08 agosto 2008

Olimpíadas 2008: a China se "abre" ao mundo


Quatro bilhões de espectadores mundo afora acompanharam pela TV; dentro do estádio Ninho do Pássaro, em Pequim, 91 mil vibraram quando o presidente chinês, Hu Jintao, e o presidente do COI, Jacques Rogge, deram início aos Jogos Olímpicos. Foram ao todo 4h08m de festa.

Pontualmente, às 20h08m do dia 8 de agosto de 2008 (pelo horário chinês; 9h08m em Brasília), após a contagem regressiva impressionante de 2.008 percussionistas com tambores fou (instrumento chinês cuja origem remonta à Idade do Bronze), a cerimônia começou. Para os chineses, o algarismo 8 representa a prosperidade.

Na entrada da delegação brasileira, com o iatista bicampeão olímpico Robert Scheidt à frente, destacou-se a alegria espontânea da seleção masculina de vôlei e do triplista Jadel Gregório, já dando seus primeiros pulinhos em solo chinês. Na tribuna, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acenou longamente e foi mostrado pela transmissão internacional.

A China, última das 204 delegações a desfilar, causou comoção ainda acima do esperado graças a uma especial presença ao lado do porta-bandeira Yao Ming, astro da NBA: um menino de 9 anos, sobrevivente do terremoto que abalou a província de Sichuan há dois meses.

Em seu discurso antes da inauguração, o presidente do COI, Jacques Rogge, elogiou a força do povo chinês, mencionando a catástrofe natural. Ao encerrar, porém, fez questão de dirigir-se aos atletas, fazendo um apelo:

- Lembrem-se de que vocês são exemplos para os jovens de todo o mundo. Rejeitem o doping!

Em seguida, o presidente chinês Hu Jintao declarou inaugurados os Jogos Olímpicos e a mesa-tenista chinesa Zhang Yinnin fez o juramento em nome de todos os atletas. Uma torcida de 4 bilhões no mundo inteiro espera que a disputa saudável e o fair-play prevaleçam nos próximos 16 dias.
Texto: G1
"Que o esporte possa ser, mais uma vez, penhor de fraternidade e de paz entre os povos", disse o papa Bento XVI no Angelus do dia 03/08.
"As Olimpíadas são um grande encontro esportivo – o mais importante e esperado em nível mundial", e que podem oferecer à Comunidade internacional "um válido exemplo de convivência entre pessoas das mais diversas proveniências, no respeito pela dignidade comum", completou o papa.
Página especial - Olimpíadas 2008 - clique aqui>>

Nenhum comentário: