06 maio 2008

Ministro da Educação propõe ação em conjunto com Igrejas Cristãs


No dia 8 de maio, será lançado o plano de mobilização das igrejas cristãs pela educação, com a participação do ministro Fernando Haddad e de entidades que representam as igrejas.
“A mobilização social é um dos pilares do Plano de Desenvolvimento da Educação e as igrejas têm papel forte e são referência nas comunidades em que atuam”, explica a assessora especial do ministro da Educação, Oroslinda Goulart. Por meio das igrejas, segundo ela, também será possível mobilizar famílias e lideranças comunitárias em prol de uma educação de qualidade. A princípio, o foco será na educação básica.
Participaram da elaboração do plano o Conselho Latino Americano de Igrejas (CLAI), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), o movimento "Todos pela Educação" e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Ainda em 2007, foi feita uma reunião entre o MEC e as entidades que representam as igrejas. A partir de então, foi elaborado um grupo de trabalho para elaborar uma cartilha para as famílias, com ações e explicações relativas à educação.
O grupo vai além da cartilha. A partir das 28 diretrizes do plano de metas do "Compromisso Todos pela Educação", foram desenvolvidas linhas de atuação das igrejas e formas de comunicação e interação com a comunidade. O objetivo é dialogar com a comunidade e refletir sobre os temas relevantes para a promoção da educação, além de promover ações de fortalecimento da educação no âmbito da igreja.
Entre as ações de interação propostas pelo plano, estão atividades lúdicas e informações em cultos, missas e outras celebrações; conversas informais; cursos, palestras e seminários; almoços comunitários em que se apresente o tema e eventos culturais.
Para Oroslinda, um dos aspectos principais do envolvimento das igrejas em prol da educação é o ineditismo. “Nunca houve uma mobilização como essa no Brasil. É claro que cada igreja vai atuar à sua maneira, mas o cerne é o mesmo”, destaca.
Um manual e um curso estão sendo preparados para os líderes das igrejas, que atuarão como multiplicadores. O objetivo é para motivar e informar a população sobre assuntos como a gestão da educação e aplicação de verbas.
“O plano de mobilização das igrejas não é só pelo PDE, mas pela educação brasileira”, afirma Oroslinda. A partir do lançamento, as ações serão definidas por um cronograma de atividades: distribuição da cartilha, realização de reuniões nas igrejas, formação dos multiplicadores, entre outros.

Nenhum comentário: