27 junho 2008

Dia Mundial de Combate às Drogas

Hoje o mundo em que vivemos tem a oportunidade de refletir so­bre o flagelo das drogas. Um tema polêmico e muitas vezes evitado, principalmente no ambiente familiar. A presença destas substâncias nas casas, seja na sua forma mais simples que é o álcool tornou-se trivial. Está historicamente enraizado na cultura, por isso há resistência em falar sobre o assunto. Outros até se iludem achando que todo tipo de droga deveria ser legalizado, refletindo a normalidade aparente do tema.
Por outro lado, os problemas rela­cionados ao uso e abuso de drogas estão se tornando mais freqüentes no nosso dia-a-dia, como assaltos, acidentes de trânsito, crianças e adolescentes fazendo uso de bebi­das alcoólicas em praças públicas, evasão escolar, abandono de em­prego etc. Nestes casos, podemos observar famílias que sofrem em segredo, por medo ou insegurança de partilhar seu problema.
A linha entre o encanto da novida­de proporcionada pelo uso e a de­pendência é muito tênue, ou seja, é muito rápido o usuário passar de iniciante para dependente, significando, assim, sua escravidão e fraqueza perante a droga. É preci­so entender que o dependente quí­mico precisa de ajuda para ser li­bertado.
O combate das drogas contempla além de ações contra criminalida­de, denúncias contra o tráfico, políticas públicas, formação e in­formação familiar no que diz res­peito a limites, educação, diálogo e relacionamentos respeitosos entre os entes. Como os reflexos da droga atin­gem toda a comunidade, a socie­dade deveria comprometer-se na busca de soluções integradas. As­sim nascem as iniciativas particu­lares ou comunitárias que visam a auxiliar na prevenção e atenção de usuários de substâncias psico­ativas como os grupos de apoio e comunidades terapêuticas que mantêm atividades freqüentes e contam com a ajuda de todos pa­ra continuar os trabalhos.
Quanto antes procurar ajuda, maiores as possibilidades de uma vida saudável na sobriedade.

ONDE ENCONTRAR AJUDA:
Pastoral da Sobriedade
Grupo de Apoio Mãos Amigas
Alcoólicos Anônimos A.A.
Narcóticos Anônimos N.A.
Grupo de Jovens
Casa de Apoio Pe. Aloísio Boeing (47-9992-8237)
Clínica Encontro com a Vida (8808-9169)
Associação Beneficente Novo Amanhã (3371-3842)

Fonte: iraopovo.com.br

Nenhum comentário: