22 dezembro 2006

Nova beata, Albertina tem parentes dehonianos


No último dia 16 de dezembro a Congregação para a Causa dos Santos deu a conhecer nova lista de beatificações a terem lugar em breve. Entre os novos bem-aventurados, está Albertina Berkenbrock, nascida na localidade de São Luiz, paróquia de Vargem do Cedro, a 11.04.1919 e morta, em defesa da castidade, aos 15.06.1931. Ela é prima do P. Renatus Boeing e tia do P. Vilmar Feuser, ambos dehonianos. A paróquia de Vargem do Cedro é atendida pelos dehonianos desde 1921.

Filha de imigrantes alemães, Albertina foi assassinada aos doze anos de idade ao resistir uma tentativa de estupro. O primeiro sinal de santidade de Albertina ocorreu já no dia de sua morte. Segundo consta, o sangue jorrava de seu pescoço sempre que o agressor, ex-empregado do seu pai, aproximava-se do caixão. Ela pode vir a ser a primeira Santa genuinamente brasileira, isto é, nascida em território nacional.

19 dezembro 2006

Nota da CNBB sobre o aumento dos parlamentares

“O que devemos fazer?”
Esta questão era levantada pelo povo que seguia (João Batista), pelos líderes da justiça do seu tempo, pelos que mantinham o poder: o que devemos fazer? João Batista respondia com simplicidade oferecendo critérios éticos de ação para a defesa da dignidade da pessoa humana: a partilha, a justiça e o poder como serviço.
Como nos colocar diante do fato chocante do aumento de salário que os parlamentares decretaram para eles mesmos? O que devemos fazer?
Esta decisão dos membros do Parlamento leva a crescer o fosso entre os legisladores e o povo. Acontece que eles foram eleitos pelo povo para o poder-serviço. Um salário de R$ 24.500,00, diante do salário mínimo de apenas R$ 350,00, sinaliza mais interesses particulares do que a defesa da justiça ou gesto de partilha em solidariedade à população empobrecida. O que devemos fazer hoje?
O fato do aumento do salário dos parlamentares nos convoca a um empenho ainda maior para uma urgente Reforma Política. Precisamos de instrumentos legais para inibir decisões como esta que obscurecem a dignidade da política.
Pedimos neste Natal a luz de Cristo para o nosso País, para a nossa democracia.

Brasília, 15 de dezembro de 2006


Cardeal Geraldo Majella Agnelo

Arcebispo de São Salvador da Bahia

Presidente da CNBB

13 dezembro 2006

Nova direção da Faculdade São Luiz

A Faculdade São Luiz terá novo Diretor Geral a partir de 2007. Com o pedido de afastamento do atual diretor, P. Nivaldo Alves de Souza, que, no próximo ano, estará assumindo funções no Centro de Estudos da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, em Roma (Itália), a Associação Beneficente Coração de Jesus, no dia 5 de dezembro, nomeou o P. Cláudio Márcio Piontkewicz para ocupar o seu lugar.
P. Cláudio é, atualmente, vigário paroquial na Paróquia Puríssimo Coração de Maria, em São Bento do Sul (SC). Ao P. Cláudio toda a comunidade acadêmica acolhe com alegria e lhe deseja muito sucesso em sua gestão.

Pe. Léo no "Hosana Brasil"

Padre Léo Tarcísio scj, fez no dia 9 de dezembro a primeira palestra depois da descoberta de que estava com câncer, em fevereiro deste ano. Mesmo debilitado fisicamente, o sacerdote conseguiu autorização médica para participar do evento Hosana Brasil, na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP).
Enfraquecido, devido às sessões de quimioterapia e radioterapia que enfrenta, o sacerdote testemunha que encontrou forças para evangelizar ao sentir ecoar em seu coração uma frase do apóstolo São Paulo: "Ai de mim, se eu não evangelizar". Viu-se convocado por Deus a anunciar a Palavra através da escrita lançando, no 'Hosana Brasil', o livro "Buscai as coisas do alto", redigido neste período de enfermidade.

Algumas de suas palavras durante a pregação, transcritas pelo site da Canção Nova:

"Quer ser feliz? Busque as coisas do alto. Esta é a grande palavra que Deus trouxe ao meu coração neste tempo. A doença me tirou tudo: não consigo mais andar sozinho, não enxergo direito. Estou cego do olho direito e vejo apenas cerca de 40% com o olho esquerdo. Mas veio ao meu coração: "Ai de mim se eu não evangelizar" (1 Coríntios 9,16b). Se dependesse da minha vontade, eu estaria em todos os eventos que estavam previstos na minha agenda para este ano. Mas não depende de mim. Apesar disso, tem coisas que eu posso fazer. "
Fonte: cancaonova.com

Festa no Santuário N S Conceição - São Luis MA


O festejo de N S da Conceição aconteceu de 08 de novembro a 08 de dezembro, no Santuário N S da Conceição, em São Luis, Maranhão. Foi o terceiro do ano, um festejo 100% religioso, 30 dias de fé, reflexão e devoção. Foram visitadas mais de 5 mil famílias pelos "missionários da Conceição" com a presença da Capelinha N S da Conceição.

Dia 08 dezembro foi o ponto alto da nossa festa, com 7 missas e a Missa festiva no aterro do Bacanga, de onde depois partiu a procissão em direção ao Monte Castelo, chegando pelas 22h15.

No dia 08 dezembro, passaram pelo Santuário cerca de 15 mil pessoas.

Na procissão festiva participaram aproximadamente umas 100 mil pessoas. Nossa gratidão a Deus, ao Pe João Luiz Malnalcich, as equipes de liturgia e de serviço e ao querido povo de Deus por esta linda manifestação de féa Deus, a Jesus e a nossa mãezinha querida, Nossa Senhora da Conceição.

Pe Giovani Pontes scj e Pe Inancio Dalcin scj

08 dezembro 2006

Carta de Natal do Superior Provincial BM

Caros confrades,

Mais um ano está por findar e o advento convida a nos preparar para o retorno definitivo do Senhor, enquanto vamos fazendo memória da vinda primeira do Salvador.
A Igreja lança a campanha para um natal com Jesus, com o objetivo de fazer frente ao natal mercantilista e pagão cada vez mais ousado e agressivo.
Na verdade o nascimento de Jesus inaugura os novos tempos preditos e anunciados pelos profetas e esperados pelo povo. De certa forma pegou desprevenidos Maria e José. Maria fica desconcertada ao receber o anúncio. Não sabe como isto vai se realizar, mas acaba confiando no Senhor. José pensou em abandonar Maria, no entanto, rendeu-se ao conselho do anjo. A humanidade parece não estar pronta para acolher Jesus e o menino acaba nascendo, acalentado pelos animais. Deus surpreende a humanidade escolhendo a companhia dos humildes e estabelecendo na simplicidade a sua tenda no meio de nós.
A singeleza desta história, cantada em verso e prosa, pintada com o imaginário religioso de todos os tempos e culturas, esconde uma fantástica verdade. Deus se fez dom, presente, dádiva. Jamais haverá outro presente igual.
Deixando o habitáculo divino, assumiu a aventura humana com um objetivo bem claro: salvar a humanidade. “E o verbo se fez carne, e habitou entre nós!”
Concretamente esta ousadia de Deus o levou a experimentar não só o encanto da vida, do amor, da ternura, mas especialmente a dor, a incompreensão, o sofrimento e a morte. Seu sangue derramado não foi covardia, mas gesto extremo de amor: deu a sua vida para que tivéssemos vida plena.
Não houvesse ressurreição, nada disto teria sentido. Mas Cristo ressuscitou e nesta verdade se compreende o natal como dádiva, presente, para toda a humanidade.
Natal é, pois, a festa da humanidade, da solidariedade, da partilha. Em uma palavra a festa da ternura e do amor. A ternura e o amor de um Deus que escreveu esta história, envolvendo de maneira privilegiada criaturas maravilhosas como Maria, José, os pastores, mas que quer mesmo nascer e entrar na vida de cada ser humano e da humanidade como um todo.
No dia em que a humanidade descobrir a força e o valor do verdadeiro natal, todos os seus problemas estarão resolvidos.
Um feliz e santo natal com Jesus para todos.

Balanço do ano
Ao terminar mais um ano é hora de rever, avaliar e planejar a vida e as atividades. Tenho a sensação de que cumprimos nosso dever no ano que passou e estamos num caminho de esperança e crescimento. Quero agradecer e louvar a Deus, em nome de todo o conselho provincial, aos trabalhos realizados, com zelo e dedicação, muitas vezes com renúncia e sacrifício. Deus, que tudo sabe, retribua cada um abundantemente com saúde, paz e alegria no Senhor. Ao mesmo tempo em que agradeço, peço total empenho para todos os que se dispuseram a integrar as assessorias provinciais.
Num olhar retrospectivo, agradecemos a Deus pela caminhada feita. A troca do governo provincial, a aprovação do nosso Diretório Provincial, a elaboração do Projeto Apostólico Provincial, a finalização do nosso Plano Trienal, a revisão do Iter Formativo, a parceria celebrada com a Arca da Aliança para a gestão da rádio Difusora. Além disso, poderíamos citar aqui inúmeras ações realizadas em nossas atividades, seja nas casas de formação seja no apostolado paroquial ou em outros serviços ao Povo de Deus.
Em visita aos confrades pela província pude sentir e ver de perto o grandioso trabalho realizado, no cotidiano, e os desafios que permanecem e nos estimulam na criatividade para uma evangelização mais eficaz.
Final de ano é também tempo de transferências. Foi minha primeira experiência, com provincial, de estabelecer mudanças nos quadros de nossas obras. Conversamos e fiquei muito feliz com a colaboração e compreensão de todos os que se dispuseram e aceitaram novos encargos e os que abriram mão de suas funções para assumirem outros trabalhos. Creio que o ‘espírito missionário’, do estar sempre pronto, disponível, desapegado está presente e devemos cultivá-lo também para a missão ‘ad extra’. Neste sentido nos exorta e ajuda a Conferência de Varsóvia, celebrada em maio de 2006, com o tema: Um Coração para a Missão. O V CELAM, com o tema: Discípulos e Missionários de Jesus Cristo, a ser celebrado em Maio de 2007 nos ajuda a aprofundar nosso carisma missionário.
Ao mesmo tempo em que terminamos o ano na alegria e gratidão, nos voltamos para o novo ano com entusiasmo e esperança. Os sinais que nos vem de nossas obras são positivas, de estabilidade e crescimento. Temos boas perspectivas em relação ao ‘complexo educacional São Luiz’, Colégio e Faculdade. O mesmo se diga da ESIC. O Projeto Corupá está bem encaminhado. Estamos reabrindo a Casa Dehon como casa de retiros, ainda que abrigue estudantes de filosofia. Estamos para assumir mais uma paróquia na grande Curitiba. Liberamos, ao menos em parte, um padre para o Serviço da Animação Vocacional e outro para o trabalho social em nossas paróquias. Ainda permanecem situações de pessoas e obras que merecem atenção especial e um processo gradativo de inclusão e otimização.
É sempre animador perceber que temos vocações num tempo de escassez das mesmas. Para o ano, nossos seminários de Rio Negrinho, Crissiumal, Propedêutico e Brusque estão com razoável número (entre 80 e 90). Isto aumenta nossa responsabilidade em acolher estes jovens e oferecer um bom conteúdo formativo e de acompanhamento. Mesmo não tendo postulantes, no próximo ano, em virtude de mais um ano de filosofia, temos jovens vocacionados em todos os demais estágios da formação: 6 noviços, 10 fratres em tirocínio, sendo um no Uruguai, 14 na teologia (dois diáconos).
Diversos são ao confrade que estudam. Temos um padre estudante em Roma e mais um que deverá ir em setembro. Dois padres no mestrado em filosofia e mais um fazendo especialização. Um confrade cursando Administração em Blumenau. Dois confrades farão o Master em Gestão de Negócios e Marketing pela ESIC – Curitiba. Temos ainda um padre terminando a graduação em Psicologia, dois no Curso de formadores do IATES e mais 4 no curso de Aconselhamento (Counseling). Dois formadores farão o curso para Formadores da OSIP em parceria com a Faculdade Dehoniana. Desta forma estamos dando oportunidade para reciclagem e preparação de nossos confrades. Talvez falte apostar também na preparação nos campos do Apostolado Paroquial.
Destacamos ainda o Curso para Ecônomos, em Brusque, logo no início do ano. Temos também um Curso para Párocos, na Argentina, em julho de 2007. Vamos ver se conseguimos mandar ao menos 5 padres que atuam no Apostolado Paroquial. Em Julho de 2006 acontecem as Missões Dehonianas Juvenis, em Botuverá, para o qual conta-se com a colaboração e presença de muitos confrades.
Por fim, chamo atenção para a visita do Superior Geral, logo no início do ano. O programa já foi divulgado. Que todos procurem estar presentes nas reuniões e nas casas quando da passagem do Superior Geral.
Desejo as mais ricas bênçãos de Deus e confio todos à proteção da Virgem Maria.
Com fraternal consideração.
Curitiba, 30 de novembro de 2006.

P. Léo Heck scj, Superior Provincial,

Carta de Natal do Superior Geral

Roma, 1º de dezembro de 2006
“Pois nasceu para nós um menino, um filho nos foi dado” (Is. 9,5)

Caríssimos,

Mais uma vez nos é dado escutar na liturgia do tempo do Natal, este grande anúncio contido nas palavras do profeta Isaías.

Um anúncio que nos enche de alegria porque nos fala de um dom que nos é oferecido, o dom de uma vida que se dá para nós. Nos é dada: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10,10), mas também porque fala a nossa linguagem, faz-se compreensível, se reveste de nossa fragilidade, dúvidas, esperanças, se reveste de nossa “carne”. A “carne” de um menino que nos fala de uma vida indefesa, que não ameaça, dócil, pacífica.
Tal é o caminho escolhido por Deus para falar conosco, para reconciliar consigo o mundo. Esse menino nascido para nós é o anúncio e o mensageiro, o Evangelho e o missionário.
Como não colher neste anúncio a resposta às interrogações e inquietações mais profundas da humanidade? A resposta às perguntas, às vezes angustiantes, de paz, de uma vida digna, de necessidades primárias satisfeitas, de respeito e de amor de tantos irmãos e irmãs? Às interrogações de sentido e de esperança de tantos jovens?
Com admiração abramos o coração a este mistério, demos-lhe espaço a fim de que acolhendo-o possa crescer em nós a vida, a paz, Ele mesmo.

Como Congregação, celebramos neste ano uma Conferência geral com que nos propusemos enfatizar a urgência de difundir o anúncio de que fala Isaías: a Palavra feita carne, o Evangelho chamado Jesus.
Um anúncio que “implica em quem o anuncia, uma relação íntima com a Palavra de Deus que é a própria pessoa de Jesus”, “um estilo de vida sóbria e de partilha”, o “sentir a comunhão fraterna como missão”, o “tomar parte nos sofrimentos do mundo, especialmente dos mais pobres”, o “viver o êxodo de si para levar a autêntica liberdade” (cf. nn. 3-4, Orientações da VII Conferência geral”.

Desde o início da Congregação, P. Dehon, e, depois dele, muitos de nós, fizeram do anúncio do Evangelho o centro de sua vida. Um sincero obrigado a todos os confrades que hoje continuam a fazê-lo e proclamam com entusiasmo a Boa Nova de Jesus que, que com a sua encarnação, veio até nós com coração aberto e solidário. Obrigado, porque assim fazendo acolhemos este “menino nascido para nós”.
Obrigado a todos aqueles que na fragilidade da doença, no sofrimento da dúvida ou da solidão, na fragilidade das condições ou limitações dos meios, continuam sendo anunciadores do “menino nascido para nós” que é também “Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai para Sempre, Príncipe da Paz” (Is. 9,5).
Aproximando-nos do fim deste ano, queremos dizer obrigado também a todos que se empenharam nas iniciativas promovidas no âmbito da Congregação ou em projetos interprovinciais. Além da já citada Conferência geral, queremos lembrar também o curso de formadores do qual participaram 20 jovens confrades de 15 diferentes países, num caminho de crescimento pessoal, de conhecimento de nossa espiritualidade, para ajudar, por sua vez, a outros a seguir o Senhor. Obrigado, de coração, também àqueles que estão comprometidos nas novas frentes missionárias e nas casas de formação internacionais. São sinais que tomamos a sério a urgência do anúncio, um testemunho de que este “filho que nos foi dado” nos leva a crescer como família superando as fronteiras de nossa nacionalidade e culturas.

Estamos diante de novo ano; queremos continuar o caminho empreendido, na confiança que o Senhor caminha conosco e com a Sua presença fará frutificar os nossos passos, as nossas iniciativas e levará a termo as obras de bem iniciadas por Ele e desejadas por nós.
A todos um augúrio: palavras como vida, alegria, admiração, ternura, generosidade, entusiasmo, fraternidade, tornem-se para cada qual uma experiência que reforce o passo no seguimento do “Menino que nasceu para nós”, Jesus nosso Salvador.


F E L I Z N A T A L
P. José Ornelas CarvalhoSuperior Geral e seu Conselho

01 dezembro 2006

1º dezembro - Dia Mundial de Combate à AIDS


Nos 25 anos transcorridos desde que se declarou o primeiro caso de Aids, esta doença mudou o mundo: provocou a morte de 25 milhões de pessoas e infectou a outras 40 milhões, e se transformou na principal causa de morte tanto de homens como de mulheres entre 15 e 59 anos de idade.

A Aids ocasionou o maior retrocesso na história do desenvolvimento humano. Em outras palavras, passou a ser o maior o alvo que mais se almeja a nossa geração.
Durante demasiado tempo, o mundo se negou a reconhecer a situação, mas nos últimos 10 anos a atitude mudou. O mundo começou a assumir a luta contra a Aids com toda a seriedade que merece.

Hoje, somos convidados a refletir mais sobre o problema da AIDS. A Pastoral da DST/AIDS, organismo da CNBB, apresenta o tema "Somos todos dieferentes com direitos iguais" como linha de reflexão para este dia.

28 novembro 2006

Novo portal dehoniano na internet estréia dia 1/12


Nesse próximo dia 01 de dezembro entra no ar o Portal Dehon Brasil com o objetivo de congregar numa só rede as províncias e os sites dehonianos.

A partir de uma iniciativa do pe. Zezinho, scj que adquiriu um aparelho que o tornou provedor, vai se buscar o sint unum na internet. Dessa idéia do pe. Zezinho e aproveitando a iniciativa dos seminaristas da Casa Padre Dehon com o Portal SCJ Brasil, essa realidade está começando a nascer. Os seminaristas Giorgio Sinestri (BM) e José Ronaldo (BC) assumiram essa tarefa sob a supervisão do pe. Reinaldo Braga, scj e todo apoio dos provinciais.

O Portal ainda estará hospedado a princípio no endereço da Casa Padre Dehon, mas logo será acessado pelo www.dehonbrasil.org/

27 novembro 2006

Transferências BC 2007 (oficial)

Lista divulgada pela província BC com as transferências programadas para 2007.

Provincialado
Sai: Fr. José Ricardo Leandro Diniz
Entra: Pe. Darci Dutra ( secretário Prov.)

Paróquia São Judas
Sai: Pe. Jair Rodrigues da Costa

Orfanato São Judas
Sai: Fr. Anderson de Brito, Fr. Ubirajara da Silva Salazar
Entra: Fr. Damião Pereira da Silva

Revista Ir ao Povo
Sai: Fr. Damião Pereira da Silva

Barretos
Sai: Pe. André Luiz Luna Granja, Pe. Tarcilo Back.
Entra: Pe. José Everaldo Germano da Silva - P

Taubaté Convento SCJ
Sai: Pe. Ronaldo Rodolfo Ferreira, Pe. Geovane Inácio dos Santos, Pe. Cristiano F. de Assis, Pe. Antônio José Vilas Boas, Fr. Gesildo Torres Monteiro, Pe. Fábio J. de Melo Silva
Entra: Ir Antônio Galvão de Honorato

Residência dos Teólogos (1o ano)
Entra: Pe. João Veloso Arantes, Pe. Tarcilo Back , Fr. José Ricardo L. Diniz , Fr. João Carlos Paschoalim de Castro, Fr. Marcos César de Oliveira, Fr. Anderson de Brito , Fr. Ubirajara da Silva Salazar, Fr. Victor de Oliveira Barbosa, Fr. Andrei Luiz Marques Lobato, Fr. Silvio José do Nascimento, Fr. Adriano Marques Santiago, Fr. Claudinei F. de Oliveira, Fr. Marcelo Martins, Fr. Manoel de Jesus Fernandes, Fr. Antônio Marcos Damazio e Fr. Valdenir Tadeu da Cunha.

Estiva – Taubaté
Sai: Pe. Gilberto Heleno
Entra: Pe. Geovane Inácio dos Santos

Convívio Vocacional Dehoniano
Sai: Pe. João Veloso Arantes, Fr. Vagno Aparecido Reato, Fr. Victor de Oliveira Barbosa.

Penha
Sai: Pe. Pedro Paulo Dias

Lavras Paróquia
Sai: Pe. Antônio Jezufino Silva Neto
Entra: Pe. Ronaldo Rodolfo Ferreira

Formiga
Sai: Fr. Andrei Luiz Marques Lobato
Entra: Pe. Antônio Vilas Boas

Varginha – Espírito Santo
Sai: Pe. José Everaldo Germano da Silva, Ir. Antônio Galvão de Honorato
Entra: Pe. José Felipe Dalcego – P

Terra Boa - Seminário
Sai: Fr. Ivan Ferreira Costa
Entra: Pe. Antônio Kopitski, Pe. Pedro Paulo Dias , Fr. Vagno Aparecido Reato

Terra Boa – Par.
Sai: Pe. Antônio Kopitski

Araruna
Sai: Pe. Gabriel Hellmann
Entra: Pe. Carlos Martinenghi – P

Jussara
Entra: Fr. Ivan Ferreira Costa

Indianópolis – PR
Sai: Pe. José Felipe Dalcégio, Fr. Silvio José do Nascimento
Entra: Pe. Antônio Jezufino Silva Neto – P

Novo Horizonte do Norte - Paróquia.
Sai: Pe. Darci Dutra
Entra: Pe. Gervásio Linke - P

Novo Horizonte do Norte - Seminário
Sai: Pe. Darci Dutra, Fr. João Carlos Paschoalim de Castro
Entra: Pe. Gervásio Linke

Várzea Grande - MT
Sai: Fr. Marcos César de Oliveira

Lucas do Rio Verde - MT
Sai: Pe. João Heidemann
Entra: Pe. Maurídio Weber – P, Fr. Douglas Jonas Dias

Juara - MT
Entra: Pe. João Heidemann

Brasnorte - MT
Sai: Fr. Douglas Jonas Dias

Tapurah - MT
Sai:Pe. Maurídio Weber
Entra: Pe. Afonso Molinari – P, Pe. Cristiano Francisco de Assis

Ausentes
Pe. André L. Luna Granja, Pe. Fábio J. de Melo Silva, Pe. Juarez de Castro, Pe. Walmor Zucco e Pe. Afonso Maria Oliveira .

Retornam para a BM
Pe. Jair da Costa Rodrigues, Pe. Gabriel Hellmann

Exterior
Sai: Fr. Adriano Marques Santiago (Uruguai), Fr. Claudinei F. de Oliveira (Moçambique)
Entra: Pe. Gilberto Heleno ( estudos - Roma )


TRANSFERÊNCIAS MAR 2007
Casa Sagrado Coração de Jesus
Sai: Fr. Marcelo Martins

Centro Vocacional Dehoniano - MAR
Sai: Fr. Manoel de Jesus Fernandes

Santa Luzia
Sai: Fr. Antônio Marcos Damazio

Santa Inês
Sai: Fr. Valdenir Tadeu da Cunha

NB: A lista completa das transferências do Distrito MAR ainda não foi comunicada no provincialado.
Os noviços que professarão dia 15 de janeiro de 2007 receberão as transferências na última visita do ano do provincial ao noviciado no início de dezembro.

24 novembro 2006

Visita do superior geral à BM


De 08 a 27 de fevereiro, o superior geral, Pe José Ornelas, estará em visita canônica na província BM. Deve visitar praticamente todas as nossas casas, conforme roteiro divulgado hoje aqui no Portal SCJ Brasil - ver documento

O Superior geral deseja encontrar prioritariamente os religiosos e visitar as comunidades. Quando possível, celebra para o povo.
Os encontros com religiosos supõem a presença dos religiosos da área, segundo os antigos setores. Em Rio Negrinho: Planalto de SC e Curitiba; no Noviciado: Corupá , Joinville, Jaraguá do Sul, Nereu Ramos; na Casa Padre Dehon: Brusque, Botuverá, Guabiruba e Vidal Ramos e Comunidade Territorial do Sul do Estado de SC.

23 novembro 2006

Pe Nestor lança "Vida Secreta de Seminarista"


"Antes de deixar a casa dos pais, a saudade já dói. Decidido a partir, o guri sente a garganta apertar. Para enganar o choro, desvia o olhar para os cavalos, os cachorros e a roça, local da lida diária com o pai, a mãe, os manos e as manas. A carroça se afasta e, aos poucos, a casa fica para trás, longe. Ao embarcar no ônibus, ele ganha do pai um abraço e uma recomendação: coragem!"

Essas são as palavras da contracapa do novo livro do Pe Nestor Eckert, "Vida Secreta de Seminaristas", publicado pela S&T Editores.

A obra conta, com o jeito irreverente e próprio do Pe Nestor, como acontece a formação nos seminários, sob a ótica misteriosa que envolve as pessoas.

Mais informações diretamente com o autor pelo e-mail naeckert@terra.com.br

Transferências BM - 2007

Durante a reunião do Conselho Provincial, que aconteceu de 20 a 22 de novembro, foram determinadas as seguintes transferências:

Curitiba - sede provincial
sai: P. Carlos Alberto Rodrigues - entram: P. Sildo César da Costa, Fr. Ademir Wickert, P. Hélio Feuser (até agosto)

Curitiba - Paróquia
sai: P. Fernando Pereira - entram: P. Anésio Dalcastangner P, Fr. Ricardo Barbosa

Curitiba - ESIC
entra: P. Francisco Alves

Rio Negrinho - Paróquia
sai: P. João Hoepers - entra: P. Francisco Hellmann vp

S. Bento do Sul
sai: P. Cláudio Piontkewicz e Fr. Jaime Ludwig - entram: P. Fernando Pereira vp

Corupá Seminário
sai: Fr. Ricardo Barbosa

Jaraguá - Paróquia
sai: P. Sildo da Costa, P. Osnildo Klann, Fr. Sadinei Bruschi - entra: P. Carlos Alberto Rodrigues ,
P. Sérgio Luís da Costa vp

Barra do Rio Cerro
sai: P. Renato Rohr - entra: P. Silvino Hoepers P

Noviciado
entra: P. Antônio Moretti

Brusque - Convento
sai: P. Sérgio da Costa, P. Francisco Hellmann, P. Nivaldo Alves, P. Nestor Eckert, P. Lindolfo Braga - entra: P. Cláudio M. Piontkewicz FSL, P. Arildo José Ferrari E

Brusque - Paróquia
sai: P. Silvino Hoepers, P. Antônio Moretti - entra: P. Ari Erthal P, P. Lindolfo vp

Botuverá
sai: P. Ari Erthal - entra: P. Valério Eller P, P. Flávio Morelli vp

Vidal Ramos e Imbuia
sai: P. Valério Eller - entra: P. Gabriel Hellmann vp

Canasvieiras, Flpolis
sai: P. Flávio Morelli - entra: P. Jair R. Costa P, P. Osvaldo Rech vp

Vargem do Cedro
sai: P. Francisco Alves - entra: P. João Hoepers P

Crissiumal - Seminário
sai: P. Hélio Feuser, Fr. Miguel da Silva - entra: P. Renato Rohr S

Boa Vista do Buricá
sai: Fr. Eduardo Dalabeneta - entra: P. Nestor Eckert vp

Taubaté- Convento
sai: P. Arildo Ferrari, P. Cezar Hammes - entra: Fr. Diomar Romaniv, Fr. Eduardo Dalabeneta, Fr. Miguel da Silva, Fr. Rafael Stiz, Fr. Jaime Ludwig

Maranhão
sai: P. Anésio Dalcastagner - entra: P. Cézar Hammes

Uruguai
sai: Fr. Diomar Romaniv

Moçambique
sai: Fr. Rafael Stiz

Roma – Cúria (Colégio Internacional)
entra: P. Nivaldo Alvez de Souza, P. Hélio Feuser (em setembro)

África - Congo
entra: P. Osnildo C. Klann

Alemanha
sai: Fr. Ademir Wickert

Observações:
a)P. Osvaldo Rech, nomeado vigário paroquial de Canasvieiras, residirá em Rio Tavares, com P. Raulino Bussarello
b)P. Sérgio da Costa residirá na paróquia S. Sebastião, Jaraguá do Sul, em parte liberado para o SAV.
c) P. Nestor Eckert, paróquia de Boa Vista do Buricá, fará animação de pastoral social na área RS.
d)P. Nivaldo Alves trabalhará no Centro de Estudos, em Roma.
e) P. Hélio Feuser participará do Curso Dehoniano para Formadores, em Roma.
f) Fr. Ademir Wickert, da província alemã, estudará Teologia em Curitiba.
g)Os neo-professos de 2007 terão seu destino anunciado mais tarde.

18 novembro 2006

Carta sobre a beatificação de Pe. Dehon


Aos confrades SCJ

Aos membros da Família Dehoniana
Caríssimos Confrades e amigos,


A paz e o amor do Senhor Jesus estejam em seus corações!


Desejo levar a seu conhecimento algumas informações acerca da beatificação de nosso Fundador que nos pedem uma atitude de fé, de comunhão eclesial e de compromisso em nossa missão.


1. Comunicação do adiamento da beatificação de P. Dehon

Nestes últimos dias chegou-nos uma comunicação da Secretaria de Estado do Vaticano confirmando o que já tinha sido comunicado oralmente pela Congregação para a Causa dos Santos (CCS) acerca da beatificação de P. Dehon: que a beatificação dele foi “lungo dilata”, ou seja, adiada sine die.

A carta acentua que esta decisão não questiona a “luminosa” figura do Fundador nem sua “preciosa atividade apostólica”, continuada pela Congregação que ele fundou. O Papa admira tanto o Fundador quanto a Congregação.

O adiamento se deve a circunstâncias do momento, que atrapalham a beatificação, já anunciada por João Paulo II. O motivo do adiamento é a presença de algumas expressões sobre o judaísmo, encontradas nos escritos de P. Dehon e que provocaram reações negativas junto à Santa Sé e à imprensa quando sua beatificação foi anunciada.


2. Caminho interrompido

Para bem entender a situação é necessário ter presente que a CCS concluiu o processo de beatificação de P. Dehon com a leitura do Decreto sobre o milagre, na presença de João Paulo II, a 19 de abril de 2004. Fomos, em seguida, convidados a escolher a data entre as propostas de outubro daquele ano ou abril do ano seguinte. Preferimos a segunda hipótese para poder dispor de mais tempo para uma preparação espiritual do evento. O processo foi assim levado a cabo em nível eclesiástico. Tão somente uma causa externa, a morte de João Paulo II, obrigou a um adiamento da data estabelecida, 24 de abril de 2005, data da coroação do novo pontífice, Bento XVI.

Após algumas acusações de anti-semitismo, publicadas em alguns jornais, e em virtude de iniciativas de bispos e cardeais franceses, foi convocada uma reunião na Congregação para a Causa dos Santos. Nesta reunião, no dia 24.06.2006, participaram representantes da Santa Sé e dois membros da Congregação: o Superior geral e o Postulador geral. Não tendo chegado a um consenso sobre os textos em questão, o assunto foi confiado ao estudo de uma comissão de especialistas da época histórica em questão.

Tal comissão foi constituída em outubro de 2005 com a presença de dois membros indicados pela Congregação. Dita comissão, pelo que sabemos, nunca reuniu-se por completo.

Entrementes, a Congregação preparou e enviou à Santa Sé uma documentação específica sobre o tema do judaísmo nos escritos de P. Dehon. Evitamos entrar em discussões públicas, limitando-nos a informar os confrades. Desta forma, seguimos as orientações da Santa Sé de não criar obstáculos aos estudos em andamento. Desde o início desta situação anômala sempre afirmamos, e continuamos a afirmar, que para nós é mais importante esclarecer histórica e literariamente os textos contestados que chegar à beatificação. Somente após tais esclarecimentos pode-se falar da oportunidade ou conveniência do que fazer.

Após ter tentado, nos meses precedentes, um contato com a Secretaria de Estado, na qual transitava o dossiê, em setembro fomos informados pela CCS que a beatificação tinha sido adiada por tempo indeterminado. Nos contatos com o cardeal Prefeito da CCS e com o novo Secretário de Estado, reafirmamos nossa disposição de esclarecer a questão, pedindo, por outro lado, informação sobre os reais obstáculos neste caminho. A 6 de novembro passado recebemos a comunicação referida confirmando o adiamento da beatificação.


3. Em espírito de fé e de comunhão eclesial

Esta decisão não é positiva para a Congregação. Pelo fato de a beatificação já ter sido fixada, seu adiamento, sem data prevista, lança dúvidas sobre a figura e a obra de P. Dehon.

A Congregação acata a decisão com serenidade e espírito de fé. Sob a ótica da fé, compreendemos que a beatificação nada acrescenta nem tira àquilo que P. Dehon viveu e realizou na Igreja e na sociedade. Muito menos se altera sua posição perante Deus e sua solidariedade pela Congregação no âmbito da comunhão dos santos. Sua beatificação nos ajudaria a situá-lo como modelo e intercessor.

Ao aprovar nossa Congregação, a Igreja havia já reconhecido em P. Dehon um instrumento do espírito para enriquecer a Igreja, com um novo Instituto Religioso, inspirado em sua experiência de fé e em seu projeto de vida. Agradeçamos a Deus pelo dom de P. Dehon e procuremos dar continuidade à herança dele recebida, qual tesouro capaz de renovar a Igreja e a Congregação.

De P. Dehon aprendemos a integrar na comunhão eclesial a diversidade de opiniões, papéis e tarefas. Sem lamentações, continuemos nosso trabalho a serviço do Evangelho, nesta Igreja que amamos. A comunhão eclesial, o Sint Unum, tão caro a P. Dehon, tem mais valor que a beatificação. Nesta comunhão queremos procurar a verdade, mesmo porque, sem esta, não existe unidade.


4. Buscando a verdade na honestidade

Neste sentido, compreendemos a dificuldade em ler os escritos de P. Dehon, abordando temas sensíveis aos tempos atuais, como o racismo e o anti-semitismo. Temos consciência dos limites de P. Dehon, como a falta de uma crítica acurada das fontes que ele cita e o uso de algumas expressões preconceituosas em uso na época.

Não podemos aceitar, porém, como verdadeiras as acusações de anti-semitismo e racismo tais como foram publicadas na imprensa e usadas na argumentação de pessoas da Igreja. Tais acusações não respeitam os princípios elementares do contexto histórico, nem o conjunto do pensamento de P. Dehon e ignoram textos importantes sobre o mesmo assunto.

Necessário se faz lembrar que o objeto de seu pensamento não são os judeus e maçons enquanto tais, que ele cita em lado a lado, muitas vezes, mas a justiça social, o que afasta uma posição racista. Pode-se discordar de sua análise da sociedade mas não é lícito deturpar seu pensamento e deixar de considerar a importância de seus escritos na definição do papel da Igreja no contexto econômico e social daquele tempo.

Sem o medo do passado e a pressão do presente, queremos prosseguir na busca da verdade histórica sobre P. Dehon, num diálogo livre com aqueles que quiserem entender, sem preconceitos, a complexidade da história. Esta é a melhor forma de evitar que sejam as circunstâncias do momento a ditar a leitura que faz do passado. Acreditamos que esta busca da verdade seja a base de todo o diálogo ecumênico e inter-religioso, no qual estamos comprometidos..


5. Sementes a germinar

As questões que criaram esta confusão são detalhes menores na vida e nos escritos de P. Dehon. A riqueza de seu patrimônio espiritual, de seu trabalho social, eclesial e missionário não á ofuscada por interpretações parciais e feitas fora de seu devido contexto.

A Congregação, nestes 130 anos de existência, fez germinar a semente lançada pelo Fundador sem qualquer sinal de racismo ou preconceito. Ao contrário, muitos de seus membros pagaram, até com a vida, a denúncia da opressão e a defesa dos perseguidos, inclusive judeus.

Na vida de P. Dehon e da Congregação, como em toda a Igreja, encontramos limitações e erros que são próprios de pessoas comprometidas com a história e que sujam os pés nos caminhos da humanidade. Olhamos esta tradição com humildade, nobreza e reconhecimento.


Este adiamento pode vir a ser um estímulo a mais para conhecer melhor P. Dehon e para renovar nossa fidelidade a ele. Este é o desafio que se nos depara. Este é um desdobramento de nossa missão. Inspiremo-nos na vida e na obra de P. Dehon para continuar no cumprimento de nossa missão na Igreja.


Fraternalmente, no Coração do Senhor,
P. José Ornelas Carvalho, scj

Superior Geral e seu Conselho

Programação 2007-2009 (Cúria Geral SCJ)

Roma, 15 de novembro de 2006

Aos Superiores Provinciais, Regionais e Distritais

Programação para o período 2007-2009

Caros Superiores,
Depois da VII Conferência Geral e do Encontro dos Superiores (24-26 de maio) em Varsóvia, o Conselho Geral voltou a encontrar-se em Roma a partir de 9 de outubro passado. Uma das tarefas deste período de reuniões era a de concretizar e encaminhar a execução do que foi proposto nesses dois importantes eventos. Sobre o tema Missões será feita uma comunicação à parte, a toda a Congregação. Aqui nos ateremos às resoluções tomadas pelo Governo Geral em vista do cumprimento da nossa Carta Programática até o ano 2009, levando em conta as valiosas sugestões dos Superiores, dadas em resposta às Propostas apresentadas pelos diversos Setores naquele Encontro. Ao comunicar-lhes a programação para o período 2007-2009, convidamos todos a se empenharem intensamente, para que cada etapa do programa possa ser cumprida, e assim, contribuir efetivamente para o crescimento da Congregação na fidelidade à sua missão.

Espiritualidade:
Uma das insistências do Capítulo Geral foi a realização de um estudo mais aprofundado sobre os valores do nosso carisma. Em continuação ao esforço de responder a esse pedido, confiamos à Comissão Teológica a organização de um Seminário sobre nossa Espiritualidade, do qual devem tomar parte, especialistas em teologia e espiritualidade, e formadores. Os outros confrades são convidados a contribuir com seus aportes e sugestões. Este Seminário está previsto para 9 a 15 de março de 2008, em Alfragide, Lisboa, com o apoio da Província Portuguesa. Em nome do Governo Geral, P. Madya Srijanto e P. Gonzalo Arnáiz Álvares farão os encaminhamentos necessários à sua concretização.

Formação
Formação inicial
A formação é a prioridade das prioridades, por isso, após avaliar o Curso de Formadores realizado em 2005-2006, decidimos organizar outro para o Ano Acadêmico 2007-2008, sob a coordenação do P. Gonzalo Arnáiz, em Roma. É importante que as províncias definam imediatamente os candidatos, uma vez que só poderá ser realizado se houver ao menos 12 inscritos. Seguirá uma carta aos Superiores nos próximos dias. Além do Curso, decidimos convocar um grupo de formadores para um encontro de 5 dias, com a finalidade de estudar o andamento da formação na Congregação . P. Cláudio Weber enviará aos interessados as orientações práticas. Também este encontro se realizará em Roma, em novembro de 2007.

Dehonianos no Serviço Paroquial:
Formação permanente
No campo da formação permanente se organizará um curso de três semanas para os religiosos que trabalham em paróquias. Este é certamente o mais vasto campo de atuação dos nossos confrades em muitas províncias, por isso os convocamos a refletir sobre como ser religiosos dehonianos na pastoral paroquial. Programamos dois cursos, um em espanhol-português, outro em inglês. Pedimos à Província Argentina que organize o primeiro em Buenos Aires, de 9 a 27 de julho de 2007; ao Distrito das Filipinas, que se encarregue de coordenar o segundo, a ser realizado em Manila, em julho de 2008. Os contatos serão feitos por P. Cláudio Weber.

Justiça e Paz:
O Governo Geral uniu num mesmo setor a preocupação com a justiça e a paz e o empenho social, consciente da distinção entre os dois campos. A Conferência de Recife dizia: “O compromisso social é dimensão essencial do nosso carisma” (cf. Doc. XVIII).Durante o último encontro reafirmou-se que o acompanhamento deste setor deve ser realizado preferentemente nas áreas geográficas. Além disso, alguns participantes sugeriram mais uma vez, a necessidade de que a Congregação veja a possibilidade de ter ou de filiar-se a uma ONG, como canal de comunicação com os organismos da Comunidade Européia, com a perspectiva de canalizar possíveis recursos para nossas obras sociais. Decidimos dar passos concretos no estudo da questão, sob a coordenarão de P. Zbignew Bogacz, até o próximo Encontro de Superiores, em outubro de 2007.

Comunicação e Cultura
Comunicação
No campo da Comunicação contamos com a iniciativa da ESIC-Madrid para a organização de um congresso sobre P. Dehon e a Comunicação, em novembro do próximo ano. Logo após o congresso se realizará um encontro de 3 dias entre os comunicadores dehonianos, com o apoio da Província Espanhola. P.Cláudio dalla Zuanna enviará as orientações concretas para este evento.

Cultura
Em continuação ao encontro realizado em 2001, em Salamanca, se realizará o 2º Encontro de Educadores, de 14 a 24 de julho de 2008. Uma comissão coordenada por P. dalla Zuanna, com o apoio da Província Espanhola, se encarrega da organização.

Família Dehoniana
Tomou-se a decisão de criar um Grupo de Coordenação, com a finalidade de acompanhar, de modo particular, a formação dos leigos que se sentem chamados a orientar sua vida de acordo com a espiritualidade do Fundador. Os contatos com os possíveis integrantes desse grupo serão feitos por P. Madya.

Estruturas
Uma comissão coordenada por P. Marek Stoklosa apresentará no próximo Encontro dos Superiores a revisão literária e jurídica da Regra de Vida (Constituições e Diretório Geral) – cf. moção 3), as propostas referentes ao sistema de nomeação do Ecônomo Geral (moção 5) e do início do mandato do Superior Geral e seu Conselho, e as alterações nas Normas de Administração dos Bens (NAB), para aprovação ad experimentum da parte do Superior Geral e seu Conselho até o próximo Capítulo Geral (moção 1). Outra questão a tratar é o tema dos abusos sexuais. Não é um assunto fácil de resolver, de modo especial porque em âmbito civil há legislações muito diversas nos diferentes países. No entanto, P. Zbigniew Bogacz se encarregará de reunir subsídios, com a finalidade de preparar um estudo até outubro de 2007. Para isso, pedirá a colaboração aos confrades, particularmente dos especialistas no campo jurídico. Um terceiro trabalho do setor é a organização de um encontro de formação e informação, para os secretários provinciais, a realizar-se em Roma, de 17 a 21 de setembro de 2007. O novo secretário geral, P. Anísio Schwirkowski, e P. Bogacz se encarregam da preparação.

Economia
A fim de qualificar a administração dos nossos bens e recursos, está em andamento a preparação de três cursos, no ano 2007, para os nossos Ecônomos: da América, em Brusque, de 22 de janeiro a 9 de fevereiro; da Ásia, em Palembang, Indonésia, em agosto; da África, em Antsirabé, Madagascar, no mês de setembro. Estes cursos estão sob a responsabilidade de P. Aquilino Mielgo, com a colaboração das Províncias onde se realizam os cursos.

Enfim, chamamos a sua atenção para a tabela anexa – Calendário de Eventos previstos para 2007 a 2009 (documento enviado aos conselhos provinciais) – que mostra um quadro geral dos eventos programados até o fim do mandato, com as datas propostas ou pelo Conselho Geral ou pelo Encontro de Superiores.
Além destes eventos, algumas Áreas Geográficas terão reuniões, encontros e cursos de caráter regional, que contam com nosso franco incentivo e apoio; e as Províncias, Regiões e Distritos realizarão em 2008 os seus Capítulos em vista do XXII Capítulo Geral. Antes de fixar as datas, convém entrar em contato com o Conselheiro que acompanha a Área, para verificar a possibilidade da sua participação.
Fazemos votos de que esta programação nos ajude a ser, cada vez mais, dehonianos em missão, com coração aberto e solidário, à semelhança do Coração de Cristo, de P. Dehon, dos nossos mártires e pioneiros, cuja memória celebramos nestes dias.

P. José Ornelas Carvalho
Superior Geral e Conselho

Estréia filme «A história do nascimento»


"A história do Nascimento" (The Nativity Story), uma produção cinematográfica da New Line Cinema, apresenta o ano na vida de Maria que culmina com o nascimento de Jesus, a visita dos pastores e magos ao estábulo, o brutal massacre de inocentes de Herodes e a fuga de José e Maria com o Menino ao Egito.

Segundo Peter Malone, crítico de cinema de Signis, a associação católica mundial para as comunicações, o filme é interessante tanto para cristãos como para não-cristãos, pois os primeiros recordarão cenas entranháveis e os segundos as descobrirão.

«O roteiro está bem arraigado nos textos bíblicos, tanto na herança do Antigo Testamento como na letra e no espírito das narrações evangélicas da infância» de Jesus, constata Malone.

Desta forma, acrescenta, «oferece um fundo histórico para compreender a Palestina da época e para ver como os personagens foram influenciados pelo seu ambiente, assim como pela dureza das autoridades». O crítico de cinema de Signis reconhece que o lançamento de uma produção com essas características acontece graças ao êxito de bilheteria de «A Paixão de Cristo», de Mel Gibson, que demonstrou a Hollywood que existe um mercado para o cinema de interesse religioso.

A Virgem Maria é levada à tela pela jovem atriz neozelandesa Keisha Castle-Hughes, enquanto Santa Isabel é encarnada pela atriz Irani Shohreh Aghdashloo, e Santa Ana, a Mãe de Maria, pela israelense Hiam Abbass. A diretora do filme é Catherine Hardwicke, Oscar Isaac interpreta São José, e o filme é produzido por Marty Browen e Wyck Godfrey, com roteiro de Mike Rich.

Ele será apresentado em numerosos países em 1º de dezembro. Mais informações em www.thenativitystory.com

Fonte: Agência Zenit

17 novembro 2006

20 de novembro - dia da Consciência Negra


O Dia da Consciência Negra foi instituído em território nacional para ser comemorado em 20 de novembro pela lei nº 10.639, de janeiro de 2003. A mesma lei tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Em mais de 200 cidades, leis municipais determinaram feriado nessa data, segundo a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. É o caso do Rio de Janeiro e São Paulo.

A data de 20 de novembro foi escolhida como o Dia da Consciência Negra por marcar a morte do maior ícone da história dos negros no Brasil. Nesse dia, em 1695, Zumbi dos Palmares foi morto após ter sido denunciado por um companheiro e capturado pelos portugueses, dando fim ao Quilombo dos Palmares, o maior do país, situado em Alagoas, que chegou a abrigar mais de 30 mil negros.

16 novembro 2006

Nota de Falecimento: mãe da Ir. Edna

Faleceu nesta quinta-feira, dia 16 de novembro, a Sra Laura Martins Bittencurt, mãe da Ir. Edna, da Fraternidade Mariana do Coração de Jesus (Nereu Ramos). O sepultamento está marcado para a sexta-feira, dia 17, às 10h, em Brusque SC.

10 novembro 2006

Processos seletivos nas faculdades dehonianas

Estão abertas as inscrições para os processos seletivos das faculdades dehonianas:

Faculdade Dehoniana (Teologia e Filosofia) - Taubaté SP
inscrições até 15 de dezembro - www.dehoniana.org.br

Faculdade São Luiz (Filosofia) - Brusque SC
inscrições até 30 de novembro - www.faculdadesaoluiz.edu.br

Retiro dos Leigos Dehonianos na BM


Acontece nos dias 03 e 04 de março de 2007, na Casa Padre Dehon em Brusque, o Retiro dos Leigos Dehonianos da Província BM, com o tema: "Leigos Dehonianos, discípulos e missionários de Jesus Cristo".
Os assessores do retiro serão o Pe. Claudio Piontkewicz, de São Bento do Sul e Pe. Silvano da Costa, reitor da Casa Padre Dehon.
Mais informações na página dos Leigos Dehonianos: www.casadehon.org/leigos

06 novembro 2006

Criança com Síndrome de Down não consegue vaga em escola particular

O Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (CONADE), órgão da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, manifesta seu repúdio às razões do juiz Gustavo Santini Teodoro, da 23ª Vara Cível de São Paulo, para decidir sobre o caso particular de pedido de indenização da mãe de uma criança com Síndrome de Down, que não obteve matrícula em escola particular. O juiz pronunciou na sentença que as escolas da iniciativa privada estão desobrigadas de receber alunos com deficiência, porque não devem ser responsabilizadas no sentido de suprirem as carências Estado.
O manifesto do CONADE tem o apoio irrestrito do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) e do Conselho Nacional da Juventude (CONJUVE). Para o CONADE, interpretações da Constituição e das leis como essa não devem consolidar atitudes preconceituosas e discriminatórias em relação aos alunos com deficiência, que procuram matrícula e permanência na escola, seja esta pública ou particular, pois, a inclusão educacional é para todos, conforme consagram os preceitos republicanos brasileiros e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, da qual o Brasil é signatário.

O CONADE considera que a educação no Brasil é um direito de todos e está erigida em sólidas proposições visando ao pleno desenvolvimento da pessoa (artigo 205), sendo que para a pessoa com deficiência é garantido o atendimento educacional especializado na rede regular de ensino (artigo 208, III), com absoluta prioridade (artigo 227 da Constituição). Também considera o movimento mundial de inclusão social da pessoa com deficiência, principalmente a educacional, contida na Declaração de Salamanca e Convenção da Guatemala.


Fonte: Agência Adital

03 novembro 2006

Festa das Vocações do Convento SCJ - Brusque

Acontece nesta sexta-feira, dia 03 de novembro, a tradicional Festa das Vocações do Convento Sagrado Coração de Jesus - Brusque SC. A festa é promovida todos os anos e já tornou-se um evento muito conhecido na região. A festa acontece este ano na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, no Jardim Maluche, bairro de Brusque. Inicia às 19h com a Missa e segue com jantar e música ao vivo. Trabalham na festa os seminaristas do Convento e da Casa Padre Dehon.

02 novembro 2006

P. Júlio Lenfers - fez da oração sua missão.


Júlio Lenfers nasceu em Poço Grande, Gaspar, SC, no dia 13 de maio de 1919. É filho de Guilherme Lenfers e Bárbara Prim. Foi registrado como Aloísio, adotando Júlio como nome religioso.

Entrou no seminário de Corupá em março de 1932. Em 1939 fez o noviciado, tendo professado a 17 de fevereiro de 1940, em Brusque. Cursou Filosofia em Brusque, nos anos 1940 e 1941.

Passou o ano de 1942 como professor e formador no seminário de Corupá. Cursou a Teologia em Taubaté, entre 1943 e 1946, sendo ordenado sacerdote no dia 7 de julho de 1946.

Iniciou sua longa carreira apostólica como professor e formador no seminário de Crissiumal em 1947. Três anos mais tarde foi trabalhar na paróquia da mesma cidade, na condição de vigário paroquial. Em 1955 foi nomeado pároco da paróquia de Tiradentes, RS, então aos cuidados da Congregação. Em 1957, entregue a paróquia à diocese, P. Júlio foi vigário paroquial em Varginha.

Em 1958, após breve passagem pela paróquia de Vila Maria, em São Paulo,foi nomeado pároco na cidade de Murutinga, extremo oeste de São Paulo. A Província BM havia iniciado uma frente nova assumindo duas paróquias naquela região. P. Júlio foi um dos pioneiros desta iniciativa. Também esta paróquia foi logo devolvida à diocese e P. Júlio foi ser vigário paroquial em Joinville, na paróquia Sagrado Coração de Jesus.

Em 1963 assumiu, em nome da Congregação, a paróquia de Tuparendi, no Rio Grande do Sul, permaneceu nesta tarefa até 1982, quando tornou-se vigário paroquial na mesma paróquia. Em 1984 foi para Boa Vista do Buricá e em 1990, para Independência, sempre no Rio Grande do Sul e sempre como vigário paroquial.

Em seu ministério no Rio Grande do Sul, P. Júlio destacou-se por seu zelo pastoral, amor ao rebanho e grande interesse pelas vocações, seja encaminhando adolescentes ao seminário, seja enviando suas economias para o sustento deles.

Desde 1997 encontrava-se retirado na casa provincial de Curitiba. Prestou serviços pastorais na Paróquia Santa Rita de Cássia. Nos últimos tempos foi se debilitando, caminhando com dificuldade. Em fins de outubro acusava uma fraqueza que o levou a não resistir a um infarto na madrugada do dia 29 de outubro.

Nestes anos em que esteve em Curitiba, P. Júlio era presença assídua, constante e demorada na capela. Ele fez da oração sua missão.

Jubileus a celebrar em 2007 na BM


14 maio - 90 anos de presença dehoniana no Santuário Sagrado Coração de Joinville (saiba mais >>)

12 agosto - 25 anos de fundação da Casa Padre Dehon, Brusque (saiba mais >>)


25 anos de profissão religiosa:
02 de fevereiro - P. Adalto Chitolina e P. Donizeti Queiroz

40 anos de profissão religiosa:
02 de fevereiro - P. Mário Maestri

50 anos de profissão religiosa:
02 de fevereiro - P. Osnildo Klann

60 anos de profissão religiosa:
19 de março - Ir. Afonso Pedrini
25 de dezembro - Ir. Armando Corcetti

65 anos de profissão religiosa:
10 de fevereiro - P. Marcos Hemkemeier e P. Raulino Busarello

25 anos de ordenação Sacerdotal:

18 de dezembro - P. Léo Heck, P. Francisco Hellmann e P. Vilmar Feuser

50 anos de ordenação sacerdotal:
29 de junho - P. Flávio Morelli
18 de dezembro - D. Geraldo Dantas de Andrade

01 novembro 2006

Reunião das Comissões BM



Aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 1º de novembro, na Casa Padre Dehon, em Brusque SC, a reunião do Conselho Provincial com as diversas Comissões da província BM. Coordenada pelo superior provincial, Pe Leo Heck, a reunião visava a organização da província e a programação das próximas atividades.

31 outubro 2006

Cardeal Claudio Hummes é nomeado prefeito da Congregação para o Clero, no Vaticano


O arcebispo de São Paulo, cardeal dom Cláudio Hummes, foi indicado na terça-feira, dia 31, para comandar todo o clero católico do mundo, como prefeito da Congregação para o Clero.

Cardeal Hummes, 72 anos, vai agora para a Cúria Romana, numa indicação que ilustra a importância do Brasil - maior país católico do mundo - para o Vaticano.
Pode sinalizar também uma maior dedicação da Igreja para com os pobres, especialmente nos países em desenvolvimento.

No cargo de prefeito da Congregação para o Clero, dom Hummes "chefiará" cerca de 400 mil padres mundo afora. "Vejo a perspectiva simbólica de Hummes influenciar as raízes da Igreja. Isso é um reconhecimento para o Brasil, onde vive um em cada dez católicos (do mundo) e onde a Igreja é muito ligada à classe pobre", disse Fernando Altemeyer, professor de Teologia e ouvidor da PUC-SP.

É também um reconhecimento por parte do papa Bento 16 do fato de que o cardeal Hummes foi progressivamente se distanciando dos movimentos de esquerda, embora sem abandonar as questões sociais, e se voltando para os dogmas católicos tradicionais.
Nas décadas de 1970 e 1980, Hummes ajudou os sindicatos de esquerda na luta contra a ditadura e, quando era bispo de Santo André, em São Paulo, chegou a abrigar reuniões de grevistas em sua paróquia.

"Ele é um dos bispos que mais apóiam a causa dos pobres. Espero que possa ser papa", disse frei Betto, tradicional militante de esquerda da Igreja. "Ele não mudou muito. Se a ditadura voltasse, ele voltaria à luta política para apoiar as greves dos sindicatos."

29 outubro 2006

Nota de falecimento: Pe Julio Lenfers


Faleceu neste domingo, dia 29 de outubro, o Pe Luiz Julio Lenfers. Ele estava residindo no provinciliado da BM, em Curitiba PR.
Pe Julio, de 87 anos, nasceu no dia 13 de maio de 1919. Professou seus votos em 17 de fevereiro de 1940 e ordenou-se sacerdote no dia 07 de julho de 1946.

Lula é reeleito presidente do Brasil


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi reeleito neste domingo com 60,8% dos votos válidos, segundo apuração parcial divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral às 21h20, contabilizando 57.891.775 de votos.


No seu discurso, por volta das 21h, o presidente reeleito afirmou mais de uma vez que deve chamar os diversos partidos políticos, inclusive da oposição, e movimentos sociais para compor seu governo. "Pretendemos conversar com todas as forças políticas, dos sem-terra às cooperativas. Nós vamos ter a mesma coordenação política, mas eu posso dizer que eu pessoalmente irei interferir mais nessas negociações", disse Lula. Ele também prometeu discutir a reforma política logo no início de seu segundo mandato, em 2007. "Agora não tem mais adversário. O adversário agora são as injustiças sociais que precisamos combater. Contra esses argumentos, nós não temos adversário", disse, afirmando que pretende contar com a "compreensão" da oposição. "O Brasil nao é meu, eu é que sou brasileiro. O Brasil é de todos. A vitória não é do Lula, não é do PT, não é de nenhum partido politico. A vitória é eminentemente da sabedoria do povo brasileiro", declarou.


O petista repetiu promessas de campanha, afirmando que vai melhorar a distribuição de renda e o salário mínimo vai continuar aumentando. Mas o presidente fez uma brincadeira com colegas do movimento sindical, berço político do próprio Lula. "Reivindiquem tudo que puderem reivindicar, e nós [o governo] daremos aquilo que a responsabilidade permite dar", disse Lula, arrancando risos da platéia.


Sobre as políticas sociais, o presidente afirmou que as regiões mais pobres do país terão atenção especial em seu governo. "Os pobres terão preferência no nosso governo. Queremos tornar o Brasil mais justo", declarou.

28 outubro 2006

Dia do padroeiro no Santuário São Judas Tadeu


Os fiéis presentes à festa de São Judas Tadeu contrariam a fama do santo. No evento realizado ao longo de todo este sábado, dia 28 Santuário São Judas Tadeu, na Zona Sul de São Paulo, sobra esperança aos devotos daquele que é popularmente conhecido como o "padroeiro dos desesperados".


"Quem é desesperado não vem aqui. Vem quem ainda tem esperança", afirma o padre Augusto César Pereira. "São Judas é muito mais dos esperançosos. O que a gente observa é que muita gente vem aqui para agradecer e também por devoção. São Judas é muito mais de quem tem esperança", afirma o padre Augusto.


Até o meio-dia, segundo a Polícia Militar, cerca de 250 mil pessoas já haviam passado pelo local. A igreja estima que 25 mil hóstias foram entregues até a missa das 11h – as celebrações foram realizadas de hora em hora desde às 5h. As missas continuaram até às 20h, com apenas uma interrupção para uma procissão às 19h.

Cerca de 3 mil fiéis presentes se comoveram com a celebração de despedida da imagem de Nossa Senhora Aparecida da paróquia. Depois da missa, a Santa foi levada de volta ao Santuário de Aparecida, a 167 km de São Paulo.
Fonte: Globo

Desenho animado sobre João Paulo II


João Paulo II acaba de ganhar um documentário em forma de desenho animado contando sua trajetória. “João Paulo II, o amigo de toda a humanidade” foi criado pelo espanhol José Luis López-Guardia, em uma parceria de sua produtora, a Cavin Cooper, com o Centro Televisivo Vaticano, e será lançado diretamente em DVD, em sete idiomas.


“Já foram feitos vários filmes sobre a vida de João Paulo II, mas nenhuma versão animada”, disse López-Guardia ao site da BBC. O desenho começa no dia da morte do papa, no dia 2 de abril de 2005, e depois vai sendo narrado desde a infância de Karol Wojtyła. Ex-desenhista de personagens da Disney e da Warner Bros, López-Guardia incluiu personagens como pombas falantes e uma caneta animada para contar a história.


O desenho, que demorou 11 meses para ficar pronto, é visto por López-Guardia como uma homenagem a sua mãe, “que adorava o papa”. A animação tem 30 minutos.

24 outubro 2006

Ordenações SCJ 2006

A Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus se alegra pelas ordenações sacerdotais marcadas para este ano:

Diácono Arildo José Ferrari, scj
"Eis que venho, ó Pai, para fazer a tua vontade." (Hb 10,9)
Ordenação: dia 16 dezembro, 19h - Paróquia Sâo Sebastião - Jaraguá do Sul SC
Bispo ordenante: D. Wilson T. Jönck scj
Primeira Missa: dia 17 dezembro, 9h30 - Com. N. Sra Aparecida - Ilha da Figueira

Diácono Cezar Augusto Hammes, scj
"O Senhor é meu pastor, nada me falta" (Sl 22)
Ordenação: dia 30 dezembro, 19h30 - Paróquia São José - Boa Vista do Buricá RS
Bispo Ordenante: Dom Vital Chitolina, scj
Primeira Missa: dia 31 dezembro, 9h30 - Paróquia São José - B. V. Buricá RS

22 outubro 2006

Nota de Falecimento: Pedro, irmão do diácono Arildo Ferrari

Comunicamos a todos que faleceu na última sexta-feira, dia 20, em Jaraguá do Sul, o senhor Pedro Ferrari, irmão do diácono Arildo Ferrari (BM). Ele tinha aproximadamente 40 anos e sofreu um acidente de motocicleta, o que acabou levando-o a óbito.
O enterro foi no sábado, em Jaraguá do Sul, para onde dirigiu-se o diácono Arildo, acompanhado de mais 3 religiosos.

Pedimos que todos rezem pelo descanso eterno do senhor Pedro e pela consolação do diácono Arildo e seus familiares.

Fonte: dehonianos.org.br

20 outubro 2006

Campanha “TELHADO IGREJA LUAU” - Congo


Caros confrades, amigos e benfeitores

Estamos a viver intensamente o mês de Outubro, Mês Missionário!

1. “Ser missionários significa inclinar-se, como bom Samaritano, às necessidades de todos, especialmente dos mais pobres e carenciados, pois quem ama com o coração de Cristo não busca o próprio interesse, mas unicamente a glória do Pai e o bem do próximo…Que o Dia Mundial das Missões seja uma útil ocasião para compreender sempre melhor que testemunhar o amor, alma da missão, é para todos” (Papa Bento XVI).

2. A campanha “TELHADO IGREJA LUAU” procura concretizar a nossa atitude missionária, na oração e na colaboração. Luau fica no leste de Angola, junto à fronteira do Congo. Nós, Dehonianos, assumimos a Missão do Luau (Diocese de Lwena) desde 14 de Março de 2004. Há trinta anos que a missão não tinha missio-nários residentes. A igreja foi destruída pela guerra. Não tem telhado. É nesse espaço que tudo acontece: catequese, celebrações, encontros, festas.

3. Vamos apoiar a Missão do Luau, com o nosso contributo. Uma telha custa 2 euros. Acrescente-se a estrutura de apoio em madeira e outros materiais. Esta campanha vai decorrer até 27 de Dezembro, dia em que a Província dos Sacer-dotes do Coração de Jesus (Dehonianos) celebra 40 anos!

4. As “telhas” vindas das nossas comunidades e seminários, paróquias e obras sociais, reitorias e capelanias, colégios e escolas, grupos da catequese e grupos de jovens dehonianos, grupos missionários e grupos de casais, amigos e benfeitores… poderão construir um belo telhado para a igreja da Missão do Luau.Mãos à obra! Com o coração aberto a Deus e as mãos estendidas ao irmão!

5. Algumas fotos do estado actual da igreja podem ser vistas na nossa página da internet (www.dehonianos.org).

Que Nossa Senhora do Rosário e Rainha das Missões abra o nosso coração ao amor de Deus e à solidariedade missionária!

Unido no Coração de Jesus,
P. Manuel Joaquim Gomes Barbosa, scj
Superior Provincial Portugal

19 outubro 2006

Oração de Madre Tereza de Calcutá


“Mantenha seus olhos puros, para que Jesus possa olhar através deles;

Mantenha sua língua pura, para que Jesus possa falar com sua boca;

Mantenha suas mãos puras, para que Jesus possa trabalhar com suas mãos;

Mantenha sua mente pura, para que Deus possa pensar com seus pensamentos, em sua mente;

Mantenha seu coração puro para que Jesus possa amar com seu coração;

Peça a Jesus para viver Sua própria vida em você, porque:

Ele é a verdade da verdade, Ele é a luz da caridade, Ele é a vida da santidade. Amém.”

16 outubro 2006

Pe. Fábio de Melo recebe disco de ouro

Letras tocantes, ternas, presentes no repertório do CD "Humano Demais" vão se espalhando com rapidez Brasil afora. Lançado em maio do ano passado, o CD de Padre Fábio de Melo, scj, acaba de superar a marca de 50 mil unidades comercializadas.

Suas mensagens falam de tolerância, perdão, afeto, paciência e carinho para conosco mesmos. É um convite para que nos aceitemos como somos: seres humanos, cheios de limites e fraquezas.
"A indústria fonográfica concede esse prêmio pela vendagem, mas, para nós, gravadora COMEP e Irmãs Paulinas, a homenagem é pelo incontável número de pessoas tocadas pelas mensagens presentes neste CD, pessoas que nem o próprio Padre Fábio conhece", lembrou Irmã Verônica Firmino, produtora musical, durante a entrega do Disco de Ouro, no programa Direção Espiritual, da TV Canção Nova. E completou: "As canções deste 'menino de ouro' são a riqueza na vida dessas pessoas".


A premiação coincide com o aniversário de dez anos de evangelização do cantor, que iniciou sua carreira sacerdotal em 1996. Durante o evento, Padre Fábio de Melo lembrou a infância e sua trajetória missionária e agradeceu aos que lhe apoiaram em sua jornada.


Fonte: cdcristao.com

11 outubro 2006

Pe Ornelas se encontra com Secretário de Estado do Vaticano

Na tarde da terça-feira, dia 10 de outubro, o Superior Geral, Pe José Ornelas scj, foi recebido em audiência pelo Cardeal Secretário de Estado do Vaticano.

No encontro falaram dos elementos que levaram ao adiamento da Beatificação do Padre Leão Dehon. Continua no entanto o trabalho iniciado para os necessários esclarecimentos, em vista de uma decisão que esperamos ser positiva.


Convidamos a todos para que apoiem com a oração este processo de estudo e discernimento, para que se cumpra o que é melhor para Glória de Deus e para o bem nosso e da Igreja.


Fonte: dehon.it

10 outubro 2006

Jovens não conciliam trabalho e estudo

A grande maioria dos jovens de baixa renda das regiões metropolitanas não consegue conciliar trabalho e estudo, conforme um estudo sobre o mercado de trabalho para a juventude. O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) é o responsável pela pesquisa, que analisou dados da PED (Pesquisa de Emprego e Desemprego) em cinco regiões metropolitanas do País - Belo Horizonte (Estado de Minas Gerais) Porto Alegre (Rio Grande do Sul), Recife (Pernambuco), Salvador (Bahia), São Paulo - e no Distrito Federal.

A análise ressalta que é grande a desigualdade de oportunidade de emprego entre jovens com rendas diferenciadas. Segundo a pesquisa, a maioria das pessoas nessa faixa etária, que estava ocupada no mercado de trabalho, em 2005, era assalariada e trabalhava com carteira assinada. No entanto, esse número se reflete, em sua maioria, nos casos de jovens com maior poder aquisitivo, o que "parece indicar que quanto maior a renda familiar, maior a contratação com vínculo formal de trabalho", diz o estudo.

Por outro lado, a proporção de jovens contratados como autônomos é maior entre os indivíduos de menor renda. A pesquisa avalia, portanto, que "os jovens de famílias com poder aquisitivo mais elevado têm melhor inserção no mercado de trabalho".

Além disso, segundo informações da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI), o estudo mostrou que o grupo de pessoas entre 16 e 24 anos sem ocupação representam 45,5% dos desempregados nas regiões avaliadas. Esse número é quase duas vezes superior se comparado à taxa de desemprego para a população com mais de 25 anos. Segundo a análise, os dados evidenciam que a população jovem "busca efetivamente oportunidades de emprego, assim como o conjunto da população economicamente ativa. Entretanto, sua dificuldade é mais acentuada, uma vez que concorre com pessoas com maior experiência profissional e maior vivência no mundo de trabalho".

Comparando-se os dados da mesma pesquisa realizada em 2004, percebe-se que a taxa de participação dos jovens decresceu, com exceção de São Paulo. De acordo com o Dieese, a explicação para essa queda pode estar no fato de que as pessoas nessa faixa etária se preocupam cada vez mais em estudar. No entanto, a análise também apresenta como justificativa a redução do desemprego para os chefes de família, além do discreto aumento na renda familiar dos mais pobres e também das políticas públicas em geral, que apresentaram resultados no período.

Por fim, o estudo conclui que "é clara a influência da condição de renda da família sobre o perfil ocupacional dos jovens e, a partir dessa constatação, é importante a elaboração de políticas públicas que, de um lado, promovam uma melhor distribuição da renda no País e, de outro, busquem o desejável equilíbrio entre a formação escolar e profissional e a inserção do jovem no mercado de trabalho".


Fonte: Adital

Pré Missão MDJ em Botuverá foi um sucesso!

Botuverá recebeu o primeiro grupo de missionários que realizaram, nos dias 07 e 08 de outubro, a Pré Missão MDJ.

Com a participação da equipe de articulação comarcal dos Grupos Bíblicos em Família (Grupos de Reflexão) da comarca de Brusque, os missionários (seminaristas de filosofia e integrantes dos grupos da MDJ de Brusque e de Botuverá) visitaram todas as casas da região central da cidade.

Durante os dois dias, além da visitação e bênção nas casas, aconteceu a Noite Cultural, com apresentações artísticas organizadas pela comunidade, uma tarde de lazer com as crianças na praça, no domingo, seguindo com a Celebração Eucarística na Matriz, que marcou oficialmente a abertura da Missão Dehoniana Juvenil na cidade.

Veja fotos no site www.casadehon.org/mdj

Desde já, devemos agradecer a todo povo de Botuverá que nos recebeu com todo carinho e atenção, além de ajudar nos preparativos de nossas refeições e das atividades programadas, e ao nosso coordenador geral, Pe Ari Erthal, pela valiosa, constante e importante ajuda, presença e estímulo ao projeto da Missão Dehoniana. Valeu mesmo!

02 outubro 2006

Notícias BM

P. Osvaldo em Florianópolis
Desde o dia 18 de setembro, P. Osvaldo Rech, que residia na Sede provincial, está residindo em Florianópolis, na casa de Rio Tavares. Ele passa a prestar assistência ao P. Raulino Busarello, que sofre de grave deficiência visual. Prestará, também, ajuda à paróquia local e à paróquia de Canasvieiras. A urgência desta medida se fez necessária porque o professor, de nome Luiz, que residia com P. Raulino e cuidava dele casou-se e mudou-se.


Jubileu paroquial
A paróquia Nossa Senhora Aparecida, situada no bairro Oxford, em São Bento do Sul, comemora 25 anos de existência no próximo dia 12 de outubro de 2006. O evento será celebrado com Missa às 9:30, seguida de almoço festivo. A paróquia é administrada pelos padres dehonianos desde seu início.


Retiros
Um retiro dehoniano está programado para os dias 23 a 27 de outubro. Será na Casa de Formação da paróquia São Sebastião, em Jaraguá do Sul. Começa com o almoço do dia 23 e termina com o almoço do dia 27. As inscrições podem ser feitas como P. Napoleão, na casa do Noviciado. O pregador será o P. Eli Lobato dos Santos
Na mesma data haverá retiro em Santa Rosa, para os dehonianos do RS e outros interessados. Este retiro será pregado por D. Estanislau Kreutz, bispo emérito de Santo Ângelo. Contatos com: heliofeuser@yahoo.com.br

Enfermos
P. Léo Tarcísio Pereira continua seu tratamento, em São Paulo, onde reside. P. Nelson Tachini deixou o hospital e voltou para a casa paroquial de Jaraguá do Sul. P. Nivaldo Alves, que apresentou problemas cardíacos e tirou um período de descanso e tratamento, voltou às atividades didáticas. O frater Pedro Paulo, da BC, está bem e se recupera na sede provincial da BC.


Visita ao Mato Grosso
P. Provincial visitou as comunidades do Mato Grosso junto com o Provincial da BC. Os membros da BM que ali trabalham encontram-se bem e satisfeitos, depois que algumas dúvidas e ambiguidades envolvendo sua presença em território de outra província foram dirimidas e esclarecidas. Eles ficaram muito satisfeitos com a participação na última assembléia provincial.

Fr. Ademir volta ao Brasil
Fr. Ademir Wickert, que estava em Freiburg - Alemanha, para estudar Teologia, volta ao Brasil, segundo o informativo Info-Deutschland. Segundo este boletim, fr. Ademir vem estudar teologia em Curitiba para abreviar os tempos de estudos.

Votos perpétuos dos fratres Wickert e Sanches


Os fratres Ademir Wickert e Cleber Sanches fizeram os votos perpétuos, em Freiburg, no último dia 29 de setembro. Ambos passaram a pertencer à província alemã, desde 30 de junho último. No mesmo dia um noviço alemão fez a 1ª profissão.

25 setembro 2006

40 anos de padre Zezinho scj

Padre Zezinho celebra no Santuário São Judas Tadeu seus 40 anos de padre

Numa emocionante celebração que contou até com a presença de dom Tomé Ferreira da Silva, bispo auxiliar da Região Ipiranga da Arquidiocese de São Paulo, pe. Zezinho, scj comemorou seus 40 anos de ministério sacerdotal no Santuário São Judas Tadeu, local onde ele trabalhou pela primeira vez depois de ordenado, na missa das 11:30 h, nesse domingo passado, dia 24 de setembro. Foi aí que ele iniciou seu trabalho junto aos jovens no Grêmio Jovem. Na celebração estavam vários desses que participaram do Grêmio, hoje já casados com filhos e netos.

Padre João Luiz Malnalcich, pe. Augusto César Pereira, pe. João Carlos Almeida, dom Tomé e Serginho Valle dividiram a homilia lembrando a importância do sacerdócio de pe. Zezinho para a Igreja no Brasil. Padre Zezinho agradeceu as homenagens visivelmente emocionado e dizendo que valeu a pena.

A igreja nova do Santuário estava lotada. A missa foi animada pelo Grupo IR ao POVO e contou com vários concelebrantes.

Fonte: dehonianos.org.br

23 setembro 2006

Pe Léo estará no Hosana Brasil

Nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, no Centro de Evangelização da Canção Nova, localizado na sede da comunidade, em Cachoeira Paulista (SP), acontece o Hosana Brasil 2006.

Segundo comunicado da Canção Nova, "umas das grandes vitórias a ser celebrada será o retorno do Padre Léo, que passa por um processo doloroso de tratamento e recuperação, devido à descoberta de um câncer que o acometeu no início do ano. Ele vai pregar no sábado, ocasião em que poderá partilhar sobre o grande amor de Deus na superação da enfermidade."

Fonte: cancaonova.com

Pe Léo Tarcísio fala sobre as eleições

Nós estamos às vésperas do maior evento cívico e democrático do Brasil, que são as eleições. É a única vez em que o povo brasileiro, de fato, pode ter voz e vez, sabendo escolher seus candidatos. Essas eleições se revestem de um caráter especial e é por isso que nós estamos convocando você para entrar nesse combate espiritual, porque o que estamos vivendo no Brasil não é pura e simplesmente um desgaste político. É um plano do 'encardido', o inimigo de Deus, que está se infiltrando dentro dos mecanismos que elaboram as leis, impedindo as coisas boas de virem à tona, como canais católicos de televisão, escolas e a cultura verdadeira do povo. Ao mesmo tempo, valorizando, de uma forma 'estragada', as coisas erradas do mundo.

Nós estamos num verdadeiro combate espiritual. O Brasil está precisando de um grande mutirão. Não só de eleições, mas de católicos que votem conscientemente. Escolha o seu candidato, porque nós estamos percebendo que a maioria deles, ou seja, 99%, dizem-se católicos e possuem um crucifixo em seu gabinete. E os que não são católicos, são cristãos. Mas as leis demoníacas envolvem as pessoas. Veja quantos cristãos envolvidos nesse processo de corrupção: de sanguessugas, mensalão... O quanto isso nos entristece!

Nós não temos outro caminho, além do voto consciente. É preciso oração, prece e pedidos a Deus!
Padre Léo, SCJ

Fonte: cancaonova.com

21 setembro 2006

Pe Tito visita Casa Dehon


De férias no Brasil, Pe Mario Tito Angioletti, que está fazendo seu mestrado em Roma, visitou na noite deste dia 21 de setembro, festa de São Mateus, a Casa Padre Dehon, em Brusque SC.
Descansando na casa de seus pais, na cidade vizinha de Guabiruba, o Pe Tito celebrou a Santa Missa com os seminaristas de filosofia, contando sua experiência em Roma.

Salientou o valor da partilha entre os mais de 60 religiosos que moram na comunidade dehoniana em Roma - Itália, provenientes de 23 países.

Na próxima semana, retorna para a Itália, dando início ao seu mestrado em Teologia Espiritual. Leva a certeza das orações de todos os dehonianos brasileiros.

20 setembro 2006

Campanha da Fraternidade 2007


"Vida e missão neste chão"
Fraternidade e Amazônia

Na parte superior do cartaz, a terra seca e rachada representa a realidade de algumas partes da Amazônia durante a estiagem e adverte que, sem o devido cuidado, toda a região pode ser destruída.

A abundante presença da água lembra que a Amazônia é uma importante reserva de água doce no planeta, além de transmitir uma sensação de transparência, força e vitalidade.

O elemento principal do cartaz é a vitória-régia, conhecida pelos índios como “panela de espíritos”. Considerada um dos símbolos da Amazônia, essa planta é forte e tem raízes profundas que tocam o leito do rio; ao mesmo tempo, é sensível, assim como o povo nativo da região, que sobrevive com muita garra, mas precisa do apoio fraterno de toda a sociedade brasileira.

As três flores brancas e amarelas têm extrema relevância no cartaz, uma vez que representam a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Essas flores lembram que a Amazônia é obra de Deus Criador e Providente entregue aos nossos cuidados.

A criança representa os índios e toda a comunidade da região, suas crenças, sonhos e esperanças. Seu olhar inocente e o sorriso sutil são um convite à superação das dificuldades e à construção de um futuro melhor para a Amazônia.

Ao mostrar o contraste entre a terra seca e a exuberância da água, o cartaz chama a atenção para a devastação da Amazônia e o descaso com a vida. Representa a esperança de encontrar uma solução para os conflitos da região com base na solidariedade e no respeito às diferenças.

Leia mais sobre a CF 2007 - clique aqui

Fonte: CNBB

Beato João Maria da Cruz - 22 de setembro

No dia 22 de setembro, a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus celebra a memória do Beato João Maria da Cruz (Garcia Mendez scj).

A vida e o martírio de P. Mendez scj introduzem-nos num dos capítulos mais obscuros da recente história espanhola: a perseguição religiosa durante a Guerra Civil de 1936 a 1939. Nascido em 1891, na Espanha, Pe Mendez foi fuzilado na noite de 23 para 24 de agosto de 1936, junto com nove outros prisioneiros, ao sul de Valencia, por voluntários republicanos.

Em 1959, dá-se o primeiro passo em vista do processo de beatificação. E no dia 11 de março de 2001, o Papa João Paulo II proclamou beato o P. João, juntamente com outros mártires espanhóis.

Leia sobre a vida do Beato João Maria da Cruz scj - clique aqui

18 setembro 2006

Província BC em Assembléia


De 18 a 22 de setembro, acontece a Assembléia Provincial da BC. Com a presença dos padres, irmãos e fratres da província Brasileira Central (Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso e Pará), a assembléia deve ser um momento forte para o estudo do tema da VII Conferência Geral, com enfoque na missão ad gentes.
Rezemos pelo bom êxito do encontro.

Papa esclarece suas palavras sobre o islã

O Papa Bento XVI esclareceu neste domingo, dia 17, o sentido de suas palavras e manifestou publicamente seu pesar. Em sua primeira intervenção pública após a conclusão de sua viagem à Baviera, o pontífice reconheceu que "sinto-me muito apenado pelas reações suscitadas por uma breve passagem de meu discurso na Universidade de Ratisbona, considerado ofensivo para a sensibilidade dos crentes muçulmanos". (cf. Discurso de Bento XVI na Universidade de Ratisbona, no dia 12 de setembro).

"Na realidade, tratava-se de uma passagem de um texto medieval, que não expressa de nenhuma maneira meu pensamento pessoal", declarou o sumo pontífice. A citação foi tomada do diálogo escrito entre o imperador bizantino Manuel II Paleólogo, que aconteceu em 1391 em Ankara, com um culto persa sobre o cristianismo e o islã.

No colóquio, ao enfrentar a questão da "jihad" (guerra santa), o imperador dizia a seu interlocutor muçulmano: "Mostra-me aquilo que Maomé trouxe de novo, e encontrarás somente coisas malvadas e inumanas, como sua diretiva de difundir por meio da espada a fé que ele pregava".

Em sua alocução aos peregrinos congregados na residência pontifícia de Castel Gandolfo, o Santo Padre concluiu suas palavras sobre o argumento esperando que esta declaração "sirva para acalmar o verdadeiro significado de meu discurso, que em sua totalidade era um convite ao diálogo franco e sincero, com grande respeito recíproco".

A televisão do Qatar Al Jazira, a mais seguida no mundo muçulmano, transmitiu ao vivo as palavras do Papa durante o Ângelus.


No BLOG da Revista Dehoniana, leia na íntegra o discurso do Papa em Regensburg - clique aqui


O que disse a imprensa:
(BBC) Papa é criticado por citação 'irresponsável' sobre Islã - Uma citação considerada anti-islâmica feita pelo papa Bento 16 durante uma conferência na Alemanha suscitou críticas e medidas de precaução nos países muçulmanos. Leia mais - clique aqui

09 setembro 2006

Encontro Vocacional de Convivência BS


Nos dias 08, 09 e 10 de setembro acontece o IIIº Encontro Vocacional Decisivo promovido pela Equipe de Pastoral Vocacional da BS. Este encontro tem como objetivo a convivência entre os vocacionados que foram aceitos para ingressar no propedêutico em 2007 e os propedêutas e aspirantes que já moram na casa de formação de Jardim Paulista-PE.

A perspectiva da PV é que ingressem no propedêutico quatro canditatos provenientes dos estados da Paraíba e de Pernambuco.

08 setembro 2006

Encontro das Casas de Formação SC

No dia 17 de setembro, acontece o Encontro das Casas de Formação de Santa Catarina (Seminário São José - Rio Negrinho, Seminário de Corupá, Novicidado N S Fátima - Jaraguá do Sul, Convento SCJ e Casa Padre Dehon - Brusque). O encontro acontece no Seminário de Corupá e pretende reunir todos os formandos e formadores destas casas, num dia que iniciará com a Celebração Eucarística às 10h, seguida por apresentações culturais, o almoço e uma tarde de integração e lazer.

05 setembro 2006

Frater Pedro Paulo está no provincialado - BC


Comunicamos, com muita alegria, que no dia 04/09, o Fr. Pedro Paulo recebeu alta médica e, depois de quase um mês, deixou o hospital Santo Amaro, retornando para o provincialado, onde permanecerá ainda, por algum tempo, para continuar seu processo de recuperação.Agradecemos a todos pelas orações e pedimos que continuem rezando, pedindo ao Bom Deus, sua total recuperação e seu total reestabelecimento.

Fonte: dehonianos.org.br

50 anos da capela do Seminário de Rio Negrinho

No dia 06 de setembro, a Capela São José de nosso Seminário completa 50 anos de inauguração. A bênção foi conferida pelo vigário de Vargem do Cedro, Revmo Pe. Pedro Storms, scj, às 19 horas após uma procissão luminosa que partiu da Matriz São Antonio, conduzida pelo vigário, Pe. Luiz Steiner, trazendo o Santíssimo Sacramento. Encerrou-se com a Bênção do Santíssimo. No dia seguinte, às nove horas, hove a Missa Solene presidida pelo Revmo. DD Reitor, Pe. João Batista Prost, tendo por ministros na função de Diácono o Pe. André Engel e o Pe. Humberto Penso na função de Subdiácono. O coro dos Seminaristas de Corupá, sob a regência do Revmo Pe. Germano Better, elevaram a assembléia ao clima piedoso como o ato religioso assim o requer.
Os demais padres celebraram missas a partir das 06 horas até às 8 horas da manhã. (Obs.: devido a lei do jejum, não se rezava missa à tarde; tampouco havia missas concelebradas).
Para render graças s Deus, celebraremos missa amanhã, dia 06, às 10:30 horas com a presença dos padres e religiosos que puderem se fazer presente. Com a comunidade, acontecerá no dia 19 de setembro, às 19 horas.

Pe. Tarcísio, scj

04 setembro 2006

Grito dos Excluídos 2006

"Brasil: na força da indignação, sementes de transformação”

Neste ano, o lema do 12º Grito dos/as Excluídos/as é: Brasil: na força da indignação, sementes de transformação. Destacamos os três ingredientes que formam o conteúdo do lema: a força da indignação, as sementes e a transformação social, na busca da construção de uma pátria forte, justa e soberana.

Criatividade/ Ousadia
O Grito tem a cada ano, um lema nacional, que pode ser trabalhado regionalmente, a partir da conjuntura e da cultura local. As manifestações são múltiplas e variadas, de acordo com a criatividade dos envolvidos: caminhadas, desfiles, celebrações especiais, romarias, atos públicos, procissão, pré-Gritos, cursos, seminários, palestras...

Protagonismo dos Excluídos
É fundamental que os próprios excluídos assumam a direção do Grito em todas as fases – preparação, realização e continuidade, o que ainda é um horizonte a ser alcançado.

Parcerias
O Grito foi concebido para ser um processo de construção coletiva, neste mutirão estão juntos Pastorais Sociais, Semana Social Brasileira,Movimentos Populares, sociais e sindical, Campanha Jubileu, Grito Continental, Igrejas, Mutirão contra a Miséria e a Fome.

Por que o 7 de setembro
Desde 1995, o Grito dos Excluídos realiza-se no dia 7 de setembro. É o dia da comemoração da independência do Brasil. Nada melhor do que esta data para refletir sobre a soberania nacional, que é o eixo central das mobilizações do Grito.
Nesta perspectiva, o Grito se propõe a superar um patriotismo passivo em vista de uma cidadania ativa e de participação, colaborando na construção de uma nova sociedade, justa, solidária, plural e fraterna.
O Dia da Pátria, além de um dia de festa e celebração, vai se tornando também em um dia de consciência política de luta por uma nova ordem nacional e mundial. É um dia de sair às ruas, comemorar, refletir, reivindicar e lutar.
O Grito é um processo, que compreende um tempo de preparação e pré-mobilização, seguido de compromissos concretos que dão continuidade às atividades.