15 maio 2008

Igrejas vão distribuir 50 milhões de cartilhas sobre educação


Numa iniciativa inédita na história do Brasil, pela primeira vez igrejas serão parceiras do Ministério da Educação (MEC) na mobilização de famílias, incentivando-as a acompanharem o processo formativo de seus filhos e filhas. Uma das metas do programa é a distribuição de 50 milhões de cartilhas.
A cartilha explica como as famílias podem ajudar seus filhos e filhas no processo educativo, e incentiva-as a acompanhar o desempenho das crianças na escola e a participar dos conselhos escolares.

A cartilha foi ilustrada pelo cartunista Ziraldo, criador de personagens como o Saci Pererê e histórias voltadas ao público infantil, entre elas “O menino maluqinho”.

Nas ações interativas, o plano prevê o envolvimento das igrejas em atividades lúdicas, informações em cultos e missas, almoços comunitários, conversas informais, cursos, palestras e seminários, eventos culturais tratando do tema educação. Um curso preparará líderes comunitários para o desenvolvimento do programa, que também prevê a formação de multiplicadores.

O programa quer assegurar a alfabetização de crianças até no máximo oito anos de idade, combater a repetência e a evasão escolar, valorizar a formação ética, artística e de atividades físicas, desenvolver propostas de alfabetização de jovens e adultos, garantir o acesso e a permanência de crianças portadoras de deficiência na escola. Em reunião com bispos católicos na terça-feira, 6 de maio, Haddad disse que a melhoria da educação brasileira é a chave para o sucesso do país. Ele mencionou ações que o MEC vem desenvolvendo junto às escolas, como avaliações periódicas do ensino, aumento de recursos, publicização dos indicadores educacionais.
“Tudo isso é muito importante, mas se não tivermos a mobilização da sociedade e das famílias, não cumpriremos os prazos estabelecidos para atingir nossos objetivos”, afirmou, referindo-se à meta de elevar o índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) brasileiro à nota 6 até 2022, nas primeiras séries do ensino fundamental. Hoje, a média é 3,8.

O plano de mobilização de igrejas cristãs pela educação visa definir uma estratégia comum de envolvimento social por uma educação de qualidade. A iniciativa tem a participação de entidades como o Conselho Latino Americano de Igrejas (Clai), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic).
Fonte: Portal do MEC

Nenhum comentário: