12 maio 2008

Carta à Congregação por ocasião da festa do Coração de Jesus


Eis que venho, ó Deus, para fazer a tua vontade:
Autoridade e obediência ao serviço da comunhão e da missão

Caríssimos confrades,


Vivemos, em toda a Congregação, um tempo de especial discernimento com a celebração dos Capítulos Provinciais e a preparação do XXII Capítulo Geral. É essa a razão porque, na continuidade do tema do ano passado sobre a vida comunitária, queremos dedicar a tradicional carta por ocasião da festa do Coração de Jesus a uma reflexão sobre a obediência e a autoridade. Neste tempo de avaliação e programação, somos convidados a despertar, a nível pessoal e das nossas comunidades, a atitude de escuta e de generosa disponibilidade para acolher e realizar a vontade do Pai, expressa no ecce venio de Jesus, que, na herança recebida do Padre Dehon, resume a atitude de obediência e toda a nossa vida de consagração.

***********

Este é o início da carta publicada pela Congregação, assinada pelo superior geral, p. José Ornelas Carvalho scj, por ocasião da festa do Coração de Jesus, dia 30 de maio de 2008.
P. Ornelas encerra sua mensagem dizendo:
"Na escola do Padre Dehon, aprendemos a modelar a nossa vida e os nossos projetos segundo o Coração filial de Cristo, obediente ao Pai e fraternamente solidário com os homens, até dar a própria vida por eles. Este é o estilo da nossa obediência e de toda a nossa vida de Dehonianos, nas funções de responsabilidade e de serviço, que somos chamados a desempenhar na Congregação e na Igreja.
Neste tempo de preparação para o Capítulo Geral, a festa do Coração de Jesus convida-nos, de modo especial, a escutar o Espírito, a nível pessoal e das nossas comunidades. Deixemos que Ele purifique e transforme os nossos corações, para compreender os caminhos do Pai, encontrar fraternamente as decisões justas e pormo-nos, juntos e com disponibilidade, ao serviço do seu Reino, em todo o mundo. "

Para ler a carta na íntegra, clique aqui para baixar o arquivo.

Nenhum comentário: