26 maio 2008

Mensagem do Provincial BM para a Festa do SCJ

Caros confrades,

Celebremos dia 30 de maio a solenidade do Sagrado Coração de Jesus. A liturgia deste dia nos revela que o Deus, desde todo o sempre, nos “escolheu e preferiu”, para ser o “seu povo”; e não foi por mérito nosso e muito menos porque o amamos por primeiro, mas foi “Ele que nos amou e enviou seu Filho como vítima de reparação por nossos pecados” (1Jo 4,10) . Portanto, se é tão grande o amor de Deus, também “nós devemos amar-nos uns aos outros”, É aos pequenos e aos simples que se revela a entranhada misericórdia do Pai. Eles conhecem o seu amor e são consolados n’Ele. É o próprio Jesus Cristo, o Filho de Deus, que no simbolismo do “coração”, nos convida a confiar e a nos entregar plenamente ao seu desígnio de amor e ao seu modo de vida. “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso de vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração” (Mt 11, 28-29).

Que a festa do Sagrado Coração de Jesus desperte em todos nós um novo entusiasmo no seguimento de Jesus Cristo, no compromisso missionário e na divulgação da espiritualidade própria do nosso carisma.

Recebemos, há poucos dias, a carta do Superior Geral que nos faz insistente convite para despertar, em nível pessoal e comunitário, a atitude de escuta e de disponibilidade generosa, para acolher e cumprir a vontade do Pai expressa no Ecce Venio de Jesus que, segundo P. Dehon, simboliza a nossa consagração na obediência e no serviço da autoridade.
Sendo assim, vamos aproveitar a ocasião da festa do Coração de Jesus e o mês de junho, particularmente consagrado a Ele, para aprofundar a reflexão sobre a virtude da obediência e o exercício da autoridade em nossas comunidades. Além da reflexão pessoal, é uma oportunidade para as Comunidades Locais e Territoriais avaliarem o serviço da autoridade e a qualidade da obediência em seus ministérios e serviços. Ocasião propícia, também, para inspirar novas atitudes e melhorar a disponibilidade e o cumprimento da missão que foi confiada.

Como nos lembra o Superior Geral, “vivemos, em toda a Congregação, um tempo especial de discernimento com a realização dos capítulos provinciais e a preparação ao XXII Capítulo Geral.” De particular importância se reveste o nosso Capítulo Provincial por ser o primeiro Capítulo ordinário desde a nova criação da Província BM. Com certeza, todos já se debruçaram com responsabilidade sobre os temas de estudos. Pedimos agora a intensificação das orações de todos, para que dóceis ao Espírito Santo e atentos aos sinais dos tempos, saibamos discernir os caminhos do porvir.

Durante o mês de junho, mês que para nós se reveste de uma particular importância, é uma ocasião propícia para aprofundar a devoção ao Sagrado Coração de Jesus em nossas casas de formação e nas paróquias. O povo tem sede e deseja beber da genuína fonte de água viva, a espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus. Assim sendo, peço encarecidamente, para que se promovam as devoções típicas desta espiritualidade: vigílias, adorações eucarísticas, coroas do Coração de Jesus; ladainha do Sagrado Coração de Jesus; entronização da imagem do Sagrado Coração de Jesus nas casas e a divulgação em geral da espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus.

Os capitulares, durante o mês de junho, deverão se reunir para ler a síntese e aprofundar a reflexão da proposta capitular. Os delgados se agruparão por setores, facilitando, assim a participação. 1. setor Curitiba; 2. setor da Serra; 3. setor Jaraguá (Corupá e Joinville); 4. setor Brusque; 5. setor Sul de SC (+Rio do Sul); 6. Setor RS.

Lembro ainda que em julho será realizada a 2ª etapa da MDJ, em Botuverá. Para este importante compromisso incentivamos a participação dos padres, fratres, seminaristas e leigos de nossas paróquias. Inspirados em nossa carisma e na insistência do Documento de Aparecida, estejamos prontos para “ir em missão”, na certeza de que o Senhor mesmo, estará conosco.

Termino esta mensagem com um louvor e o agradecimento especial por todas as atividades desenvolvidas, até o presente momento, ao longo deste semestre.
Que o Sagrado Coração e o Puríssimo Coração de Maria abençoem largamente a todos, dando saúde, paz e alegria no cumprimento da missão que nos foi confiada.

In Corde Jesu!
Padre Léo Heck scj
Superior Provincial BM

Curitiba, 25 de maio de 2008

Nenhum comentário: