Hoje o mundo em que vivemos tem a oportunidade de refletir sobre o flagelo das drogas. Um tema polêmico e muitas vezes evitado, principalmente no ambiente familiar. A presença destas substâncias nas casas, seja na sua forma mais simples que é o álcool tornou-se trivial. Está historicamente enraizado na cultura, por isso há resistência em falar sobre o assunto. Outros até se iludem achando que todo tipo de droga deveria ser legalizado, refletindo a normalidade aparente do tema.
Por outro lado, os problemas relacionados ao uso e abuso de drogas estão se tornando mais freqüentes no nosso dia-a-dia, como assaltos, acidentes de trânsito, crianças e adolescentes fazendo uso de bebidas alcoólicas em praças públicas, evasão escolar, abandono de emprego etc. Nestes casos, podemos observar famílias que sofrem em segredo, por medo ou insegurança de partilhar seu problema.
A linha entre o encanto da novidade proporcionada pelo uso e a dependência é muito tênue, ou seja, é muito rápido o usuário passar de iniciante para dependente, significando, assim, sua escravidão e fraqueza perante a droga. É preciso entender que o dependente químico precisa de ajuda para ser libertado.
O combate das drogas contempla além de ações contra criminalidade, denúncias contra o tráfico, políticas públicas, formação e informação familiar no que diz respeito a limites, educação, diálogo e relacionamentos respeitosos entre os entes. Como os reflexos da droga atingem toda a comunidade, a sociedade deveria comprometer-se na busca de soluções integradas. Assim nascem as iniciativas particulares ou comunitárias que visam a auxiliar na prevenção e atenção de usuários de substâncias psicoativas como os grupos de apoio e comunidades terapêuticas que mantêm atividades freqüentes e contam com a ajuda de todos para continuar os trabalhos.
Quanto antes procurar ajuda, maiores as possibilidades de uma vida saudável na sobriedade.
ONDE ENCONTRAR AJUDA:
Pastoral da Sobriedade
Grupo de Apoio Mãos Amigas
Alcoólicos Anônimos A.A.
Narcóticos Anônimos N.A.
Grupo de Jovens
Casa de Apoio Pe. Aloísio Boeing (47-9992-8237)
Clínica Encontro com a Vida (8808-9169)
Associação Beneficente Novo Amanhã (3371-3842)
Fonte: iraopovo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário