais do que nunca são necessários à sociedade".
Após a Missa uma carreata saiu do estádio, levando a imagem de São Paulo Apóstolo, até a Catedral da Sé.
O Santuário São Judas Tadeu é a presença dehoniana na Arquidiocese.
Fonte: Região Episcopal Ipiranga SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário