14 maio 2008

Dia Dehoniano de Justiça e Paz


Com o tema "Igreja, estás convocada para a Missão", sugere-se que neste dia 15 de maio, celebre-se a Dia Dehoniano de Justiça e Paz, lembrando a publicação da encíclica de Leão XIII Rerum Novarum.

A 15 de Maio de 1891, o Papa Leão XIII assinava a encíclica Rerum Novarum, que acabaria por tornar-se um marco importante e de referência no que diz respeito à presença da Igreja na sempre problemática teia dos problemas sociais, particularmente no que diz respeito à defesa dos direitos dos trabalhadores. Posteriormente, vários outros documentos dos Papas irão confirmar esta atenção da Igreja aos problemas sociais. Refere-se, entre outros, Quadragesimo Anno de Pio XI; a encíclica Populorum Progressio, de Paulo VI; a encíclica Sollicitudo Rei Socialis, de João Paulo II. É claro que constitui um desafio muito grande para toda a Igreja o ensino que nos é oferecido pelo Concílio Vaticano II, particularmente a Gaudium et Spes, e tantos outros documentos que têm sido apresentados pelos últimos Papas.
O Pe. Dehon, fundador da Congregação dos Padres do Sagrado do Coração de Jesus, vive a realidade deste drama social na paróquia que lhe é confiada no início do seu ministério sacerdotal. Decide intervir, agir, “ir ao povo” para transformar a sociedade a partir do fermento do Evangelho. A encíclica de Leão XIII vem revitalizar a atividade do Pe. Dehon que “deixa a sacristia” para intervir na defesa de todos aqueles que sofriam as influências de um progresso social que beneficiava poucos e empobrecia muitos.
Passaram-se 117 anos desde a publicação da Rerum Novarum. Olhemos o mundo à luz do Evangelho, procurando descobrir os desafios que a sociedade de hoje lança à Igreja e a cada um de nós.

Não pretendemos uma Igreja de sacristia, mas uma Igreja que sai à rua, que frequenta as casas, que conhece as pessoas e as ama. Como Jesus o fazia. Como o Pe. Dehon o queria. Queremos uma Igreja que seja, toda ela, Povo de Deus: Onde está o homem, aí está a Igreja; onde está a Igreja, aí está o homem.

Nenhum comentário: