08 agosto 2008

Último dia do Capítulo Provincial da BS


No dia 07 de agosto realizou-se o quarto e último dia do XII Capítulo da Província BS. Este dia foi dedicado à apreciação de duas moções aceitas pela assembléia na 10ª sessão capitular bem como aos avisos e encaminhamentos do Governo Provincial. Após discussão nos Grupos de Trabalho e reflexões na plenária, submetidas à votação, os capitulares aprovaram a Moção 1, que propunha dar autorização ao Governo Provincial para negociar a venda do prédio da Escola Apostólica Nossa Senhora de Fátima de Fortaleza, e rejeitaram a Moção 2, que tratava da nomeação de um superior para o Provincialado da Várzea que não fosse o superior provincial nem o ecônomo provincial.

Ao término da sessão, o Padre Provincial passou a palavra ao Pe. Cláudio Weber, Assistente Geral da Congregação, que agradeceu o empenho de todos na realização do Capítulo Provincial e lançou uma proposta de aprofundamento da perspectiva do XXII Capítulo Geral.

Pe. Cláudio ainda salientou a realização dos eventos promovidos pelo Governo Geral no âmbito da formação, do apostolado paroquial, da comunicação e do trabalho educacional, destacando que o atual Governo encaminhará com certa prioridade a continuação de um trabalho intenso na área da formação de formadores. Ao concluir sua fala, Pe. Cláudio destacou que no Capítulo Geral será abordado o tema de um projeto missionário na América Latina que seja desenvolvido pelas províncias latino-americanas, particularmente as brasileiras e a argentina .

Por fim, o Padre Provincial apresentou a proposta de realização de um encontro para confrades de até 10 anos de profissão no qual será repassada a temática do Encontro Latino-americano de Dehonianos Jovens, comunicou aos capitulares que o Pe. Abdias Alexandre revogou o seu pedido de renúncia ao cargo do conselheiro provincial e convidou todos os confrades a celebrarem o jubileu de 50 anos de vida religiosa dos padres João Meijners e Luis Thews presentes na sala capitular e o jubileu de 60 anos de vida sacerdotal do Pe. Leopoldo Ramos.

Agradeceu a presença e a participação de todos os capitulares, após a leitura e aprovação da ata do dia, o Padre Provincial deu por encerrada a sessão capitular e todos se dirigiram para a Capela do Seminário Cristo Rei para a Missa solene de encerramento do XII Capítulo Provincial da BS presidida pelo Pe. Cláudio Weber na qual se celebrou também na intenção dos confrades jubilandos.



Nenhum comentário: