11 junho 2008

Miguel d’Escoto assumirá presidência da Assembléia da ONU

O sacerdote católico e ex-chanceler da Nicarágua, Miguel d’Escoto Brockmann, 75 anos, assumirá a presidência da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 16 de setembro. Ele substituirá o macedônio Srgjan Derim.
Ao aceitar o cargo, para o qual foi eleito no dia 4 de junho como candidato dos países latino-americanos e caribenhos, sem oposição, d’Escoto responsabilizou, sem mencionar nomes, a conduta de alguns Estados membros da ONU pela perda de credibilidade da ONU “como uma organização capaz de pôr fim à guerra e erradicar a pobreza extrema no nosso planeta”. Ele qualificou como “atos de agressão” as intervenções no Iraque e no Afeganistão.
“Espero que ninguém se ofenda se digo que o amor é o que mais se necessita neste mundo, e que o egoísmo é o que nos levou ao atoleiro em que o mundo se encontra, quase de forma irreversível, a menos que ocorra algo grande”, declarou d’Escoto em entrevista coletiva, admitindo que suas palavras podem soar como um sermão.
D’Escoto foi chanceler do governo sandinista da Nicarágua nos anos 80 do século passado. A presidência da Assembléia de 192 países segue um rodízio por regiões e dura um ano.

Fonte: ALC

Nenhum comentário: