Os esquecimentos constantes podem nos converter em pessoas irritáveis e com pouca confiança em nós mesmos. As "distrações" com o tempo minam nossa auto-estima e conduzem nosso comportamento em direção a um caminho sem retorno. Algumas vezes porque se assume esse ponto de nossa personalidade, outras porque pensamos que é o aviso de alguma doença. No entanto, os esquecimentos também são produto de muitas preocupações, muitas coisas na cabeça das quais precisamos dar conta e isso causa um lapso que torna o dia a dia ia mais pesado.
Relação entre memória e descanso
Um estudo realizado pelo Centro para a Pesquisa do Cérebro e do Comportamento da Universidade de Haifa, em Israel, demonstrou que uma sesta de 90 minutos reforça o processo da consolidação da memória no longo prazo.
A pesquisa, publicada na revista científica "Nature Neuroscience", revela que uma "cochilada" à tarde muda o curso da fixação da lembrança no cérebro.
"Continuamos sem conhecer o mecanismo exato do processo de memória durante o sono, mas os resultados deste estudo sugerem a possibilidade de que se pode acelerar a consolidação da memória e, no futuro, poderemos fazê-lo de forma artificial", diz o professor Avi Karni, da Universidade de Haifa.
Um experimento revelou que a consolidação da memória se acelera com o sono. "Esta parte do estudo mostrou, pela primeira vez, que o sono durante o dia pode reduzir o tempo no qual a memória se transforma em imune a interferências e esquecimentos. Em vez de 6 ou 8 horas, o cérebro consolida a memória durante 90 minutos de sesta", explica o pesquisador.
Fonte: Agência EFE / Yahoo
Nenhum comentário:
Postar um comentário