09 agosto 2008

Conflito entre Russia e Geórgia


A região de Tskhinvali, capital do enclave georgiano separatista da Ossétia do Sul, foi cenário neste sábado (9 de agosto) de combates “ferozes” entre forças georgianas e russas, disse Alexander Lomaya, secretário do Conselho de Segurança Nacional da Geórgia. “Neste momento acontecem combates ferozes com os agressores russos”, completou.

As tropas russas travam combates diretos com as unidades governamentais georgianas na Ossétia do Sul para, segundo declaração do presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, “impor-lhes a paz”. “Nossos pacificadores e as unidades que os apóiam realizam nestes momentos uma operação para impor a paz à parte georgiana”, disse.

Medvedev fez estas declarações ao começo de uma reunião no Kremlin com o ministro da Defesa, Anatoli Serdiukov, e o chefe do Estado-Maior Geral das Forças Armadas da Rússia, Nikolai Makarov. A agência oficial russa “Itar-Tass” confirmou que as tropas russas iniciaram o assalto do povoado georgiano de Tamarasheni, situado a poucos quilômetros ao sul da capital da Ossétia do sul, Tskhinvali. Tamarasheni, uma das quatro localidades que formam o chamado “enclave do norte” georgiano, nunca esteve sob controle dos separatistas da Ossétia do Sul e por ela passa a principal estrada da região. No enclave funciona a administração provisória alternativa aos separatistas, liderada por Dmitri Senakov.
Entenda um pouco do conflito - clique aqui

Com informações das agências Efe e France Presse
Foto: Reuters

Nenhum comentário: